Google Link Spam Update: nova atualização de algoritmo reforça melhores práticas para qualificação de links

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues
Googlebot with a spider friend thinking about links

Na última segunda-feira, 26, o Google anunciou sua nova atualização de algoritmo, a Link Spam Update.

Segundo o anúncio oficial feito no Google Search Central Blog, a melhoria é mais um esforço do buscador em sua constante briga contra spams e links não-qualificados.

Em termos práticos, o update tem como objetivo anular links de determinadas categorias que não estiverem propriamente classificados com suas tags específicas, como links de afiliados, links inclusos em posts patrocinados e links em guest posts.

Apesar de não apontar punições específicas como consequência da publicação destes links, o Google deixa claro que os sites que ainda adotarem a prática verão impacto em seus posicionamentos, uma vez que a simples nulidade de links que já tiveram algum valor pode ter o mesmo efeito que uma punição.

Melhores práticas de taggeamento

Em sua publicação, o Google relembra a importância do taggeamento adequado de links utilizados em diferentes formas de monetizar um blog ou um site.

Não incluir tags que categorize estes links é considerado, há muito, disseminar spam, uma das ações mais condenadas pelas diretrizes de qualidade do maior buscador do mundo.

Para não correr o risco de ser pego pelo Link Spam Update, portanto, siga as dicas abaixo e certifique-se de que todos os links externos do seu site sigam à risca as recomendações conta esquemas de linkagem.

What affiliate links are

Os links incluídos em páginas de vendas, produtos ou outras páginas relacionadas à compras são uma maneira muito comum de monetizar sites na internet.

Estes links, que na maioria das vezes fazem parte de programas de afiliados, devem ser sempre qualificados com a tag rel=“sponsored”.

Estes links são constantemente monitorados e, quando identificados sem qualificação específica, sofrem ações manuais, ou seja: são manualmente punidos ou anulados, o que representa uma atenção especial do algoritmo com eles.

A vigilância acirrada sobre esse tipo de link é também um dos esforços do buscador para melhorar o ranqueamento em pesquisas relacionadas a produtos.

Posts patrocinados e guest posts

What Sponsored and guest posts are

Guest posts e postos patrocinados também são uma das mais antigas maneiras de monetizar blogs e sites de conteúdo.

No entanto, desde que essas transações se tornaram uma prática de spam e manipulação de algoritmo, o Google passou a condená-las, exigindo que os hiperlinks provenientes destes tipos de posts sejam qualificados.

As qualificações utilizadas para elas são a rel=“sponsored”, para links patrocinados, e rel=“nofollow”, mais antiga, recomendada quando para guest posts que não necessariamente tenham propósitos de venda.

Atualização deve ser concluída até meados de agosto

Como geralmente acontece, o buscador anunciou que sua nova atualização deve demorar cerca de duas semanas para ser totalmente implementada.

A recomendação, por enquanto, é que webmasters estejam totalmente familiarizados com o documento de melhores práticas para esquemas de links, divulgado pelo próprio Google.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.