Saiba como funciona o Google News e veja como ele pode ajudar o seu site

Rayssa Lira
Rayssa Lira

Quem tem um portal de notícias certamente deseja estar entre os principais resultados do Google News, uma ferramenta do buscador que seleciona as principais manchetes para deixar o seu leitor bem informado.

Mas você sabia que o seu site também pode aparecer nas notícias do Google? Entenda como funciona o Google News e veja como ele pode ajudar o seu site!

Conteúdos relevantes, melhores resultados

A produção de conteúdos de alto nível tem sido um dos objetivos daqueles que buscam pelo melhor posicionamento em mecanismos de busca.

Se essa ainda não é uma preocupação de sua empresa ou site, sugerimos que você comece já a pensar no assunto. Afinal, as atualizações do Google só reforçam que conteúdos bem desenvolvidos e criativos são destaques nos resultados de busca orgânica.

Para oferecer os resultados de acordo com aquilo que o leitor realmente deseja saber, uma das medidas do Google é agrupar as informações em seções. E uma delas foi chamada de Google News, que ajuda a destacar as principais manchetes para um determinado assunto.

O que é o Google News e como ele surgiu?

É um mecanismo que facilita a visualização de notícias no buscador. O diferencial é que ele apresenta manchetes de diferentes portais e, assim como os resultados de buscas orgânicas, filtra por meio de um algoritmo as páginas qualificadas para o que o leitor deseja saber.

Muita gente acessa blogs e portais de notícias e se depara com diversas editorias, manchetes e, entre os diferentes temas, seleciona aquilo que realmente deseja saber. O Google News surge como uma maneira de facilitar essa busca, oferecendo ao leitor as principais informações para aquilo que ele quer saber.

Para o leitor, uma das vantagens está na personalização desses resultados. É possível que ele seja notificado das últimas notícias sobre um determinado tema de seu interesse, como, por exemplo, informações sobre as novidades relacionadas a seu time favorito.

Mas, afinal, como o Google News pode ajudar um site?

Para nós, profissionais de SEO, a melhor parte disso tudo é que as manchetes do Google News aparecem integradas com os demais resultados de uma determinada busca, o que pode aumentar o tráfego orgânico do seu site em um curto período de tempo. Isso se você for um desses resultados, é claro.

Mas isso não é tão simples quanto parece, afinal, a ideia é informar o leitor. Por isso, o mecanismo prioriza conteúdos jornalísticos, ou seja, sua página não aparecerá nesses resultados se ela for destinada a alguma informação publicitária ou à venda de produtos ou serviços.

Como o Google News encontra um site: cadastre-se

Não basta apenas escrever uma notícia. Existem algumas configurações básicas para que o software encontre a sua página e a liste como um resultado jornalístico.

O primeiro passo é a criação de um sitemap .xml específico para as páginas de notícias de seu site. É necessário, no entanto, uma URL fixa para cada artigo e ter uma seção “notícias” no site.

Na sequência, é preciso cadastrar o sitemap no Google Webmaster Tools. Isso ajudará o buscador a identificar as suas páginas de notícias.

Por último, cadastre seu site no formulário do Google News. Caso esteja de acordo com os critérios do software, o seu domínio será aprovado.

Seja uma fonte confiável para o seu leitor

Para alcançar os melhores resultados, descubra o que o seu leitor quer saber e produza textos exclusivos e interessantes. Use dados, pesquisas e desenvolva textos com manchetes objetivas. Mantenha o seu site atualizado, afinal, as notícias mudam com frequência, e os resultados do Google News também.

Escrito por Rayssa Lira

Escrito por Rayssa Lira

Escrito por Rayssa Lira

Escrito por Rayssa Lira

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.