Novo update focado em avaliações de produtos vem para complementar o trabalho iniciado em 2021 com a primeira Product Review Update
No último dia 27 de Julho o Google confirmou o início da implementação de sua nova atualização de algoritmo, a July 2022 Product Review Update, a quarta em uma série de atualizações com foco em avaliações que produto.
O update teve início há dois dias e, segundo anúncio oficial do buscador, deve ser concluído em duas ou três semanas.
Today we released the July 2022 product reviews update. We'll update our ranking release history page when the rollout is complete: https://t.co/sQ5COfdNcb
— Google Search Central (@googlesearchc) July 27, 2022
O trabalho do Google em melhorar a qualidade das avaliações de produto em seus resultados de pesquisa começou em abril de 2021 com a primeira Product Review Update, que ganhou sua continuação em dezembro do mesmo ano e, em seguida, em março de 2022.
A nova atualização não é um core update, portanto não terá impacto sobre sites que não publicam avaliações de produtos. De modo geral, esse é um update focado em e-commerces.
De acordo com a publicação oficial no blog do Google, o objetivo desta série de melhorias é dar mais destaque às melhores avaliações, aquelas que possuem maior potencial de ajudar outros usuários que buscam os mesmos produtos.
O que é uma boa avaliação de produto e como escrever uma?
Boas avaliações, na prática, são aquelas que mais trazem informações realmente relevantes sobre os produtos. O que o Google quer, em suma, é que os reviews transmitam aos outros usuários uma experiência real.
Para isso, é importante que elas incluam conteúdos em diferentes formados, como por exemplo fotos, áudios, vídeos, enfim, dados que tragam detalhes difíceis de serem alcançados com conteúdo puramente descritivo.

A publicação oficial, que foi ao ar em março deste ano, ainda traz uma lista de boas práticas de como escrever uma boa avaliação de produto. São elas:
- Inclua detalhes úteis e profundos, como benefícios e desvantagens de um determinado item, especificidades sobre seu desempenho e/ou como este produto difere de suas versões anteriores;
- Só escreva uma avaliação se você realmente usou o produto e mostre como ele é e como funciona;
- Inclua informações originais além daquelas fornecidas pelo fabricante, como imagens, áudios ou links para outros conteúdos que detalham melhor a experiência do usuário;
- Fale sobre produtos que podem ser comparados com outros ou explique o que diferencia este produto de seus concorrentes.
Além disso, se você possui um site transacional que publica avaliações de produtos, é importante incentivar que os seus usuários avaliem suas compras. Isso pode ser feito através de benefícios exclusivos para quem o faz, como cupons de desconto, por exemplo, como fazem grandes players como Amazon e Shopee.

Entre os elementos de maior valor em uma avaliação estão medidas quantitativas (dimensões), benefícios, comparações com outros produtos e etc.
Uma boa dica para garantir que essas informações estarão presentes nas avaliações dos seus clientes é incluir, nos blocos de publicação de review, todos estes campos.
O Google ainda disponibiliza uma documentação completa com práticas recomendadas para quem deseja escrever boas avaliações ou para quem deseja incentivar os seus clientes a escrevê-las.
Como se preparar para o novo Product Review Update?
Em termos gerais, a atualização de Julho não traz nenhuma novidade em relação às três atualizações anteriores, portanto as recomendações para evitar impactos negativos continuam as mesmas:
- Forneça evidências visuais, de áudio e outros links da sua experiência com o produto, para reforçar a autenticidade das avaliações
- Inclua links para vários vendedores, dando ao leitor a opção de compra com o comerciante de sua escolha.
Para saber mais sobre a sequência de atualizações Product Review Update, acesse aqui.