• Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de Performance
    • Tecnologia
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Insights
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco
  • Imprensa
  • Academy
  • Contato
logo
lupa
  • Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de Performance
    • Tecnologia
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Insights
  • Blog
  • Empresa
    • Quem somos
    • Trabalhe conosco
    • Imprensa
    • icone conversion academyAcademy
  • Contato
SEO
Voltar

Conversion lança SERP Volatility, primeiro índice no Brasil a medir impacto de atualizações do Google

Conversion

11/05/2020
3 min de leitura

Índice gratuito traz dados para profissionais de marketing, jornalistas e entusiastas de tecnologia

Nesta segunda-feira (11/05), a Conversion, agência de marketing digital líder em SEO no Brasil, comunica o lançamento oficial da versão 0.1 beta do SERP Volatility (https://www.conversion.com.br/volatility/), um índice pioneiro para profissionais de marketing digital.

O nome é composto pela sigla SERP (Search Engine Results Page), que são os resultados de páginas de busca do Google, e Volatility, que em tradução livre significa volatilidade, e representa a flutuação de posições de uma página nos resultados de busca.

Embora índices semelhantes existissem mundo a fora, nenhum deles trazia os dados do Brasil. “Identificamos uma grande necessidade entre os profissionais de marketing digital no Brasil e criamos o SERP Volatility”, afirma Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.

Índice vai medir impacto das mais de 600 atualizações do Google

Como é de conhecimento público, o Google realiza mais de 600 atualizações de seu algoritmo todos anos, sendo que algumas delas mudam drasticamente o posicionamento de sites na web.

Para se ter ideia, todos os dias o Google muda a posição de cerca de 50% de todas as páginas, segundo apuração da SERP Volatility.

“O Google está constantemente atualizando os resultados e testando qual o melhor página para o usuário”, comenta Ivo. “Isso ocorre todos os dias”

Durante última atualização de algoritmo, taxa de mudança cresceu 50,7%

Antes do SERP Volatility, profissionais de marketing precisavam consultar ferramentas no exterior que não traduziam a verdadeira realidade do Google no Brasil.

Quando o Google realiza atualizações mais importantes, chamada de “core update”, o índice de mudanças costuma ser muito mais alto. “Quando há grandes atualizações, a volatilidade de posições chega a aumentar na ordem de mais de 50%”, analisa Ivo.

Foi exatamente o que ocorreu na última semana, com a mais recente atualização do Google, batizada de May 2020 Update.

No último dia 6, o SERP Volatility viu o seu índice subir de 215 para 324 pontos, registrando um aumento de 50,7%. No dia seguinte, o índice retornou à normalidade, mas para muitos sites o estrago foi feito.

Como funciona o SERP Volatility?

O SERP Volatility é muito simples e traz dois tipos de índices, que são complementares. Diariamente, são analisados cerca de 100 mil resultados de busca com dados de busca no Google Brasil.

A partir desse dado, o SERP Volatility traz dois tipos de dados, que representam Volatilidade Real e outro que traz a Volatilidade Simples.

A Volatilidade Real  é um índice que começa em zero e não tem teto, trazendo o volume quantitativo de mudanças; é considerado o índice mais importante para analisar o impacto de atualizações.

Volatilidade Real

Já a Volatilidade Simples, por sua vez, vai de 0 a 100 e traz as posições que passaram a ter resultados diferentes do dia anterior. Ela traduz as mudanças usuais do Google.

Volatilidade Simples

Muitas mudanças virão

Esta é a primeira versão do SERP Volatility, que está em versão de testes e irá receber muitas melhorias, bem como ajustes nos próximos meses.

“Nós queremos desenvolver o marketing digital no Brasil e, para isso, é indispensável ter dados que representem a realidade brasileira”, afirma o CEO da Conversion.

Compartilhe nas redes:
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp
Escrito por

Conversion

Curadoria de Conteúdo

Com um time de especialistas em Marketing Digital, está no DNA da Conversion compartilhar conhecimento com o mercado. Marcando quase dez anos de experiência como agência de performance & SEO, a Conversion reúne uma equipe de profissionais que trazem atualizações sobre o que há de mais novo – e relevante – no mundo do Marketing Digital.

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

Como fazer SEO para o natal, a data mais importante para o varejo brasileiro

SEO e Semântica Web: uma nova revolução com a busca de entidades

Mecanismos de busca são a mídia mais confiável, aponta estudo

Conheça as 9 melhores estratégias de SEO e potencialize seus resultados

"A inovação distingue um líder de um seguidor"

Steve Jobs
logo

Faça sua marca ser mais buscada

Serviços
  • SEO
  • E-commerce SEO
  • Squad
  • Link Building 4.0
  • Business Intelligence
  • Tecnologia
Institucional
  • Serviços
    seta
    • icone seoSEO 360º
    • icone jornalLink Building 4.0
    • icone performanceE-commerce SEO
    • icone businessBusiness Intelligence
    • icone alvoSquad de Performance
    • icone computadorTecnologia
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Imprensa
  • Empresa
    seta
    • icone seoQuem somos
    • icone jornalTrabalhe conosco
    • icone performanceImprensa
  • Fale Conosco

Plataformas Homologadas

Certificações

totemAv. Paulista 171, 4º andar - CEP 01311-000 - Bela Vista São Paulo SP
telefone(11) 4858-0444
email[email protected]
instagram linkedin facebook
© 2011-2021 Conversion. Todos os direitos reservados. · Política de Privacidade · Política de Cookies ·

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas configuraçoes.

Conversion
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Os Cookies Estritamente necessários devem estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.