November 2023 Reviews Update: a última atualização de avaliações anunciada

Isadora Assis
Isadora Assis

Esta é a terceira atualização de avaliações do ano e, segundo o Google, a última que será anunciada.

O Google lançou a atualização de avaliações de novembro de 2023, marcando a terceira deste ano. O que torna essa atualização especial é que, de acordo com o Google, será a última a ser anunciada publicamente. A partir de agora, as melhorias no sistema de avaliações acontecerão em um ritmo regular e contínuo, sem notificações periódicas no painel de status.

Acompanhe esta reviravolta nas atualizações de avaliações enquanto exploramos as implicações dessa mudança.

“Lançada a atualização de avaliações de novembro de 2023. Saiba mais sobre como  escrever comentários de alta qualidade . No futuro, como o  sistema de avaliações  está sendo aprimorado em um ritmo regular e contínuo, não publicaremos mais atualizações futuras no painel de status.”

Product Review Update agora é “Review Update”

Com a última atualização das avaliações em abril de 2023, o Google abandonou a denominação “atualização de avaliações de produtos” e passou a simplesmente chamá-la de “atualização de avaliações”.

Essa mudança aumentou o escopo da atualização de avaliações do Google, permitindo avaliações em uma variedade de tópicos, que incluem:

  • Serviços e empresas
  • Destinos
  • Mídia, como jogos e filmes.

Duas atualizações em novembro?

Sim. O Google está implementando simultaneamente o Core Update de novembro e a atualização das avaliações. Por isso, os sites podem ser afetados por ambas as atualizações, tornando desafiador identificar qual delas teve um impacto em seu site.

Meu site será afetado?

Se o seu site publica qualquer forma de conteúdo de avaliação, esta atualização merece uma atenção especial. Recomendamos que você monitore de perto as mudanças em suas classificações para determinar se houve melhoria, declínio ou se permaneceram inalteradas no tráfego orgânico.

Como escrever avaliações de alta qualidade

Como já sabemos, após a inclusão do novo E em “EEAT”, a experiência do autor dos conteúdos tornou-se ainda mais essencial para o Google.

E-E-A-T é a sigla para Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust que significam, respectivamente: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança. Esses conceitos são apresentados pelo Google como fatores de avaliação da qualidade das páginas da Web.

Seguindo essa lógica, quando se trata de avaliações, o Google recomenda que sejam escritas sob próprio ponto de vista do autor.

Por exemplo, escreva uma avaliação como:

  • um especialista ou comerciante que orienta as pessoas sobre produtos concorrentes;
  • um blogueiro que oferece opiniões independentes;
  • um membro da equipe editorial de um site de notícias ou de outro site de publicação.

Além disso, também sugere que o usuário:

  • Demonstre que você sabe o que está avaliando. Mostre que você é um especialista.
  • Inclua evidências, como recursos visuais, áudio ou outros links da sua experiência com o que está avaliando, para comprovar que você sabe do que está falando e reforçar a autenticidade da avaliação.
  • Use medidas quantitativas para avaliar o desempenho de algo em várias categorias.
  • Explique o diferencial em relação aos concorrentes.
  • Aborde aspectos comparáveis a serem considerados ou explique o que é mais indicado para determinados usos ou circunstâncias.
  • Discuta os benefícios e as desvantagens de algo com base nas suas pesquisas.
  • Descreva como o produto evoluiu de modelos ou versões anteriores para oferecer melhorias, avalie os problemas ou ajude os usuários de outra forma a tomar uma decisão de compra.
  • Foque nos fatores de decisão mais importantes, com base no seu conhecimento ou experiência. Por exemplo, a avaliação de um carro pode determinar que a economia de combustível e a segurança são fatores decisivos e classificar o desempenho de acordo com esses critérios.
  • Descreva as principais opções sobre como o produto foi projetado e o efeito dele nos usuários, além das informações do fabricante.
  • Inclua links para outros recursos úteis (seus ou de outros sites) para ajudar o leitor a decidir.
  • Considere incluir links para vários vendedores. Isso oferece ao leitor a opção de comprar com o comerciante da própria preferência.
  • Ao recomendar algo como o melhor ou o ideal para uma finalidade específica, inclua por que você o considera assim, com evidências em primeira mão.
  • Confira se há conteúdo útil na lista de classificações suficiente para que elas sejam independentes, mesmo que você escreva avaliações individuais detalhadas.
Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.