As decisões de marketing estão cada vez mais embasadas em dados. Do contrário, sem dados, seriam apenas uma opinião.
E, parafraseando o ditado, “contra dados não há argumentos”. Em SEO isso não deve ser diferente! Por isso, todas as estratégias de otimização devem seguir o que chamamos de SEO Orientado a Dados.
O que é SEO Orientado a Dados?
No âmbito do SEO, a tendência irreversível do data-driven marketing não é diferente, uma vez que há uma infinidade de métricas e informações para embasar da melhor forma a estratégia, a execução e a mensuração de resultados.
SEO Orientado a Dados é diagnosticar oportunidades, desenvolver estratégias, executar planos e mensurar resultados de esforços em busca orgânica, sempre se utilizando de dados e métricas.
O SEO Orientado a Dados proporciona uma maior eficiência e melhores resultados dos investimentos de SEO, uma vez que podemos ser mais cirúrgicos e concentrar em pontos com maiores oportunidades de ganhos.
Em um post neste blog, reunimos 22 métricas de SEO que ajudam no desenvolvimento de otimizações orientadas a dados.
SEO não é Mágica, é Ciência
A arte do SEO sempre envolveu muitas místicas em torno de si. Havia uma certa áurea misteriosa em torno de posicionar páginas na busca orgânica do Google e outros buscadores.
Isso se deveu ao SEO ter surgido em um ambiente extremamente técnico, onde gurus tinham “segredos” de otimização.
Entretanto, na medida em que o SEO passou a se popularizar e o conhecimento de suas estratégias e técnicas foram se disseminando (junto com a Cultura de SEO em muitas companhias), tornou-se um processo muito mais claro e competitivo.
E essa transformação da indústria revelou que, no fundo, SEO era uma verdadeira ciência.
Uma ciência deve levantar hipóteses baseadas em dados e mensurar resultados
Como toda ciência, SEO possui uma teoria (que chamamos, didaticamente, de Fórmula do SEO) e vive de experimentos, que consistem em levantar hipóteses a partir de dados, implementar e mensurar esse resultados.
As hipóteses assertivas (e as erradas, também!) devem produzir um corpo de conhecimento, ou know how, que será fundamental no desenvolvimento de otimizações futuras.
Essa prática, desenvolvida ao longo do tempo, irá trazer a performance na busca orgânica: posicionamento, tráfego e conversões.
Quando há alta competitividade, a inteligência é indispensável
Em todos os segmentos onde há alta competitividade, a inteligência é um dos principais diferenciais, se não o maior.
A importância da inteligência é evidenciada desde o milenar livro Arte da Guerra, assim como se mostrou fundamental durante a Guerra Fria e, com o marketing orientado a dados, é uma tendência irreversível no mundo dos negócios.
Em SEO, isso não é diferente. Nos últimos anos, o SEO tem se tornado também uma disciplina altamente envolvida de business intelligence.
Essa inteligência é responsável por produzir dados que serão analisados no diagnóstico de problemas e servirão para gerar insights tanto de busca orgânica, quanto na tomada de decisões do negócio como um todo.
Considerando que as buscas revelam a intenção do consumidor, aliás, não são poucas as companhias que têm tomado decisões baseadas em dados de search.
O mínimo que você precisa saber sobre SEO Orientado a Dados
Diego Ivo, CEO da Conversion, preparou o seguinte material com as principais informações sobre SEO Orientado a Dados. Bom proveito!
Excelente atualização, equipe Conversion!
Conversion, excelente matéria. O conteúdo está me ajudando no meu desenvolvimento em SEO.
Como sempre, trazendo material atual, essencial e de muita qualidade!