• Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de SEO
    • Implementação de SEO
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Estudos e Guias
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco
  • Imprensa
  • Curso de SEO
  • Academy
  • Contato
logo
lupa
  • Serviços
      • Soluções
      • SEO 360º
      • E-commerce SEO
      • Implementação de SEO
      • Business Intelligence
      • SEO Off-Page
      • Link Building 4.0
      • Data Driven PR
      • Enterprise
      • Squad de SEO
  • Cases
  • Estudos e Guias
  • Blog
  • Empresa
    • Quem somos
    • Trabalhe conosco
    • Imprensa
    • icone conversion academyCurso de SEO
    • icone conversion academyAcademy
Agendar Reunião
lupa seta
SEO
Voltar

SEO Orientado a Dados: não é o futuro, sim o presente

Conversion

26/02/2018
2 min de leitura

As decisões de marketing estão cada vez mais embasadas em dados. Do contrário, sem dados, seriam apenas uma opinião.

E, parafraseando o ditado, “contra dados não há argumentos”. Em SEO isso não deve ser diferente! Por isso, todas as estratégias de otimização devem seguir o que chamamos de SEO Orientado a Dados.

O que é SEO Orientado a Dados?

No âmbito do SEO, a tendência irreversível do data-driven marketing não é diferente, uma vez que há uma infinidade de métricas e informações para embasar da melhor forma a estratégia, a execução e a mensuração de resultados.

SEO Orientado a Dados é diagnosticar oportunidades, desenvolver estratégias, executar planos e mensurar resultados de esforços em busca orgânica, sempre se utilizando de dados e métricas.

O SEO Orientado a Dados proporciona uma maior eficiência e melhores resultados dos investimentos de SEO, uma vez que podemos ser mais cirúrgicos e concentrar em pontos com maiores oportunidades de ganhos.

Em um post neste blog, reunimos 22 métricas de SEO que ajudam no desenvolvimento de otimizações orientadas a dados.

SEO não é Mágica, é Ciência

A arte do SEO sempre envolveu muitas místicas em torno de si. Havia uma certa áurea misteriosa em torno de posicionar páginas na busca orgânica do Google e outros buscadores.

Isso se deveu ao SEO ter surgido em um ambiente extremamente técnico, onde gurus tinham “segredos” de otimização.

Entretanto, na medida em que o SEO passou a se popularizar e o conhecimento de suas estratégias e técnicas foram se disseminando (junto com a Cultura de SEO em muitas companhias), tornou-se um processo muito mais claro e competitivo.

E essa transformação da indústria revelou que, no fundo, SEO era uma verdadeira ciência.

Uma ciência deve levantar hipóteses baseadas em dados e mensurar  resultados

Como toda ciência, SEO possui uma teoria (que chamamos, didaticamente, de Fórmula do SEO) e vive de experimentos, que consistem em levantar hipóteses a partir de dados, implementar e mensurar esse resultados.

As hipóteses assertivas (e as erradas, também!) devem produzir um corpo de conhecimento, ou know how, que será fundamental no desenvolvimento de otimizações futuras.

Essa prática, desenvolvida ao longo do tempo, irá trazer a performance na busca orgânica: posicionamento, tráfego e conversões.

Quando há alta competitividade, a inteligência é indispensável

Em todos os segmentos onde há alta competitividade, a inteligência é um dos principais diferenciais, se não o maior.

A importância da inteligência é evidenciada desde o milenar livro Arte da Guerra, assim como se mostrou fundamental durante a Guerra Fria e, com o marketing orientado a dados, é uma tendência irreversível no mundo dos negócios.

Em SEO, isso não é diferente.  Nos últimos anos, o SEO tem se tornado também uma disciplina altamente envolvida de business intelligence.

Essa inteligência é responsável por produzir dados que serão analisados no diagnóstico de problemas e servirão para gerar insights tanto de busca orgânica, quanto na tomada de decisões do negócio como um todo.

Considerando que as buscas revelam a intenção do consumidor, aliás, não são poucas as companhias que têm tomado decisões baseadas em dados de search.

O mínimo que você precisa saber sobre SEO Orientado a Dados

Diego Ivo, CEO da Conversion, preparou o seguinte material com as principais informações sobre SEO Orientado a Dados. Bom proveito!

SEO Orientado a Dados de Diego Ivo
Compartilhe nas redes:
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp
Escrito por

Conversion

Curadoria de Conteúdo

Com um time de especialistas em Marketing Digital, está no DNA da Conversion compartilhar conhecimento com o mercado. Marcando quase dez anos de experiência como agência de performance & SEO, a Conversion reúne uma equipe de profissionais que trazem atualizações sobre o que há de mais novo – e relevante – no mundo do Marketing Digital.

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

Dwell Time: o que é essa métrica que você provavelmente está ignorando e que pode aumentar drasticamente seus resultados de SEO?

Guia de SEO para E-commerce 2022: aprenda e aplique hoje as melhores dicas para otimizar sua loja virtual

O que é EAT que o Google tanto fala? Saiba como melhorar o SEO com ele

Como atingir nota máxima nos Core Web Vitals e turbinar a velocidade do seu site – Um Guia Técnico

"A inovação distingue um líder de um seguidor"

Steve Jobs
logo

Faça sua marca ser mais buscada

Serviços
  • SEO
  • E-commerce SEO
  • Squad
  • Link Building 4.0
  • Business Intelligence
  • Tecnologia
Institucional
  • Serviços
    seta
      • Soluções
      • SEO 360º
      • E-commerce SEO
      • Implementação de SEO
      • Business Intelligence
      • Seo On Page
      • Link Building 4.0
      • Data Driven PR
      • Enterprise
      • Squad de SEO
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Imprensa
  • Empresa
    seta
    • icone seoQuem somos
    • icone jornalTrabalhe conosco
    • icone performanceImprensa
  • Fale Conosco

Plataformas Homologadas

Certificações

totemAv. Paulista 171, 4º andar - CEP 01311-000 - Bela Vista São Paulo SP
telefone(11) 4858-0444
email[email protected]
instagram linkedin facebook
© 2011-2022 Conversion. Todos os direitos reservados. · Política de Privacidade · Política de Cookies ·

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas configuraçoes.

Conversion
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Os Cookies Estritamente necessários devem estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.