Screaming Frog SEO Spider – ferramenta de crawler/robot

Por ,
em

screaming frog seo

Não se deixe enganar pelo tamanho do SEO Spider da Screaming Frog , esse pequeno programa oferece soluções completas em análises de SEO para site e blog.

Trata-se de uma ferramenta de SEO indispensável, que simula o robot/crawler do Google indexando e analisando as suas páginas.

A ferramenta já é conhecida por muito profissionais da área de otimização de sites. Entretanto, o crescente mercado de SEO estar sempre rodeado de pessoas que querem aprender mais e rapidamente sobre as melhores formas e ferramentas para encontrar erros que prejudicam o posicionamento do site na SERP do Google. É exatamente aí que o Screaming Frog SEO Spider (baixe a ferramenta neste link) entra em ação.

Um programa capaz de analisar e rastrear domínios web com a visão os algoritmos Google. Isso faz com que a análise se torne completa e detalhada sobre as mais importantes informações, como, por exemplo, status de metatags de imagens, title e metadescription de páginas, erros e problemas em scripts e muito mais.

Com essas informações, os profissionais ou amadores de SEO podem desenvolver estratégias de otimização muito mais eficientes na visão de adequação do site aos critérios avaliados pelo Google para a criação das páginas de resultados.

Atualização 2.10 do Screamingfrog SEO

atualização screamingfrog 2.10

No último dia 30 de janeiro, a empresa desenvolvedora (Screaming Frog) liberou uma nova atualização para o software SEO Spider. Apensar de simples, as mudanças implementadas foram responsáveis por uma enorme quantidade de novos recursos que facilitaram ainda mais o serviço de análise SEO.

A principal mudança no Screaming Frog está na velocidade de rastreamento. Os usuários sofriam um pouco com lentidão do programa, problema corrigido com perfeição. Alguns testes aqui na Conversion resultaram em informações completas, obtidas em no máximo 1 minuto e meio.

Mudanças nas opções de filtros de exportação também ajudam a salvar pesquisas de forma simplificada para Excel. Além disso, o volume de exportação também foi reajustado. Agora você tem a opção de baixar uma maior quantidade de informações de forma rápida e selecionada.

Também na seção de novos filtros, o Screamingfrog agora é capaz de encontrar apenas informações que você deseja. Por exemplo, se você quer pesquisar somente as páginas que possuem title com menos de 30 caracteres, ou, talvez, metadescription que não seguem um padrão estabelecido em seu site. Tudo isso é capaz com os “New Filters ScreamingFrog”.

novos filtros screamfrog

Vale citar que todos os filtros que você configurar para uma pesquisa não são perdidos. Agora, você tem a opção de tornar padrão, todas as configurações de rastreamento já selecionadas. Mesmo que essa opção esteja em faze de teste, ela já mostra um bom funcionamento com os principais filtros do software.

Os mais importantes relatórios do Screamingfrog

Quando eu disse que os relatórios eram realmente completos, não era brincadeira. Chega até a ser informações demais, mas vou ajudar você a dar mais atenção a alguns relatórios de grande importância para o SEO.

Relatório Interno – “Internal”

Como o próprio nome pode sugerir, essa aba de relatório oferece informações detalhadas sobre o status e configurações internas do site. Assim, você é capaz de analisar dados como title, metadescription, h1, h2, status e até mesmo a URL. Essas informações são extremamente úteis em diversos momentos da otimização, até mesmo na hora da elaboração de uma nova estrutura da informação.

relatório interno - screamingfrog

Na imagem podemos ver algumas outras informações oferecidas pelo relatório interno do Screamingfrog. A opção “canonical 1” é uma arma bastante útil na luta contra o conteúdo duplicado.

Além dessas informações, você também terá a disposição o número de links internos no seu site que direcionam à URL rastreada, os “inlinks”. A quantidade de links na URL que direcionam para outras páginas dentro do próprio site, os “Outlinks”. Já os “External Outlinks” são os links externos indexados nessa página que direcionam o usuário para outros sites.

Para se obter uma análise mais profunda sobre os backlinks, e complementar as informações do Screamingfrog é só clicar com o botão direito do mouse em qualquer uma das URLs demonstradas no relatório Interno. Várias opções serão apresentadas, aí é só selecionar a opção “backlinks” e escolher qual das ferramentas oferecidas você usará.

ferramentas backlinks - screamingfrog

Como você pode concluir, todas as informações oferecidas neste relatório interno são eficazes na hora de rastrear problemas em metatags, links internos ou backlinks que possam estar atrapalhando o SEO de uma página ou do site inteiro. O relatório interno Screamingfrog é ótimo para a avaliação geral do seu domínio.

Relatório de URLs – “URl”

Imagine todas as informações sobre as URLs de seu site em um único e completo relatório, é isso mesmo que você terá nessa aba do Screaming.

Hoje o SEO é guiado por vários pontos importantes, um deles é a questão da qualidade das URLs usadas nas páginas de um site. A duplicidade de endereços pode ocasionar não só em uma concorrência interna desnecessária e prejudicial, como também uma má reputação perante o Google, que é capaz de identificar e rastrear essas informações.

relatorio URLs - screamingfrog

O Screaming Frog reuniu em uma única aba o conteúdo, o status, o Hash, além do canonical tag de todas as URLs do seu site. Agora, você vai entender o que cada um desses ternos representa.

O primeiro termo é o “content”. Ele é responsável por indicar o conteúdo de cada URL, assim você é capaz de saber exatamente o que uma página possui sem ser necessário acessa-la. O programa pode identificar imagens, assim como seu formato, e textos que estejam exibidos e configurados em html. O interessante é que mesmo páginas usadas apenas para redirecionamento também são rastreadas e exibidas, o que facilita e muito a vida do analista de SEO.

O “Status Code” e o “Status” representam basicamente a mesma coisa. Eles informam a resposta obtida ao tentar visualizar à URL em questão. Já o “Hash” funciona como adigital da URL, não existem hashs iguais em URLs diferente. Portanto, hashs iguais podem significar duas coisas, URL duplicada ou conteúdo duplicado. Fique atento.

“Canonical 1” é responsável por exibir, se existir, as páginas para onde o rel canonical está configurado.

Screamingfrog free ou pago?

preço screamingfrogO site da empresa desenvolvedora do software oferece duas opções de download. A primeira é grátis e é indicada pelo site, uma forma de incentivar o download e criar boas experiências para os futuros usuários.

Entretanto, essa opção possui algumas limitações. O rastreamento é limitado a 500 URLs, o que pode atrapalhar se você tem um site muito grande ou quer um relatório completo para o site. Não é nada que impossibilite o uso do programa, mas limita muito o rastreamento.

Já a segunda opção funciona mais como um upgrade. O valor cobrado não é absurdamente alto, são cobradas 99 libras por ano. Valor que não ultrapassa os 302 reais. O site ainda oferece descontos para compras de maior quantidade.

As vantagens da contratação do serviço estão no rastreamento total do site, um maior número de configurações avaliadas e oferecidas para as pesquisas, além de suporte técnico em tempo integral para qualquer problema que o software apresentar.

E você, já usou essa ferramenta? Tem algo a nos contar? Não deixe de comentar aqui em baixo e deixar sua opinião sobre o assunto. Um grande abraço.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento