Calculadora de CPC, CPM e CTR: o que é cada métrica e como calcular?

Diego Ivo
Diego Ivo

CPC, CPM e CTR são os principais indicadores de desempenho para anúncios online e marketing digital. Eles ajudam a medir o sucesso de uma campanha e determinar se ela está gerando de performance. ROI e ROAS são métricas complementares.

CPC (custo por clique) é o quanto você paga para um anúncio cada vez que ele é clicado. CPM (custo por mil impressões) é o quanto você paga para um anúncio cada vez que ele é exibido 1.000 vezes. CTR (taxa de cliques) é a percentagem de pessoas que clicam num anúncio depois de vê-lo.

Para calcular o CPC, basta dividir o custo total da campanha pelo número de cliques recebidos. Para calcular o CPM, basta dividir o custo total da campanha pelo número de impressões recebidas e multiplicar por 1.000. Para calcular o CTR, basta dividir o número de cliques pelo número de impressões e multiplicar por 100.

Como reduzir os custos de CPM?

Existem várias maneiras de reduzir os custos de CPM. Aqui estão algumas dicas:

1. Reduzir o número de impressões necessárias para atingir sua meta de cliques. Isso pode ser feito aprimorando sua segmentação de público-alvo e criando anúncios mais relevantes para o seu público.

2. Aumentar a taxa de cliques (CTR) dos seus anúncios. Isso pode ser feito criando anúncios mais atraentes e relevantes para o seu público-alvo.

3. Reduzir o número de impressões de anúncios em sites com baixa qualidade ou que não sejam relevantes para o seu negócio. Isso pode ser feito melhorando suas configurações de segmentação de público-alvo.

4. Aumentar o preço por clique (CPC) dos seus anúncios para aumentar a quantidade dos cliques recebidos, reduzindo assim a necessidade de ter uma quantidade maior de impressões.

Como reduzir o custo de CPC?

Há algumas maneiras bastante práticas de reduzir o custo de CPC:

1. Otimizar as Palavras-chave para que elas sejam mais relevantes para o seu público-alvo, escolhendo palavras-chave mais específicas.

2. Melhorar a qualidade do seu anúncio, tornando seus anúncios mais atrativos; para isso é necessário aumentar o CTR, mantendo o CPM.

3. Aumentar a taxa de cliques (CTR), o que pode, como já foi dito, ser feito melhorando a qualidade dos anúncios;

Como aumentar o CTR?

1. Aumente a relevância das suas palavras-chave;

2. Crie anúncios e snippets de busca orgânica mais atraentes;

3. Escreva títulos e descrições otimizados;

4. Segmente seu público-alvo;

5. Teste continuamente para encontrar o que funciona melhor para o seu negócio.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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