Case Preply: Conquista de backlinks nos principais veículos brasileiros e menções na TV

Thaís Yumi
Thaís Yumi

G1, Estadão, GloboNews, Metrópoles, R7 e Catraca Livre foram alguns dos veículos. Além de 12 menções na TV em canais como GloboNews, Band, Record e SBT.

Uma das edtechs mais inovadoras do mundo, e com uma reputação consolidada no mercado de idiomas e educação à distância, a Preply tem uma comunicação extremamente cuidadosa e eficiente com seus públicos. Originária da Ucrânia, é a plataforma de aprendizado de idiomas com a maior seleção de professores de idiomas em nível global, atuando em 180 países. 

Visando alcançar ainda mais o público brasileiro, a Preply propôs à Conversion o desafio de aumentar a visibilidade de sua marca no mercado nacional, por meio de uma estratégia de Data-Driven PR criativa, voltada para a aquisição de backlinks qualificados, especialmente em veículos “tier 1” (grande imprensa, com DR/DA acima de 50).

Estratégia

Considerando esse contexto e a diversidade cultural do Brasil, um tema que o cliente percebe como de grande relevância e conexão com o negócio, realizamos duas pesquisas em âmbito nacional, envolvendo 1000 brasileiros conectados à internet, objetivando compreender: 

  1. Quais são as características proeminentes de cada sotaque do país; 
  2. Quais são os estereótipos mais marcantes de cada estado brasileiro.

Cada pesquisa contou com landing page própria, pois é por meio dessas páginas que ampliamos nosso poder de negociação com a imprensa para a conquista dos backlinks. 

Para isso, o time de UX da Conversion desenvolveu tabelas e infográficos totalmente alinhados à identidade visual da Preply. Tais URLs funcionam como repositórios de pesquisas que apresentam dados realmente relevantes para os jornalistas. Temos, acima de tudo, um compromisso com o jornalismo de qualidade.

Além disso, cada pesquisa gerou dois releases com conteúdos aprofundados, consolidando todos os dados dos estudos, juntamente com outros releases menores que apresentaram recortes regionalizados, considerando as particularidades de diferentes estados do Brasil.

Na Conversion, os releases são elaborados por jornalistas proficientes em técnicas de pesquisa, apuração de dados e entrevistas, resultando em conteúdos que se assemelham a verdadeiras matérias jornalísticas. Não por acaso, grande parte dos veículos aproveita quase integralmente os nossos textos.

Resultados

Geramos mais de 80 backlinks, com a maioria deles sendo provenientes dos veículos de maior relevância e audiência no Brasil. Além disso, obtivemos cerca de 300 matérias

Alguns dos veículos que noticiaram as pesquisas:

Pesquisa “Os sotaques favoritos dos brasileiros”

  • 45 backlinks
  • 150 matérias 

Pesquisa “Os estereótipos de cada estado brasileiro”

  • 42 backlinks
  • 140 matérias 

Para além dos backlinks, incluímos em nosso trabalho de digital PR outros KPIs, como as menções em redes sociais e na televisão. Esses canais desempenham um papel crucial na construção e amplificação da reputação das marcas, promovendo, assim, o aumento da procura e interesse por parte dos consumidores.

12 menções na TV, incluindo telejornais da GloboNews, Band, Record e SBT.

Essas pesquisas são apenas exemplos de muitas outras realizadas para a Preply e outros clientes. Desenvolvemos estratégias e releases totalmente orientados a dados e análises de especialistas, fortalecendo os pilares do EEAT (Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade). 

Simultaneamente, auxiliamos significativamente os jornalistas durante o processo de elaboração das matérias que produzem. Como resultado, construímos um ecossistema impressionante de Data-Driven PR, que não só amplia a reputação, mas também impulsiona o SEO das marcas.

Depoimento da cliente

“Tem sido ótima a parceria com a Conversion. O time se dedica de maneira apaixonada ao trabalho que realiza, entregando campanhas de digital PR bem-sucedidas para a Preply há mais de dois anos. São esforços que resultam em uma cobertura de imprensa de qualidade e backlinks valiosos. O time consistentemente apresenta ideias relevantes, aderentes à mídia, ao mesmo tempo em que estão alinhadas com os objetivos da Preply. Eu realmente valorizo o profissionalismo e a criatividade da agência, e recomendo muito os serviços”, disse Yolanda de Peso, Digital PR Manager na Preply.

Yolanda de Peso, Digital PR Manager na Preply

Como funciona o Data-Driven PR?

No Data-Driven PR, o objetivo é obter backlinks de qualidade em portais de notícias ou sites referência bem avaliados pelos buscadores.

A metodologia de DDPR da Conversion é baseada em três pilares: 

  • inteligência de dados;
  • conteúdo estratégico;
  • relacionamento com a imprensa. 

Os dois primeiros pilares envolvem a integração das áreas de Relações Públicas e Business Intelligence para coletar, analisar e produzir dados relevantes para a imprensa. 

Esse processo une especialistas em análise de dados e jornalistas qualificados, resultando em conteúdos baseados em dados e com o rigor editorial necessário. São elaborados estudos que resultam em pautas e matérias, e que incentivam a incorporação de links para as páginas dos clientes. 

Aliada nesse processo temos a assessoria de imprensa, que mantém parcerias com veículos de comunicação e jornalistas para produzir conteúdos exclusivos, gerando uma boa reputação para a marca e resultados satisfatórios em SEO. 

Data-Driven PR e Link Building para empresas que já investem em SEO

De acordo com uma pesquisa exclusiva desenvolvida pela Conversion, 82% dos profissionais de marketing que investem em link building vêem resultados positivos em seu SEO.

E nós acreditamos que esse percentual pode ser ainda maior se essas estratégias estiverem alinhadas a um trabalho de Digital PR que traga não somente os desejados backlinks, mas uma demanda recorrente por dados exclusivos e por um aumento de reputação que se converta em novos negócios.

Se a sua empresa já investe em SEO, mas ainda não tem uma estratégia de link building bem definida, conheça os nossos serviços Data-Driven PR e Link Building 4.0, e entre em contato com um de nossos especialistas aqui.

Escrito por Thaís Yumi

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