Técnicas de otimização geram vantagem competitiva para sites
A redução do custo de aquisição de clientes tem impacto direto na receita das empresas. Afinal, os recursos economizados podem ser reinvestidos em outros setores.
Para alguns profissionais, um meio de alcançar essa meta é por meio da mídia paga, ao realizar ajustes e descobrir palavras-chave de nicho para leilão em plataformas de anúncios, como o Google Ads.
O problema é que, com o desenvolvimento do mercado, essas atividades podem estagnar, como já acontece em alguns casos. Quem ganha com isso? A ferramenta de mídia, pois os preços dos lances disparam.
É por essa razão que executivos e profissionais de marketing voltam-se, cada vez mais, às estratégias de marketing orgânico, como marketing de conteúdo, SEO e criação de demanda.
Se você deseja conhecer como funcionam essas e outras táticas e aprender a reduzir o custo de aquisição de clientes por meio delas, continue a leitura.
O que é o custo de aquisição de clientes?
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica que considera a somatória de todos os recursos financeiros utilizados para conquistar um novo cliente. Normalmente, leva em conta os gastos com marketing, embora possa se estender a outras variáveis, como vendas, ferramentas, equipamentos e recursos humanos.
Embora traga por si só uma série de insights valiosos, o CAC pode ser utilizado em conjunto com outros KPIs importantes, como LTV (Lifetime Value) do cliente. Ou, como ocorre em muitas ocasiões, fragmentado em novos indicadores, como o CPL (Custo por Lead), o CPV (Custo por Visitante) ou CPC (Custo por Clique), métricas que podem ser avaliadas tanto no marketing pago quanto no orgânico.
Repare que, em uma lógica do funil de vendas, o fracionamento de métricas relacionadas ao CAC pode facilitar o entendimento do ciclo de vendas da empresa. Assim, quando se tem um alto CPL, por exemplo, é possível focar ações que reduzam os gastos nessa etapa específica, gerando economia no sistema geral.
Como reduzir o custo de aquisição de clientes com SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) é um dos grandes aliados das empresas na hora de reduzir o custo de aquisição de clientes. Em uma logicidade simplificada, é fácil perceber que atua de maneira direta nessa atividade. Imagine, por exemplo, que a sua loja virtual esteja posicionada na primeira colocação dos buscadores para uma busca transacional.
Isso pode gerar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes que despendem recursos para atrair esse mesmo usuário por meio de anúncios. Ou seja, investir em SEO significa reduzir custos.
Abaixo, há um gráfico comparativo entre o custo de aquisição de clientes com conteúdo e com mídia paga (Growth Ramp, 2023).
Nele, é possível reparar que há uma manutenção da distância entre os tipos, mesmo que haja um encarecimento natural em qualquer canal de marketing. É por essa razão que soluções inovadoras, conteúdo exclusivo com foco em conversões e novas formas de se adquirir backlinks ganham força nesse cenário.
Mas essa não é a única função das técnicas de otimização na busca pela redução do CAC. A seguir, conheça outras mecânicas nas quais o SEO tem impacto direto.
Criação de demanda
A criação de demanda é uma tática de marketing que visa aumentar o interesse do público por um produto ou serviço em vez de concorrer diretamente com outros players de mercado. Ou seja, foca na instauração de demandas que não existiam previamente.
Por essa razão, é voltada a produtos e serviços inovadores ou disruptivos, que modificam as atividades do setor ao qual pertencem. Alguns exemplos são Netflix, Airbnb, Apple, Spotify, Uber e Amazon.
Repare que todas essas organizações, em algum momento, romperam as barreiras tradicionais de consumo por meio da oferta de novos modelos. Assim, a própria marca (ou seus produtos, como Iphone ou Kindle) se torna um ativo buscável.
Em SEO, para criação de demanda, os processos são invertidos. Ao criá-la, em vez de direcionar os esforços para palavras-chave já existentes, são estabelecidos novos termos que serão pesquisados. Assim, foca-se em novas keywords que atraem um público qualificado, que já conhece as soluções oferecidas.
SEO técnico
Velocidade de vendas é sinônimo de economia. Ao investir em SEO técnico, mantendo a saúde do site, naturalmente há uma aceleração dos processos de compra.
Uma página que carrega imediatamente evita que o usuário saia dela. Um design que beneficie a navegação oferece uma experiência agradável ao consumidor. Um ambiente seguro de navegação gera confiança no comprador e permite que ele conclua a transação sem maiores problemas.
Todas essas ações são consideradas ao avaliar quesitos técnicos em uma página e fazem com que ocorra a redução dos custos de aquisição de clientes.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo – estratégia na qual são utilizadas técnicas de SEO – acelera a jornada de compra e reduz custos de aquisição de clientes.
Um bom exemplo de aplicação dessa ação diz respeito aos conteúdos produzidos no blog, que sanam as dúvidas mais básicas do consumidor no topo do funil, cumprindo um papel educativo.
Pense também em empresas que investem em peças de fundo de funil que utilizam palavras-chave de marca, criando FAQs (Perguntas Frequentes), guias de produto ou materiais de apoio. Esse tipo de conteúdo poupa tempo de equipes de atendimento, suporte e vendas. Como consequência, reduz-se o CAC.
A fintech brasileira Nubank é uma empresa que lida muito bem com suas novas funcionalidades tecnológicas, lançando conteúdos personalizados no blog sempre que há uma nova funcionalidade, como no caso das Caixinhas do Nubank, lançadas em 2022.
Se você deseja contar com os serviços de uma agência de SEO que atua com grandes empresas do mercado, entre em contato com a Conversion para falar com um de nossos consultores.
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