50% dos brasileiros vão usar e-commerce para comprar presente do Dia dos Pais, diz pesquisa da Conversion

Thiago Nassa
Thiago Nassa

De acordo com estudo da consultoria Conversion, quase 30% dos consumidores afirmaram, por outro lado, que não vão presentear os pais na data comemorativa

Capa Pesquisa dia dos Pais

De acordo com pesquisa inédita da consultoria Conversion, especializada em marketing de performance, a internet será o principal canal de compras de presentes do Dia dos Pais, marcado para o dia 9 de agosto, para quase metade dos consumidores brasileiros.

Segundo o estudo, 49,8% dos entrevistados preferem o comércio eletrônico para adquirir os presentes a serem entregues na data comemorativa.

Por outro, a pesquisa da Conversion mostra que quase 30% dos consumidores afirmaram que não pretendem presentear os pais nesta comemoração.

Embora o comércio eletrônico tenha ganhado força durante a pandemia, as lojas físicas, por sua vez, fazem parte da escolha de 14,4% dos consumidores para a compra de itens na data.

Como pretende comprar o presente para dia dos pais

Produtos mais presentados

Entre os tipos de presentes para o Dia dos Pais, a maior intenção de compra dos brasileiros é, de longe, itens de vestuário, como roupas e acessórios, com 51,8% da preferência dos entrevistados. Produtos de telefonia e aparelhos celulares aparecem na segunda posição da lista, que estão no plano de 23,7% dos entrevistados (veja lista completa abaixo).

Presentes Favoritos para o Dia dos Pais

Para Diego Ivo, CEO da Conversion, o uso dos canais digitais para compras em geral, embora já estivessem consolidados entre os consumidores brasileiros, ganharam ainda mais força durante a pandemia.

“Mesmo com o isolamento social, o Dia dos Pais será lembrado e até comemorado este ano, mesmo que apenas com presentes enviados por entregadores”, comenta. “Outro fenômeno esperado, porém, triste, é o fato de muitos brasileiros não poderem ou preferirem não presentear seus pais nesta data, já que o País vive uma crise econômica bastante profunda por conta da pandemia”, acrescenta Ivo.

Mais dados

Compras no E-commerce por Classe Social no Dia dos Pais
Presentes comprados pela Internet de acordo com classe social
Regiões que mais Comprarão pela Internet Presente do Dia dos Pais
Compras pela Internet de acordo com região
Compras pela Internet de acordo com idade
Compras pela Internet de acordo com idade
Compras na Internet de acordo com gênero
Compras pela Internet de acordo com gênero

Metodologia

A pesquisa da Conversion foi feita no final de julho deste ano, com brasileiros acima de 18 anos, de todo o Brasil e todas as classes sociais a partir de um questionário estruturado com perguntas fechadas, via Internet, com dados ponderados. A amostra é de 395 pessoas, com nível de confiança de 95% e erro relativo de 4,9 pontos percentuais.

Escrito por Thiago Nassa

Escrito por Thiago Nassa

Escrito por Thiago Nassa

Escrito por Thiago Nassa

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.