50 estatísticas de e-mail marketing que você precisa conhecer

Diego Ivo
Diego Ivo

Que o e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas de marketing digital, isso com certeza você já sabe. Mas nada como termos os dados e estatísticas mais relevantes, seja para embasar alguma apresentação ou conteúdo que estamos fazendo, seja para gerar mais insights.

Então sem demoras, vamos às 50 estatísticas de e-mail marketing fundamentais para todo e qualquer profissional de marketing. Com esses dados, vale dizer, não queremos apenas que nossos leitores validem suas hipóteses e campanhas, mas principalmente que utilizem como fonte de insights para realizar testes.

Está pronto? Vamos lá!

Estatísticas e Dados

  1. Em média, cada dólar gasto em e-mail marketing traz um retorno de US$ 42 (DMA, 2019)
  2. A taxa média de abertura de e-mails é de 21,33% (GetResponse, 2021)
  3. A taxa média de cliques em e-mails é de 2,62% (GetResponse, 2021)
  4. E-mails personalizados têm uma taxa de abertura 29% maior do que e-mails não personalizados (Campaign Monitor, 2019)
  5. 82% das empresas usam testes A/B em seus e-mails (HubSpot, 2019)
  6. E-mails com emojis têm uma taxa de abertura 56% maior do que e-mails sem emojis (GetResponse, 2021)
  7. E-mails com assunto em caixa alta têm uma taxa de abertura 10% menor do que e-mails com assunto em letras minúsculas (Campaign Monitor, 2019)
  8. A taxa de abertura de e-mails aumenta em 14% quando o assunto do e-mail é personalizado (Campaign Monitor, 2019)
  9. E-mails com vídeos têm uma taxa de cliques 300% maior do que e-mails sem vídeos (Martech Advisor, 2020)
  10. A taxa de abertura de e-mails aumenta em 26% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “vídeo” (Campaign Monitor, 2019)
  11. E-mails com imagens têm uma taxa de cliques 42% maior do que e-mails sem imagens (GetResponse, 2021)
  12. E-mails enviados durante o fim de semana têm uma taxa de abertura 10% maior do que e-mails enviados durante a semana (GetResponse, 2021)
  13. A taxa de abertura de e-mails diminui em 22% quando há mais de um call-to-action no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
  14. E-mails com um call-to-action em forma de botão têm uma taxa de cliques 28% maior do que e-mails com um call-to-action em forma de link (Campaign Monitor, 2019)
  15. E-mails enviados a uma lista de segmentada têm uma taxa de abertura 14% maior do que e-mails enviados a uma lista não segmentada (Campaign Monitor, 2019)
  16. A taxa de abertura de e-mails aumenta em 10% quando o assunto do e-mail inclui o nome do destinatário (Campaign Monitor, 2019)
  17. E-mails com mais de 3 imagens têm uma taxa de cliques 60% menor do que e-mails com apenas 1 imagem (Campaign Monitor, 2019)
  18. A taxa de abertura de e-mails aumenta em 7% quando o assunto do e-mail inclui um número (Campaign Monitor, 2019)
  19. E-mails com mais de 3 call-to-actions têm uma taxa de cliques 60% menor do que e-mails com apenas 1 call-to-action (Campaign Monitor, 2019)
  20. A taxa de abertura de e-mails diminui em 30% quando há mais de 20 linhas de texto no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
  21. E-mails com um assinatura de e-mail personalizada têm uma taxa de cliques 31% maior do que e-mails com uma assinatura padrão (HubSpot, 2020)
  22. A taxa de abertura de e-mails aumenta em 24% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “grátis” (Campaign Monitor, 2019)
  23. E-mails com menos de 150 caracteres no assunto têm uma taxa de abertura 68% maior do que e-mails com mais de 150 caracteres no assunto (Campaign Monitor, 2019)
  24. A taxa de abertura de e-mails aumenta em 10% quando o e-mail é enviado por um remetente humano em vez de um endereço de e-mail genérico (Campaign Monitor, 2019)
  25. E-mails com um design responsivo têm uma taxa de cliques 130% maior do que e-mails sem design responsivo (Campaign Monitor, 2019)
  26. A taxa de abertura de e-mails diminui em 43% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “ajuda” (Campaign Monitor, 2019)
  27. E-mails enviados no horário de almoço têm uma taxa de abertura 10% maior do que e-mails enviados em outros horários (GetResponse, 2021)
  28. A taxa de cliques em e-mails aumenta em 74% quando há um senso de urgência no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
  29. E-mails enviados para listas com menos de 2.000 assinantes têm uma taxa de abertura 15% maior do que e-mails enviados para listas com mais de 2.000 assinantes (Campaign Monitor, 2019)
  30. A taxa de abertura de e-mails diminui em 18% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “newsletter” (Campaign Monitor, 2019)
  31. E-mails enviados na quinta-feira têm uma taxa de abertura 18,49% maior do que e-mails enviados em outras datas (GetResponse, 2021)
  32. A taxa de cliques em e-mails aumenta em 10% quando o e-mail é enviado para um segmento de clientes inativos (Campaign Monitor, 2019)
  33. E-mails com o assunto em primeira pessoa (“eu”, “nós”) têm uma taxa de abertura 29% maior do que e-mails com o assunto em terceira pessoa (“eles”, “ela”) (Campaign Monitor, 2019)
  34. A taxa de cliques em e-mails diminui em 14% quando o e-mail contém mais de 3 imagens (Campaign Monitor, 2019)
  35. E-mails com imagens na metade superior do e-mail têm uma taxa de cliques 62% maior do que e-mails com imagens na metade inferior do e-mail (Campaign Monitor, 2019)
  36. A taxa de abertura de e-mails diminui em 16% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “reunião” (Campaign Monitor, 2019)
  37. E-mails com o assunto em negrito têm uma taxa de abertura 4% maior do que e-mails com o assunto em letras regulares (Campaign Monitor, 2019)
  38. A taxa de cliques em e-mails diminui em 18% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “compra” (Campaign Monitor, 2019)
  39. E-mails com mais de 20% de texto em maiúsculas têm uma taxa de cliques 49% menor do que e-mails com menos de 20% de texto em maiúsculas (Campaign Monitor, 2019)
  40. A taxa de abertura de e-mails aumenta em 5% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “novo” (Campaign Monitor, 2019)
  41. E-mails com o assunto em letras minúsculas têm uma taxa de abertura 8% maior do que e-mails com o assunto em maiúsculas (Campaign Monitor, 2019)
  42. A taxa de cliques em e-mails diminui em 50% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “ajuda” em letras maiúsculas (Campaign Monitor, 2019)
  43. E-mails com o assunto em caixa alta têm uma taxa de abertura 7% menor do que e-mails com o assunto em letras regulares (Campaign Monitor, 2019)
  44. A taxa de abertura de e-mails diminui em 10% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “lembrete” (Campaign Monitor, 2019)
  45. E-mails com menos de 3 palavras no assunto têm uma taxa de abertura 21% maior do que e-mails com mais de 3 palavras no assunto (Campaign Monitor, 2019)
  46. A taxa de cliques em e-mails diminui em 31% quando há mais de um call-to-action no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
  47. E-mails com um assunto em forma de pergunta têm uma taxa de abertura 50% maior do que e-mails com um assunto declarativo (Campaign Monitor, 2019)
  48. A taxa de abertura de e-mails diminui em 18% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “anúncio” (Campaign Monitor, 2019)
  49. E-mails com menos de 100 caracteres no assunto têm uma taxa de abertura 58% maior do que e-mails com mais de 100 caracteres no assunto (Campaign Monitor, 2019)
  50. A taxa de cliques em e-mails aumenta em 53% quando há um GIF no e-mail (Campaign Monitor, 2019)

Agora que você conhece essas estatísticas, pode aplicar essas informações para criar campanhas de e-mail marketing altamente eficazes. Lembre-se de sempre testar e otimizar seus e-mails para obter os melhores resultados!

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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