Hashtag (#): o que é, importância & como usar

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Você com certeza já viu uma hashtag (#) em alguma rede social.

Elas surgiram inicialmente no Twitter e eram utilizadas apenas para diversão.

Porém, com o tempo, as hashtags conquistaram mais espaço, inclusive em outras redes sociais.

Elas auxiliam os usuários a encontrar outros conteúdos sobre qualquer tema e assunto.

Sua importância para categorização dos conteúdos cresceu muito, e elas passaram a ser utilizadas em estratégias de marketing.

É necessário que você aprenda a usar as hashtags da maneira mais adequada para otimizar sua estratégia e obter melhores resultados.

Neste post você aprenderá mais sobre o que é uma hashtag, como usar uma efetivamente e algumas dicas para utilizá-las corretamente.

Confira a seguir!

O que é hashtag?

Hashtag consiste em uma palavra-chave ou frase inserida antes da cerquilha (#), que se refere a alguma informação.

Mas o que isso significa?

Ela funciona como uma espécie de link, que redireciona o usuário a uma página que contém outras postagens e conteúdos sobre o mesmo tema.

Fazendo isso, elas classificam os conteúdos que irão para a página referente ao assunto.

Isso facilita muito quando queremos saber mais sobre algum assunto e o que as pessoas estão comentando.

Basta acessar a hashtag que diz respeito ao tema e os conteúdos já serão apresentados a você, sem a necessidade de pesquisas mais demoradas e, muitas vezes, sem o resultado desejado.

Com o passar do tempo, profissionais começaram a perceber que é possível beneficiar-se com uma hashtag.

E o melhor de tudo?

É muito simples.

Como usar uma hashtag

Para usar uma hashtag é simples, basta primeiro digitar o jogo da velha (#) e, então, a palavra ou frase-chave que você acha que melhor descreve seu conteúdo.

Lembre que o termo digitado não pode conter espaços, mesmo que seja a maneira correta de escrevê-lo.

Vamos supor que você compartilhou um post no Facebook sobre a economia brasileira – nesse caso, a hashtag poderia ser: #economiabrasileira.

Para usufruir desse recurso em benefício do seu negócio, você deve, primeiramente, estar presente na principais redes sociais.

E isso não significa apenas criar um perfil, você deve otimizá-lo e participar ativamente na rede.

Ao criar uma publicação ou compartilhar alguma informação, pense em uma palavra que pode resumir o que você quer transmitir.

Publicações com a hashtag serão indexadas em uma página que contém outras com a mesma hashtag, isso aumenta significativamente o alcance de seus posts.

Não são apenas seus seguidores que terão acesso à publicação, mas também pessoas interessadas no assunto que navegam pela hashtag.

Além disso, você pode também criar hashtags para divulgar sua marca ou algum evento. Se as pessoas curtirem a ideia e comentarem sobre a hashtag, sua marca conseguirá mais reconhecimento.

Uma forma de incentivar a divulgação de sua hashtag é oferecendo benefícios como promoções e brindes, caso seus seguidores compartilhem um conteúdo com sua hashtag.

Dicas para usar uma hashtag

É simples fazer uma hashtag, porém, não basta apenas colocar palavras aleatórias e torcer para dar certo.

Há alguns aspectos a se considerar, que podem te ajudar a ter uma hashtag de sucesso, são eles:

Use hashtags coerentes, claras e objetivas;
Evite o uso excessivo de hashtags em uma única publicação;
Escreva da maneira como a hashtag é pesquisada ou, caso crie uma, escrava como a sua persona pesquisaria tal hashtag.

Essas são algumas dicas básicas. Conforme você se aprofundar nesse meio, verá na prática o que funciona ou não para sua estratégia específica.

Como funcionam hashtags nas principais redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest são as principais redes sociais que têm o recurso da hashtag, e todos os usuários podem utilizá-la.

Porém, cada uma delas possui suas características e recursos próprios, portanto, o uso de hashtags nelas também é diferente.

As hashtags de uma rede social não são as mesmas que outras.

Com isso em mente, você deve pesquisar mais sobre cada uma delas para saber primeiro em quais seu público mais interage e, em seguida, como é o comportamento do mesmo.

Ou seja, se seu público usa as hashtags e como reage às diferentes publicações.

Dessa forma, você consegue criar posts mais relevantes e com qualidade.

Falaremos agora mais sobre como funcionam as hashtags nas principais redes sociais para que você tenha estratégias de sucesso em cada uma delas.

Facebook

As hashtags não são utilizadas com muita frequência no Facebook, porém, vale a pena saber como elas funcionam nessa rede social.

Para criar ou participar de uma, basta colocá-la na publicação e torná-la pública, caso contrário, ela não aparecerá publicamente.

Na pesquisa, basta colocar a hashtag desejada e você ainda pode optar por postagens de pessoas, páginas, eventos, grupos, entre outras opções.

Twitter

No Twitter, as hashtags são utilizadas para falar sobre assuntos diversos.

Os tweets de um usuário que comentou sobre um assunto qualquer com a hashtag sobre ele aparecerá em um feed com vários outros tweets sobre o mesmo tópico.

Basta isso para participar de uma hashtag já existente.

Para criar uma, basta escolher uma palavra/frase que ainda não tem hashtag na rede social e pronto.

Lembrando que para que seu tweet sobre qualquer hashtag apareça, sua conta deve ser pública.

Há duas maneiras de acompanhar uma hashtag, são elas:

Busca simples:basta digitar a hashtag na área de pesquisa.
Busca avançada:você pode realizar a busca por localização da hashtag

Após a busca, o Twitter organizará os tweets com a hashtag de acordo com alguns critérios, são eles:

Mais recentes: os tweets ordenados de acordo com sua data de postagem;
Em destaque: aqui aparecem os tweets que tiveram mais interações e impactaram mais usuários;
Pessoas: lista com as contas que mais influenciam na hashtag;
Fotos:como o próprio nome induz, refere-se aos tweets sobre a hashtag que contém fotos;
Vídeos: os tweets com conteúdos em vídeo referentes à hashtag.

Antes de efetuar uma pesquisa, você pode visualizar as hashtags mais comentadas do momento. O objetivo de muitos com as hashtags é chegar nas tendências.

Instagram

No Instagram, para criar ou participar de uma hashtag já existente, basta colocá-la na descrição de seu post ou, no caso dos stories, há um ícone criado para isso.

O próprio Instagram sugere algumas hashtags que acha mais relevantes ao seu perfil e que tenham chances de fazer mais sucesso.

Para acompanhar hashtags, basta ir na barra de pesquisa, clicar no ícone do jogo da velha (#) e pesquisar qual preferir.

Ao pesquisar uma hashtag, assim como no Twitter, você pode acompanhar os posts mais recentes sobre o assunto e os mais comentados.

Agora que você sabe como utilizar as hashtags e como elas funcionam nas principais redes sociais, ponha seus conhecimentos em prática!

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