Hashtag (#): o que é, importância e como usar

Conversion

Por ,
em

As tão famosas hashtags (#) dominam as redes sociais, e grande parte de seus usuários as utilizam nos conteúdos.

Elas surgiram inicialmente no Twitter e eram utilizadas com propósito de entreter os usuários e proporcionar um ambiente mais integrado.

Com o tempo, as hashtags começaram a ficar reconhecidas e o recurso foi implementado em outras redes sociais.

O uso delas e seus conteúdos permitem que os usuários os encontrem com mais facilidade e outros relacionados ao mesmo tema.

Sua importância para categorização dos conteúdos cresceu muito, e elas passaram a ser utilizadas em estratégias de marketing.

É necessário que você aprenda a usar a hashtag da maneira mais adequada, para otimizar sua estratégia e obter melhores resultados.

Neste post, você aprenderá mais sobre o que é uma hashtag, como usar uma e algumas dicas para beneficiar seu negócio com elas.

Confira a seguir!

O que é hashtag?

Hashtag consiste em uma palavra-chave ou frase inserida antes da cerquilha (#) que tem como propósito categorizar os conteúdos nas redes sociais.

Mas o que isso significa?

Ela funciona como uma espécie de link para uma página onde estão dispostos outros conteúdos da mesma categoria de outros usuários que utilizaram a mesma hashtag.

Os conteúdos dentro de uma hashtag, em geral, falam sobre o mesmo assunto, porém de diferentes perspectivas e com informações diversas de vários usuários da plataforma.

Isso facilita muito quando queremos saber mais sobre algum assunto, o que as pessoas estão comentando e ter diferentes pontos de vista.

Basta acessar a hashtag relacionada ao tema de seu interesse e você poderá visualizar vários conteúdos referentes ao tópico, sem a necessidade de pesquisas mais demoradas para reunir informações que muitas vezes não encontramos.

Vamos dar um exemplo prático para facilitar o entendimento:

Hashtag Instagram

Na foto acima, podemos observar que a hashtag foi utilizada para categorizar o fórum que ocorreu em 2018.

Se alguém tocar na hashtag, será direcionado a uma página com conteúdos de outros usuários que utilizaram a mesma hashtag.

Hashtag

Com o passar do tempo, as empresas começaram a perceber que a hashtag é um recurso muito reconhecido e útil, e seria possível se beneficiar com o uso dela.

E o melhor de tudo?

É muito simples utilizar uma hashtag.

Como usar uma hashtag

Para usar uma hashtag, basta digitar o jogo da velha (#) e, então, a palavra ou frase-chave que você acha que melhor descreve seu conteúdo.

No caso de conteúdos para hashtags que já existem, você deve pesquisar pela hashtag que melhor categoriza seu conteúdo e inseri-la exatamente como está em outros conteúdos.

É possível também inserir mais de uma hashtag, caso ache necessário para o assunto do conteúdo.

Lembre-se de que o termo digitado não pode conter espaços, mesmo que seja a maneira correta de escrevê-lo.

Vamos supor que você compartilhou um post no Facebook sobre a economia brasileira. Nesse caso, a hashtag poderia ser #economiabrasileira, dependendo de quais palavras outros usuários utilizaram para categorizar seus posts.

Para aproveitar esse recurso e utilizá-lo em benefício de seu negócio, você deve primeiramente ter uma página nas principais redes sociais onde sua persona mais interage.

E isso não significa apenas criar um perfil, você deve otimizá-lo e participar ativamente na rede, aplicando as melhores práticas para ter ótimos resultados

Ao criar uma publicação ou compartilhar alguma informação, pense em uma palavra que pode resumir bem a mensagem que quer transmitir e veja se já existe alguma hashtag relacionada.

Como dissemos antes, as publicações com hashtag serão indexadas em uma página que contém outras com a mesma hashtag.

Isso aumenta significativamente o alcance de seus posts, inclusive para não seguidores que têm interesse no tópico. .

Além disso, você mesmo pode criar hashtags para divulgar sua marca ou algum evento.

Se as pessoas curtirem a ideia e comentarem sobre a hashtag, sua marca conseguirá mais reconhecimento.

É importante incentivá-las a utilizar a hashtag nas fotos do evento para impulsioná-lo e ter mais reconhecimento nas redes sociais.

Uma forma de incentivar a divulgação de sua hashtag é oferecendo benefícios, como promoções e brindes, em troca do compartilhamento de um conteúdo com sua hashtag.

Confira agora algumas dicas para utilizar a hashtag da forma mais vantajosa para seu negócio.

Dicas para usar uma hashtag

Fazer uma hashtag é bem simples, porém não basta apenas colocar palavras aleatórias e torcer para dar certo.

Há alguns aspectos que você deve considerar para utilizar a hashtag com eficiência e ter bons resultados com a mesma.

Pensando neles, resolvemos dar algumas dicas básicas para você. Confira abaixo.

Use hashtags coerentes com seus conteúdos

O uso da hashtag apenas para aparecer nas páginas pode prejudicar a imagem de sua marca.

Caso você poste um conteúdo sobre marketing, por exemplo, e na hashtag coloque #filmesdoano apenas para ter reconhecimento, os usuários que procuram sobre o tema ficarão desapontados e terão uma impressão negativa de sua marca.

Por isso, lembre-se de utilizar hashtags coerentes com seus conteúdos que façam sentido no contexto deles.

Evite o uso excessivo de hashtags em uma única publicação

O uso excessivo de hashtags pode categorizar seus produtos em vários tópicos, exceto o que seria mais relevante.

Procure ter uma unidade na hashtag, de forma que ela resuma bem a mensagem e não utilize apenas termos soltos e sem contexto.

Confira erros na digitação e ortografia

Se for criar uma hashtag, você deve ter em mente como as pessoas pesquisariam pela mesma e ser fiel à ortografia.

Qualquer erro pode prejudicar os usuários na hora de encontrar sua hashtag.

Por outro lado, se você utilizará uma hashtag já existente, não se esqueça de conferir erros na digitação da mesma.

Isso faz toda a diferença, ela deve estar escrita exatamente como é na rede social.

Essas são algumas dicas básicas e essenciais para que você utilize a hashtag da maneira correta.

Saiba agora mais a fundo como elas funcionam nas principais redes sociais.

Como funcionam hashtags nas principais redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest são as principais redes sociais que têm o recurso da hashtag, e todos os usuários dessas plataformas podem utilizá-la.

Cada rede possui suas características e recursos próprios, portanto, o uso de hashtags nelas também é diferente.

Vale lembrar também que as hashtags de uma rede social como Facebook, por exemplo, não são as mesmas que no Instagram e assim por diante.

Os usuários têm uma forma de interação diferente em cada rede social e, portanto, compartilham sobre conteúdos diferentes.

Com isso em mente, você deve conhecer mais sobre cada uma delas para saber em quais seu público mais interage e como é o comportamento dos usuários nessas plataformas.

Dessa forma, você consegue criar posts mais relevantes, assertivos e com qualidade, além de serem mais eficientes para sua estratégia no meio digital.

Falaremos agora um pouco mais sobre como funcionam as hashtags nas principais redes sociais, para que você tenha estratégias de sucesso com as hashtags em cada uma delas.

Facebook

As hashtags não são utilizadas com muita frequência no Facebook, porém vale a pena saber como elas funcionam nessa rede social.

Para criar ou participar de uma, basta colocá-la em alguma publicação de seu perfil.

Lembre-se de que você deve tornar o post público, para que todos os não-seguidores consigam acessar o conteúdo.

Para encontrar uma hashtag nessa rede, basta digitá-la na barra de pesquisa da maneira correta.

Os resultados apresentados são divididos por categorias, e você pode optar por visualizar conteúdos de pessoas, páginas, eventos, grupos, entre outras opções.

Twitter

No Twitter, as hashtags são frequentes e podemos utilizá-las para falar sobre assuntos diversos, principalmente em relação a notícias atuais e assuntos de pautas quentes.

Os tweets de um usuário que comentou sobre um assunto qualquer com a hashtag aparecerão em um feed com vários outros tweets sobre o mesmo tópico.

Para participar de uma hashtag, basta inserir a correspondente ao tema de seu tweet na publicação.

Para criar uma, você deve escolher uma palavra/frase que ainda não tem hashtag na rede social e colocá-la em seu post. Simples assim.

Lembrando que, para que seu tweet sobre qualquer hashtag apareça, sua conta deve ser pública.

Para pesquisar uma hashtag e acompanhá-la no Twitter, você pode encontrá-la de duas maneiras. São elas:

Busca simples: basta digitar a hashtag na área de pesquisa de maneira correta e ela aparecerá no resultado.

Busca avançada: você pode realizar a busca por localização da hashtag, que é muito boa para acompanhar as últimas notícias de sua região e tendências.

Após realizar a busca, o Twitter organizará os tweets com a hashtag de acordo com alguns critérios. São eles:

  • Mais recentes: os tweets ordenados de acordo com sua data de postagem;
  • Em destaque: aqui aparecem os tweets que tiveram mais interações e impactaram mais usuários;
  • Pessoas: lista com as contas que mais influenciam na hashtag;
  • Fotos: como o próprio nome induz, refere-se aos tweets sobre a hashtag que contêm fotos;
  • Vídeos: os tweets com conteúdos em vídeo referentes à hashtag.

Outra opção muito boa do Twitter é que você pode visualizar na pesquisa prévia as hashtags mais comentadas do momento, que são as tendências.

Um dos principais objetivos que você pode ter com uma hashtag no Twitter é fazer com que a sua alcance as tendências na plataforma.

Isso aumenta significativamente o número de usuários que verá sua hashtag e, consequentemente, o reconhecimento de sua marca.

Instagram

No Instagram, para criar ou participar de uma hashtag já existente, você deve digitá-la na descrição de seu post ou nos stories.

O próprio Instagram sugere algumas hashtags que acha mais relevantes de acordo com seu conteúdo e que poderiam ter mais impacto na rede.

No stories há uma figurinha especialmente para digitar a hashtag e deixá-la destacada.

Acompanhar as hashtags na rede é muito fácil. Há um ícone de hashtag (#) na barra de pesquisa; basta clicar nele e pesquisar a que deseja visualizar e acompanhar.

Ao pesquisar uma hashtag, assim como no Twitter, você pode acompanhar os posts mais recentes sobre assuntos mais comentados e tendências.

Agora que você sabe o que é uma hashtag e como ela funciona, aplique seus conhecimentos e use-a em benefício de seu negócio.

Utilizá-la não requer nenhum investimento e pode trazer ótimos resultados para suas estratégias de marketing digital.

Quer otimizar sua estratégia nas redes sociais?

Confira nosso post sobre como ganhar mais seguidores no Instagram e ter uma estratégia eficiente na rede.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento