Tudo o que você precisa saber sobre o June 2021 Core Update

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Implementação da nova atualização de algoritmo do Google começou no começo deste mês e deve ser finalizada somente em Julho.

Na última quarta-feira, 02 de junho, o Google confirmou o lançamento de sua nova atualização de algoritmo, o June 2021 Core Update, o primeiro update confirmado pelo buscador em muitos meses.

O anúncio oficial, que pode ser visto acima, foi feito no Twitter e discorreu sobre os possíveis impactos da nova mudança.

A atualização que demorou algum período para ser concluída está sendo sentida pelos profissionais de SEO de todo o mundo somente agora, segundo o portal Search Engine Roundtable, veículo 100% voltado a informações relacionadas ao mercado de search.

Enquanto os impactos do June 2021 Core Update parecem caminhar a passos lentos fora do Brasil, em território nacional a SERP do Google está sofrendo grande volatilidade já há alguns dias.

Segundo o SERP Volatility, ferramenta exclusiva da Conversion para medir a flutuação da página de resultados brasileira, as alterações estão aparentes desde o dia 03 de junho, tendo atingido um pico de 275 pontos no dia 05.

Update chega em duas partes

Para muitos profissionais, a lentidão nos impactos da atualização tem uma razão para acontecer: segundo o próprio Google, o update que começou este mês deve ter sua implementação finalizada somente no próximo, no já nomeado July 2021 Core Update.

Historicamente, os core updates, ou atualizações de algoritmo mais expressivas, acontecem de duas a três vezes ao ano e são lançadas em uma única vez, portanto a divisão em duas partes da atual novidade é uma surpresa que exigiu justificativa.

No Twitter oficial da empresa, o Google disse que “algumas melhorias planejadas pelo buscador para o June 2021 não estavam totalmente prontas para serem implementadas, então o Google decidiu lançar o update com aquilo que já estava pronto, enquanto o restante será adiado para o July 2021 Core Update, no próximo mês.”

Com relação às consequências desta divisão, o Google declarou: “é claro que qualquer core update pode produzir quedas ou ganhos para determinados tipos de conteúdo. Por conta da divisão em duas partes deste lançamento, é possível que uma parte muito pequena de alguns conteúdos sofra alterações em junho, mas elas podem se inverter em julho.”

Implementação deve ser finalizada antes do Page Experience

O fato da segunda parte deste update chegar somente em julho suscitou na comunidade de profissionais de SEO a dúvida se ele teria algo a ver com o Google Page Experience, grande atualização que vem sendo anunciada e discutida desde o segundo semestre de 2020.

Para o alívio de grande parte dos SEOs, o Google declarou que o June 2021 Core Update será finalizado antes da chegada do Page Experience, o que o separa completamente da atualização que traz UX como novo fator de ranqueamento.

O que fazer se meu site for impactado pelo June 2021 Core Update?

Como acontece a cada nova atualização, o questionamento sobre o que fazer caso o seu site sofra quedas de posicionamento com a mudança é recorrente.

Para responder a essa pergunta tão frequente, em agosto de 2019 o Google publicou um documento com todas as mais relevantes informações sobre os core updates e sobre o que fazer caso seu site seja negativamente impactado por algum deles.

Em resumo, os maiores pontos de atenção para webmasters são Conteúdo e E-A-T, mas ao falar especificamente sobre o June 2021 Core Update, talvez a melhor atitude seja fazer uma revisão geral do site e aguardar o final de sua implementação.

Como o próprio buscador declarou em seu anúncio oficial, os impactos sentidos em junho podem se reverter em julho, portanto é preciso ter calma.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.