logo

Entenda o que é Lazy Loading e a importância para Otimização de Sites

12/11/2018
3 min de leitura

O Google lançou oficialmente uma nova documentação explicando a importância da técnica de lazy loading para a otimização de sites, além de demonstrar como verificar se o conteúdo está sendo rastreado e indexado.

A documentação destaca que o conteúdo deve estar visível quando carregado na viewport, e caso isso não ocorra, a indexação do site pode ser prejudicada.

Esta é uma notícia muito importante. Uma análise da Amazon concluiu que cada segundo a mais de carregamento, representa uma perda de ao menos US $1,6 bilhão em receita a cada ano.

Mas, o que é lazy loading?

É uma técnica de otimização de desempenho de páginas que tem como objetivo fazer com que conteúdos mais pesados sejam carregados de forma assíncrona ou condicional.

Isto é, fazer com que vídeos e imagens carreguem somente depois que o conteúdo acima da dobra seja totalmente carregado, ou quando for exibido.

Neste caso, se o conteúdo não for exibido, não será carregado. Logo, o tempo total de carregamento da página será menor.

A imagem abaixo demonstra como o Medium usa o ‘carregamento assíncrono’ de imagens.

Na imagem, a foto da esquerda embaçada (e mais leve) é carregada previamente, enquanto o restante do conteúdo é carregado. Na direita, a imagem é carregada plenamente.

Por que você deve se preocupar com isso?

Tempo é dinheiro! Esta frase faz total sentido quando o assunto é ‘tempo de carregamento vs Receita’.

O gráfico abaixo demonstra o comportamento de usuários de acordo com o tempo de carregamento das páginas.

A pesquisa, feita com consumidores americanos, demonstra que, quando uma página demora 4 segundos para carregar, cerca de 25% dos usuários abandonam a página.

Agora, se o tempo de carregamento chegar a 10 segundos, a taxa de abandono pode chegar a, impressionantes, 50%.

Em estudo, a Amazon concluiu que cada segundo a mais de carregamento, representa ao menos US $1,6 bilhão em receita a cada ano.

Portanto, sabendo que cada segundo a mais de carregamento diminui a satisfação do usuário e a receita da empresa. Por que não aplicar a técnica de lazy loading?

Conheça os principais benefícios

  • Aumento de performance e alto impacto em SEO
  • Melhoria na experiência do usuário
  • Aumento de receita indiretamente
  • Possibilidade de adição de mais conteúdo na página sem impactos negativos na otimização do site
  • Velocidade do site é fator de rankeamento na pesquisa mobile

Mais sobre a importância do assunto

  • Uma semana antes do lançamento, em um hangout para webmasters, Martin Splitt e John Mueller, mencionaram a produção do material.
  • Martin Splitt, do Google, divulgou a documentação em seu Twitter e destacou que esta é a primeira versão do material, deixando subentendido que em breve haverá atualizações.

Complementando a discussão sobre o tema. Martin Splitt, desenvolvedor no Google,  informa 3 motivos onde o Lazy Loading pode não ser uma boa ideia. Assista abaixo (em inglês):

Conclusão

Pensando em performance, a técnica de lazy loading pode ser muito bem utilizada para melhorar a velocidade do site e a experiência do usuário, no entanto, deve-se ter atenção no momento da implementação, portanto, teste, teste e teste!

Como está o tempo de carregamento do seu site?

Escrito por

Rafa Torres

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

Albert Einstein