Como definir uma North Star Metric para atingir objetivos de negócio

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Métrica única é opção para direcionar esforços em ações de SEO

“Afinal, como definir uma North Star Metric em SEO?”. Essa é uma dúvida muito comum entre os profissionais da área. Afinal, o indicador mais importante é variável de acordo com a necessidade, momento e prioridade do negócio. 

Contudo, é de grande valia em estratégias de otimização. É claro que, durante sua execução, muitos KPIs (indicadores-chave de performance) são observados, sejam eles relacionados ao tráfego orgânico, aos cliques ou às conversões. Mas o “número mágico” que reflete de maneira clara e objetiva a eficiência das ações, muitas vezes, é deixado de lado pelas empresas. 

Se você deseja saber o que é e como definir uma North Star Metric para suas atividades de SEO, continue a leitura. Neste texto, veja definições e dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa. 

O que é uma North Star Metric?

North Star Metric (NSM) ou One Metric That Matters (OMTM) é um indicador de desempenho único e valioso para a empresa, que traduz de maneira simplificada o sucesso das estratégias aplicadas em negócios. 

Ele mede o crescimento da companhia a partir de um valor definido e observado ao longo do tempo. Ou seja, trata-se da métrica mais importante de um negócio. Todos os demais dados visam beneficiá-la para que os resultados sejam satisfatórios. 

Muito comum em startups, podem também ser aplicadas separadamente entre setores de uma organização. Por exemplo, em segmentos de vendas, marketing, atendimento, RH e SEO. 

Trata-se de um elemento variável de negócio para negócio (ou de área para área). Um e-commerce pode, em um momento, atentar-se para a retenção de clientes e em outro definir como prioridade o ticket médio. De modo similar, a North Star Metric de uma universidade pode ser o crescimento do número de matrículas, enquanto uma agência pode estar de olho no churn rate. 

É importante que uma North Star Metric seja: 

  • comum a todos os times ou membros de uma equipe;
  • fácil de entender;
  • mensurável;
  • escalável;
  • gerenciável.

Quais são alguns exemplos de North Star Metrics?

Para facilitar o entendimento, vamos observar algumas possíveis North Star Metrics em grandes negócios: 

  • Airbnb: agendamentos
  • Netflix: horas assistidas
  • Amazon: compras por mês
  • Facebook: usuários ativos diários
  • Uber: corridas
  • Medium: tempo total de leitura

Qual é a importância de definir uma North Star Metric?

A definição de uma North Star Metric é uma ação importante porque permite concentrar esforços e análises de um negócio. Quando definida como meta, proporciona uma visão global do intuito da empresa em um período determinado de tempo ou permanentemente. 

Imagine que uma empresa tenha a intenção de aumentar a receita total de R$ 50.000 para R$ 100.000 em um ano. Ou seja, 100%. Todas as áreas do negócio trabalham ao seu redor, contribuindo ativamente para alcançar a meta. 

A North Star Metric pode se desdobrar em novas medidas para setores específicos. Por exemplo, as vendas totais para a equipe de vendas; o custo por lead para a equipe de marketing; e o Net Promoter Score (NPS) para o time de sucesso do cliente. 

Ao longo do período, é possível avaliar métricas secundárias de crescimento e realizar ajustes para alcançar o objetivo final.

Como definir uma North Star Metric em SEO?

A primeira coisa que se deve ter em mente ao definir uma North Star Metric para ações de SEO é que ela deve ser alinhada aos objetivos do negócio. 

Embora uma das principais funções do SEO seja gerar tráfego por meio dos mecanismos de busca, as métricas de tráfego devem ser relacionadas às necessidades da empresa. Afinal, não adianta atrair visitantes se eles não fecham negócios, apenas para citar um caso. 

Em estratégias de otimização, há diversos indicadores que podem ser utilizados como North Star Metric, seja em SEO on-page, SEO off-page ou SEO técnico. Por exemplo: 

  • Tráfego total
  • Tráfego direto
  • Tráfego orgânico
  • Tráfego de Marca
  • Taxa de Cliques
  • Tempo de Permanência de Página
  • Sessões por visitante
  • Bounce Rate
  • Share of Search
  • Taxa de Retorno
  • Palavras-chave Ranqueadas
  • Taxa de Crescimento de Palavras-Chave Ranqueadas
  • Posição Média de Palavras-Chave Ranqueadas
  • Saúde do Site
  • Velocidade do Site
  • Autoridade Média de Backlinks
  • Taxa de Crescimento de Backlinks
  • Domínios de Referência
  • Impressões na SERP 

Cada uma delas possui seu valor diante de diferentes situações. A avaliação de qual delas deve ser definida como prioritária é uma decisão estratégica. Por sua natureza preditiva, é muito comum que os indicadores sejam avaliados em sprints e definidos de acordo com as necessidades do momento. 

Além, é claro, de se basearem em métricas de negócio como: 

  • Conversões
  • Leads Gerados
  • Taxa de Geração de Leads
  • Lifetime Value
  • ROI
  • Taxa de Retenção de Clientes
  • Custo de Aquisição de Clientes

Aliada à análise dos demais dados, a North Star Metric pode trazer muitos benefícios ao SEO e ao negócio como um todo. 

Se você deseja contar com uma agência especializada para ajudá-lo a observar os dados da sua empresa, entre em contato com a Conversion

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Escrito por Lucas Amaral

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