Por que tráfego orgânico é importante para estratégias em longo prazo?

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Modelo é essencial para alcançar bons resultados sem a necessidade de altos investimentos em mídia paga

Em uma era em que a concorrência pela atenção do usuário aumenta dia após dia, a conquista do tráfego orgânico torna-se cada vez mais importante. 

Em 2022, foram gastos 602 bilhões de dólares em anúncios digitais (Statista, 2023), e a expectativa é que esse valor chegue a 876 bilhões em 2026. Com o fim dos cookies de terceiros em 2024, a tendência é que o valor médio para investimento no setor aumente nos próximos anos. 

Isso comprova, ainda mais, a importância de se investir no marketing orgânico para aliviar os cofres das empresas e atrair visitantes de forma natural. 

Então, se você quer saber como fazer com que a sua audiência chegue até as páginas do seu site sem precisar investir recursos financeiros em mídia paga, continue a leitura. Neste texto, descubra o que é e como utilizar o tráfego orgânico em seu negócio. 

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é a contabilidade total de visitantes que chega a um website ou página de maneira natural. Ou seja, sem a necessidade de investimento financeiro. Por conta disso, é também chamado de tráfego gratuito. 

Apesar disso, essa segunda definição não corresponde à realidade. Para a conquista de tráfego orgânico, é necessário investimentos em técnicas de otimização para mecanismos de busca, marketing de conteúdo e plataformas para divulgação dos materiais criados. 

Ou seja, recursos humanos, tempo e ferramentas são considerados meios para a aquisição de tráfego orgânico e, embora não sejam gratuitos, costumam gerar resultados mais duradouros e com um melhor ROI do que o tráfego pago. Este último, por sua vez, gera resultados mais rapidamente. 

É possível dizer, assim, que as estratégias de tráfego orgânico são voltadas a ações em longo prazo e resultados permanentes. Já as atividades de mídia paga, embora possam ser usadas por períodos longos, trazem resultados imediatos, mas têm um custo. 

Outra maneira de tratar o tráfego orgânico é como qualquer fonte que não seja oriunda de plataformas de anúncio. Isso quer dizer que visitas vindas de redes sociais, aplicativos de comunicação, email ou links conquistados em sites terceiros integram esse conjunto. 

Contudo, para aprimorar a análise, as ferramentas (como o Google Analytics 4 ou o Adobe Analytics) dividem tais fontes, referindo-as como tráfego social, tráfego de email ou tráfego de referência, por exemplo. Assim, boa parte delas trata como tráfego orgânico todos os visitantes que chegam às páginas por meio dos mecanismos de busca. 

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Por que o tráfego orgânico é importante?

Existem muitas razões pelas quais o tráfego orgânico é importante. A primeira delas, já citada anteriormente, é não necessitar de investimentos financeiros diretos. 

Outro benefício diz respeito à sua perenidade. Em estratégias de SEO para blog, por exemplo, é possível criar conteúdo evergreen, que continua a gerar resultados muito tempo após a publicação. Ou seja, possui um bom custo-benefício quando observado como estratégia duradoura. 

O tráfego orgânico mantém uma lógica de crescimento contínuo. Em outras palavras, é escalável. Ou seja, quanto mais se produz, maior é o acúmulo de geração de tráfego. Em ações como a linkagem interna, constrói-se uma arquitetura engajadora, que proporciona uma boa experiência de navegação e mantém o usuário no site. 

Os mecanismos de buscas são sistemas que avaliam a relevância de um site pelo volume de conteúdos úteis que ele distribui e performance das páginas. Isso também influencia em ações de conquista de backlinks orgânicos, em um fluxo que aumenta, pouco a pouco, a autoridade do site e a sua força temática (ou autoridade de tema). 

Por fim, há o fato de que as pessoas tendem a confiar mais em links orgânicos do que em anúncios (que vêm com etiquetas indicando essa característica), seja em redes sociais, websites ou mecanismos de buscas.

Como conquistar tráfego orgânico?

Uma mão envolta de um ícone de página, lupa e mensagem

Algumas estratégias são notórias para conquistar tráfego orgânico. Em todas há um elemento em comum que as potencializa: a frequência. 

A seguir, conheça quais são as principais. 

Marketing de conteúdo

Uma das formas mais consistentes de se adquirir tráfego orgânico é por meio do marketing de conteúdo

Essa estratégia utiliza-se de múltiplos canais para entregar peças valiosas para a persona, satisfazendo suas necessidades e ajudando na resolução de problemas. 

Os formatos também são diversificados, como blog posts, social posts, ebooks, apresentações de slides, vídeos, podcasts e mensagens de email. 

SEO

Os mecanismos de busca são as ferramentas responsáveis por gerar uma boa  quantidade de tráfego na web, com uma fatia próxima a 30% (Statista, 2019, perdendo apenas para o tráfego direto (55%) e acima do tráfego de referência (13%), tráfego social (2,5%) e tráfego pago (0,5%). 

Por isso, as técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) são essenciais para atrair visitantes de maneira natural e, posteriormente, orientá-las pela jornada de compra do consumidor para se tornarem leais à marca.  

Email marketing

Outra maneira muito popular de se alcançar bons índices de tráfego orgânico é por meio de campanhas de email marketing. 

Dentro de uma estratégia de inbound marketing, as pessoas que recebem mensagens da marca são leads, usuários que espontaneamente solicitam uma comunicação contínua com a empresa. 

Isso quer dizer que, com ações voltadas aos fluxos de nutrição de leads, newsletter e fluxos de venda, é possível fazer com que o usuário retorne ao site para consumir outros conteúdos ou realizar novas conversões. 

Se você deseja aumentar o tráfego orgânico em suas páginas e garantir um bom posicionamento nos motores de busca, entre em contato com um dos nossos consultores e conheça nossas opções de serviço. 

Escrito por Lucas Amaral

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