Pigeon Update: Google lança atualização voltada para serviços locais

Raphael Simoni
Raphael Simoni
Pigeon Update

Donos de empresas que prestam serviços locais e que, basicamente, dependem das visitas de usuários de uma determinada região devem estar atentos à nova atualização do Google: o Pigeon Update (confira aqui lista de todas as atualizações).

Lançada no dia 24 de julho, a nova atualização já está impactando significativamente os resultados de buscas locais nos EUA e trata-se apenas de uma questão de tempo para começarmos a perceber mudanças nas SERPs brasileiras.

O novo algoritmo não foi anunciado oficialmente pelo Google e nasceu sem nome, sendo batizado como “Pigeon Update” pelo site Search Engine Land, uma espécie de porta-voz não oficial do Google no que se refere a notícias e novidades sobre SEO e Marketing de Busca em geral.

O Pigeon Update tem o objetivo de melhorar as buscas locais, tornando-as mais relevantes e precisas, além de estarem muito mais próximas dos fatores de ranqueamento das buscas orgânicas tradicionais, sendo visíveis tanto nos resultados do Google Maps como nos resultados naturais.

Columba livia

Segundo o Search Engine Land, o novo algoritmo recebeu o nome de Pigeon (pomba) em razão do instinto natural desta ave em saber sempre voltar para casa, seja onde ela estiver.

O nome é muito apropriado, pois o objetivo do Google é exatamente esse: trazer resultados precisos e relevantes para o usuário que busca por algum serviço local, um serviço que ele saiba onde fica, quanto tempo leva para chegar até esse local e o que estão falando sobre esse serviço. Do ponto de vista técnico, isso significa que será ainda mais importante a otimização para buscas locais, algo que já havíamos anunciado no ano passado, quando falávamos sobre busca local e ainda antes disso, quando postamos sobre o Venice Update.

O que muda?

O Google até agora não informou o quanto o Pigeon impactará nas buscas de outras partes do mundo, mas sua influência é notória em resultados na língua inglesa. Analistas nos EUA já podem identificar mudanças nas buscas locais, onde algumas empresas subiram e outras caíram no posicionamento, que passará a ter uma relação muito mais profunda junto às centenas de fatores de posicionamento, além de outros recursos de busca, como Knowledge Graph, correção ortográfica, sinônimos, entre outros.

O que já é possível observar em buscas nos EUA é uma melhora no posicionamento de diretórios de serviços locais, como o Yelp, Trip Advisor e Urban Spoon, sites que trabalham fortemente seu SEO.

O que fazer para se beneficiar do Pingeon Update

Se você possui um tipo de serviço local, como um restaurante, um petshop ou uma loja de aluguel de carros, é essencial planejar uma otimização orientada às buscas de usuários localizados em torno do seu negócio. Estes serviços dependem exclusivamente de tráfego local e a partir de agora este tipo de busca estará muito mais refinada e inteligente.

Nesse sentido, otimizações para Local Search são obrigatórias, como marcação de dados para endereço (caso seu negócio possua uma loja física), cadastro no Google Places para Empresas, interação com os seus clientes no Google Plus, cadastro em sites relevantes e confiáveis que ofereçam serviços por localização, conteúdo relacionado à região que você atua e tantas outras possibilidades que uma estratégia criativa e inteligente pode oferecer.

Escrito por Raphael Simoni

Escrito por Raphael Simoni

Escrito por Raphael Simoni

Escrito por Raphael Simoni

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.