Podcast: o que é, como fazer e como publicar

Conversion

Por ,
em

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do podcast.

Crescendo ano após ano, o universo dos podcasts vêm conquistando cada vez mais ouvintes e produtores de conteúdo.

Conteúdo que por sinal é bastante variado, abrangendo os mais diversos temas e públicos-alvos.

Aqui você vai entender tudo sobre o fenômeno dos podcasts, desde o que são até como fazê-los e onde ouvir e publicar.

Índice de Conteúdo

O que são podcasts?

Podcasts nada mais são do que mídias de áudio para serem ouvidas a qualquer momento, sob o regime on demand popularizado pelos serviços de streaming.

Seja no trânsito, no trabalho ou mesmo na hora de relaxamento em casa, as pessoas cada vez mais vêm consumindo esse formato.

Isso se deve à correria que a maior parte das pessoas vive no dia a dia, em que muitos não têm tempo para consumir conteúdo.

Nos podcasts, o conteúdo é bem variado, abrangendo desde temas de cultura pop até assuntos de negócios e empreendedorismo, passando por atualidades, política e o que mais vier na sua cabeça

Independente do assunto, as gravações normalmente são feitas em rodas de conversa, com um tom bem informal.

Isso acaba gerando uma sensação de intimidade entre os criadores e os consumidores das gravações.

A consequência disso é a enorme retenção dentre os ouvintes, que acompanham fervorosamente seus podcasters favoritos.

É um mercado em constante crescimento, com espaço para toda e qualquer pessoa propagar sua voz e ideias para quem tiver interesse.

Como fazer um podcast?

Para fazer um bom podcast, algumas preocupações devem estar em sua mente.

Vamos a elas:

Setup de gravação e edição

A montagem de um setup é imprescindível, já que a qualidade do som é de extrema importância.

Fique tranquilo, existem diversas formas para elaborar seu setup, abrangendo desde os orçamentos mais baixos até os mais altos.

O importante é possuir um bom microfone, que pode até ser o próprio celular com uma espuma (ou meia fina, se o orçamento estiver bem baixo).

Vale se atentar também ao local da gravação, que deve ter o mínimo de ruídos e barulhos externos para preservar a qualidade do áudio.

Quando tudo estiver gravado, basta partir para a edição.

No começo, pode parecer assustador, mas com um pouco de tempo e empenho, qualquer um pode aprender a editar.

Tenha em mente que quanto mais planejado for o investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro, melhor será o seu podcast.

Lembre-se que não adianta nada possuir um estúdio de ponta, e não conseguir produzir um conteúdo relevante que atraia ouvintes.

Elaborando o conteúdo para podcasts

Falando em conteúdo, é muito importante pensar que o seu podcast deve atender um nicho específico, que se interesse e identifique com seu tema.

Busque um assunto que você tenha domínio, e fale sobre ele informalmente, como se estivesse conversando com um amigo.

Trazer amigos para a gravação também é uma boa ideia, já que isso só enriquece a conversa e entretém seu público.

Vale pensar em um planejamento de pautas, que pode diminuir o risco de ficar sem assunto.

Deixe a conversa rolar, grave tudo e depois edite para aperfeiçoar o material.

Pronto! Você produziu seu primeiro podcast, mas e agora?

Como publicar um podcast?

Quando chegar a hora de publicar, você deverá escolher o agregador de podcast que irá veicular seu conteúdo.

Os agregadores são em sua maioria gratuitos, então vale pesquisar qual se adequa melhor a você.

O Anchor é uma boa opção, já que ele gera o RSS para seu conteúdo, imprescindível para a distribuição em agregadores maiores como o Spotify.

A presença no Spotify é de extrema importância, já que ele conta com uma ampla base de usuários e uma capacidade incrível de alcance e segmentação.

Depois de publicado, basta divulgar seu conteúdo.

Poste em suas redes sociais, fale sobre ele com seus amigos e busque alcançar o máximo de pessoas possível.

Se o conteúdo for relevante, e estiver presente no maior número de agregadores possível, não deve demorar para construir uma boa base de ouvintes.

Daí em diante, é só continuar produzindo e aprimorando seu material.

Agora você sabe o que é e como fazer um podcast.

Conta pra gente o que achou do conteúdo , e se tiver qualquer dúvida é só perguntar.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento