E-commerce no Brasil: conheça os principais dados, o market share, o crescimento e as principais estatísticas, com atualização mensal!

Diego Ivo
Diego Ivo

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A nova edição do Relatório Setores do E-commerce no Brasil traz uma nova métrica, a de faturamento. Ela foi desenvolvida utilizando os dados fornecidos por Venda Válida. Seu objetivo é entregar uma visão mais clara e abrangente de desempenho dos e-commerces no Brasil. Confira os principais destaques e análises do mês.

Índice

Agosto foi um mês desafiador para a maioria dos setores do e-commerce brasileiro. Mas apesar da retração, agosto foi o 5º melhor mês do ano para o E-commerce. 

Cosméticos e Joias apresentam crescimento com dia dos pais

Puxado pelo dia dos pais, o setor de cosméticos apresentou um crescimento de 1,6%, com a Natura como grande responsável pelos resultados positivos, com um aumento de 15,9% no número de acessos via web e aplicativos. Isso fez a marca brasileira entrar no Ranking dos 30 maiores e-commerces do Brasil.

O Boticário, líder do setor, teve um crescimento de 27,8% em relação ao mesmo período de 2023 e 8,2% na comparação mês a mês. E a Eudora subiu uma posição e assumiu o terceiro lugar do setor de cosméticos.

Outro setor que apresentou um crescimento esperado no mês dos pais foi o de Joias e Relógios, que cresceu 0,7% em relação ao mês anterior. O setor foi puxado pelos bons resultados da Vivara, que apresentou um crescimento de 4,4% em relação ao mês anterior e conquistou o seu melhor resultado de 2024 até então.

Fim do mês das férias faz setor de turismo ter queda de quase 15% em agosto

Entre os setores que apresentaram as maiores quedas, o setor de calçados se destacou negativamente, com uma retração de 15,9%. Com o fim do período de férias, o turismo também esteve em queda, recuando 14,5% em relação ao mês anterior.

Os importados também apresentaram uma retração de 11,1% em relação a julho. Mas apesar da queda geral, a Shein conseguiu subir uma posição e voltou ao primeiro lugar do setor. 

A empresa chinesa domina 70,6% do tráfego de aplicativos dentro do setor, com 49,9 milhões de acessos. A Made In China também cresceu 13% no último mês e subiu duas posições, alcançando a 8º posição.

Dica: esse material foi lançado originalmente em formato de Relatório, com dados e gráficos. Você pode acessá-lo aqui.

Apesar de mecanismos de busca serem a fonte de tráfego mais importante, deve haver um complemento entre orgânico e pago

A participação em nosso relatório e rankings é feita a partir do volume estimado de audiência dos sites, conforme metodologia que apresentamos. A audiência, por sua vez, é composta de canais de tráfego que enviam visitantes para cada e-commerce. A principal forma de entrada é o chamado “tráfego direto”, que acontece quando o consumidor digita o endereço da loja diretamente no navegador.

Logo em seguida, o tráfego de busca orgânica (26,3%) e busca paga (17,8%) vêm respectivamente na segunda e terceira posição. Podemos dizer que as buscas são o mais importante canal para o e-commerce, porque elas revelam a intenção do consumidor e canalizam a demanda para as lojas virtuais. Inclusive, nas próprias lojas virtuais, o buscador é fundamental.

E, acima de tudo, o importante é proporcionar uma excelente experiência do usuário, fazendo com que o seu visitante queira gastar tempo navegando em seu site, garantindo uma probabilidade maior de retorno. Este é, aliás, o princípio do SEO Experience, a nova geração de otimização de sites.

Além de tráfego e boa experiência, é importante ter um mix de produtos robusto em seu nicho, precificação competitiva, frete rápido e ser uma marca amada pelos consumidores. Fácil?

Certamente não, mas a oportunidade está aberta a todos!

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Quer a sua marca lembrada e no topo dos mecanismos de busca? Entre em contato com a Conversion e converse com um dos nossos consultores.

Escrito por Diego Ivo

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Murillo
2 meses atrás

Excelente artigo, eu trabalho com busca orgânica e tenho percebido que a qualidade dos leads de maneira geral tem sido melhor do que na busca paga, isso realmente reforça a importância do SEO e posicionamento no Google, seja e-commerce ou site institucional.

Escrito por Diego Ivo

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