Google anuncia atualização voltada à qualidade e veracidade dos resultados

Isadora Assis
Isadora Assis

O Google anunciou, no dia 11 de agosto de 2022, atualizações em sua busca com foco em melhorar a qualidade geral dos resultados de pesquisa e auxiliar os usuários a avaliar a qualidade dos resultados

Buscando aprimorar a qualidade e veracidade dos resultados, bem como a confiabilidade das fontes, o Google lançou no dia 11 de agosto novas funcionalidades e melhorias em seus recursos.

As novas funcionalidades permitirão que o usuário encontre mais informações sobre a fonte da publicação nos resultados da pesquisa e obtenha os melhores resultados para sua busca.

Confira os recursos anunciados:

Melhorias na qualidade dos Featured Snippets

Ao usar o modelo de IA mais recente do Google, o Multitask Unified Model (MUM ), os Featured Snippets agora podem entender a noção de consenso, que é quando várias fontes de alta qualidade na web concordam com o mesmo fato.

Ou seja, os sistemas podem verificar frases de destaque (o trecho que aparece em destaque na SERP) e relacioná-las a outras fontes de alta qualidade na Web, para checar se há um consenso geral para essa frase de destaque, mesmo que as fontes utilizem palavras ou conceitos diferentes para descrever o mesmo fato.

Através do MUM será possível fazer uma correção das informações, possibilitando ao Google a retirada de parte da pesquisa que está incorreta nos snippets. Segundo Pandu Nayak, vice-presidente de Search do Google, foi possível obter por meio do MUM uma redução de 40% das falsas afirmações, e também uma diminuição de resultados imprecisos, que muitas vezes encontrávamos ao realizar uma pesquisa um pouco mais específica.

A chegada do “Sobre este resultado” ao Brasil

“Sobre este resultado” foi uma função lançada para contextualizar o usuário sobre qualquer resultado de pesquisa na própria SERP, apenas tocando nos três pontos ao lado do resultado. A função permite que o usuário cheque a fonte de reprodução antes de ler o resultado completo. Segundo o Google, desde o lançamento no ano passado, as pessoas já utilizaram “Sobre este resultado” mais de 2,4 bilhões de vezes, e a atualização chegará a 8 novos idiomas, incluindo português (PT), até o final do ano.

Expandir os conselhos de conteúdo para “gaps” de informação

O interesse por um tópico de notícias de última hora pode ocorrer quando ainda não há informações suficientes sobre o assunto. Para isso, o Google exibe conselhos de conteúdo em situações em que um tópico está evoluindo rapidamente, indicando que talvez seja melhor verificar mais tarde quando mais fontes estiverem disponíveis.

Agora o Google irá expandir os conselhos de conteúdo para pesquisas que não possuam alta confiança na qualidade geral dos resultados disponíveis. Isto não significa que não esteja disponível informação útil, ou que um determinado resultado seja de baixa qualidade. Estes avisos fornecem contexto sobre todo o conjunto de resultados na página, e o usuário pode encontrar os resultados para a sua consulta mesmo quando o aviso está presente.

Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.
>