Branding Semântico é um conjunto de ações e estratégias para relacionar marcas à atributos, dores do cliente e questionamentos para aparecer nos resultados gerados com IA.
Estudos recentes mostraram que os dois principais fatores de ranqueamento das principais IAs do mercado são: conteúdo e popularidade de marca — o quanto a marca é buscada pelos usuários.
Também é necessário entender que os Large Language Models — os modelos por trás das IAs generativas, os famosos LLMs — são alimentados por algum buscador. Por exemplo, o ChatGPT classifica os resultados quando perguntado sobre algum produto de acordo com o que encontra no Bing.
O Gemini faz suas buscas no Google e assim por diante. E as respostas geradas pelas IAs são geradas de acordo com relação semântica da marca com as dores, dúvidas e questões apresentadas pelo usuário. Para ser citado pelas IAs, o Branding Semântico será fundamental.
Branding Semântico é parte do SEO
Com a chegada das IAs Generativas — principalmente o avanço do ChatGPT —, vivemos um momento inédito na história das buscas. O Answer Engine Optimization se tornou uma realidade e está transformando o SEO como conhecemos.
Nessa nova fase das buscas orgânicas, a força das marcas importa mais do que elementos técnicos até então essenciais para o SEO. Por outro lado, para que as marcas sejam mencionadas, elas precisam de um SEO de qualidade, para explorarem os conteúdos, temas e atributos da marca de maneira estratégica.
É aqui que o Branding Semântico aparece, uma vez que ele reflete como as pessoas entendem as marcas e como se relacionam com elas. Ao mesmo tempo, essa nova fase do Branding tem fortes relações com os conceitos clássicos de AI Ries e Jack Trout, os criadores do posicionamento de marca.
O posicionamento da sua marca é mais importante do que nunca
Agora, as marcas precisam se posicionar de acordo com as categorias de mercado e atributos de produto que querem representar. A tese de Reis e Trout afirmava que uma marca precisa ser a primeira em uma categoria de mercado e ocupar este espaço na mente do consumidor. É o caso da Coca-Cola com “refrigerante”, por exemplo.
Imagine que alguém procure por “tênis de corrida para maratona” em alguma Gen IA. A marca que quiser aparecer primeiro precisa falar sobre esse tema e ser referenciada sobre por outras páginas, preferencialmente com backlinks. E isso vale para qualquer atributo, característica ou dor que resolva.
Um exemplo de aplicação disso é a própria Conversion. Caso você pesquise “qual a maior agência de SEO do Brasil” no ChatGPT, muito provavelmente verá a Conversion como primeira resposta. Isso acontece porque o posicionamento da empresa é esse, tanto dentro quanto fora do site institucional.
É como a marca se posiciona e é como o mercado e os veículos de comunicação entendem e falam sobre a marca — logo, é assim que ela será entendida pelos LLMs.
As melhores estratégias para ser citado pelas inteligências artificiais
Uma das formas mais eficientes de ser citado pelas IAs é utilizando o modelo de Topic Clusters. São basicamente grafos de conhecimento, estruturando o conteúdo do site. As páginas são divididas em seções e todas elas estão interligadas por um único tópico, apesar de abordarem diferentes temas.
Por exemplo: na Conversion, temos um Guia de SEO, que se liga a todos os outros sub-conceitos, como SEO Técnico, SEO Off Page e afins. Isso cria o campo semântico da marca, fazendo com que ela seja vista como autoridade naquele assunto pelos buscadores — e, por consequência, pelas IAs que consultam aqueles buscadores.
Outra ótima estratégia é o PR (Relações Públicas), que faz com que a sua marca seja citada por outros sites de confiança. Dessa forma, a sua marca controla a própria narrativa — a Conversion é sempre mencionada como agência de SEO, a maior agência de SEO, etc. Isso traz mais força semântica para a marca e aumenta a autoridade.
As buscas e o conteúdo estão migrando para os LLMs
O Google já utiliza autoridade tópica e força semântica como fator de ranqueamento, mas com as IAs, isso ficará ainda mais intenso. Um dos motivos é a migração das buscas para as LLMs, movimento que o próprio Google está fazendo. Segundo, porque as IAs trabalham com grafos de conhecimento — assim como o cérebro humano.
Outro fator de ranqueamento muito importante para as IAs é a profundidade do conteúdo. Quanto mais profundo — leia-se conteúdos longos e bem embasados — maior a probabilidade dele aparecer nas respostas das IAs.
Por fim, o flesch score também se mostrou importante para o ranqueamento. Ou seja, conteúdos mais simples e fáceis de ler são os preferidos das IAs, uma vez que elas utilizam um modelo conversacional que também valoriza a simplicidade — para o melhor entendimento do usuário.
Em outras palavras, conteúdos longos e fáceis de ler serão os mais buscados pelas IAs e pela maioria dos usuários também. Como dito anteriormente, o Google já valoriza esse tipo de conteúdo, isso apenas se tornou mais intenso.
Marcas fortes são o novo fator de ranqueamento nas IAs
Como dito anteriormente, para aparecer nas respostas geradas pelas Gen IAs, é preciso construir marcas fortes. Ou seja, quanto mais sua marca for buscada, maior a chance dela ser citada pelas IAs.
Kevin Indig, um dos principais especialistas em crescimento orgânico do mundo, chamou isso de “popularidade de marca” — que pode ser medida com o Share of Search. Para se tornar uma marca popular, é preciso mudar a forma como se analisa a performance.
Ao invés de focar em canais específicos, medidos através do last-click — métrica que não estará disponível para AI Overviews e AI Mode do Google — é preciso focar na performance de marca. Hoje, mais do que nunca, a marca é o principal canal de aquisição.
Por isso, o Brandgrowth, metodologia que une a mentalidade de Growth ao Branding para criar marcas mais desejadas e acionáveis — buscadas pelos usuários — se tornou a melhor forma de aumentar a popularidade da sua marca. E por consequência, fazer com que ela seja mencionada pelas inteligências artificiais.
Que interessante essa matéria que acabei de ler, até compartilhei no meu Facebook. vale cap resultado hoje