Com destaque para setor de Importados, e-commerce brasileiro cresce 1,1% em Agosto e registra 1,76 bilhão de acessos

Bruna Trindade
Bruna Trindade

Este mês o Relatório Setores do E-commerce traz o setor de Importados em recorte especial. Acesse a pesquisa exclusiva sobre o consumo de produtos vindos do exterior por brasileiros e entenda como a pandemia impulsionou a globalização do varejo.

Registrando 1,76 bilhão de acessos em Agosto, o e-commerce cresceu 1,1% no comparativo com o mês anterior.

Segundo dados da nova edição do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, o avanço do comércio eletrônico nacional foi tímido, mas grandes players obtiveram um crescimento individual expressivo.

Setores como Esportes, Turismo, Eletrônicos e Marketplace apresentaram sites com números significativos no Month Over Month, o que alavancou o próprio crescimento das categorias.

Em Setembro/21, além da análise dos mais de 500 sites mais acessados do país, o recorte especial do mês vai para o setor de Importados e a ofensiva dos e-commerces internacionais no país, o chamado comércio Cross Border.

Com o resultado de um estudo exclusivo feito com 400 brasileiros conectados à internet, o Relatório traz um perfil detalhado de quem é o consumidor destes produtos e de como a pandemia impulsionou a globalização do varejo no país.

Metodologia

Em nossa metodologia, são considerados e-commerces sites predominantemente transacionais cuja intenção de acesso à página inicial é inclinado à compra ou ao acesso de produto adquirido.

Os dados referem-se somente às visitas provenientes do Brasil e, como fontes, são usadas as ferramentas SimilarWeb e SEMRush.

Para ter acesso aos dados, baixe agora o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, o único a trazer audiência, canais de tráfego e análise setorial. Grátis.

Principais estatísticas

No último ano, o e-commerce nacional registrou um total de 21,94 bilhões de visitas.

Em Agosto, o total registrado foi de 1,76 bilhão, o que representa um crescimento tímido de 1,1% com relação a Julho, mês anterior.

O carro chefe da indústria, no entanto, continua sendo o setor de Marketplace, responsável por nada menos que 43,5% de todas estas visitas.

Apesar do avanço total ter sido menor que o último registrado, alguns setores cresceram significativamente, bem como alguns players.

Os setores que mais cresceram no MoM foram Esportes (8,71%), Turismo (6,44%) e Educação, Livros & Papelaria (5,32%).

Nos dados gerais de Share of Search, Loja do Mecânico segue sendo o líder da indústria seguido por Petz e Amazon, com 42% do SoS.

Destaque do mês vai para setor de Importados e comércio internacional ganha corpo no país

Nesta edição, o recorte especial vai para o setor de Importados, que vem demonstrando maturidade entre os consumidores brasileiros.

Após o boom dos e-commerces asiáticos, que impulsionaram significativamente o setor nos últimos  meses, as compras vindas do exterior ultrapassaram as barreiras orientais e se estenderam a diversos outros países.

Segundo dados de pesquisa exclusiva desenvolvida pela Conversion com 400 brasileiros que fizeram compras internacionais nos últimos 12 meses, o player com a maior preferência é o AliExpress, que lidera o market share da categoria (34,8%).

Market Share (1)

O site também ocupa a 6ª posição no ranking geral de e-commerces mais acessados do Brasil.

Em números gerais, o setor de Importados cresceu 3,96% com relação ao mês anterior, Julho, e já soma 156 milhões de acessos nos últimos 12 meses.

Segundo nossos entrevistados, o fator que mais influencia o avanço do setor é a grande oferta de preços baixos encontrados neste tipo de compra, uma vantagem que nem mesmo a alta do dólar conseguiu intimidar.

12

Ranking de maiores sites tem ascensão da Q Concursos e queda da Ponto

Nos destaques do Ranking de e-commerces mais acessados do Brasil, o destaque vai para a Q Concursos, que escalou 5 degraus e chegou a 10ª posição.

ranking

A DrogaRaia também subiu na classificação, chegando a 24ª posição.

Em contrapartida, a Ponto sofreu a maior queda entre os 30 colocados, caindo 3 pontos e parando na 13ª posição.

A Oceane, do setor de Cosméticos, subiu 11 posições na contagem geral, mas não alcançou o TOP 30.

Apesar de não terem entrado no ranking, algumas lojas demonstraram crescimento significativo no mês, como por exemplo a Esposende, do setor de Calçados, que cresceu 326% no MoM.

Outro destaque vai para Paqueta Esportes, do setor de Esportes, com avanço de 86% no comparativo mensal.

Seguindo a mesma tendência, 123 Milhas, de Turismo, cresceu 21,63%; TrocaFone, de Eletrônicos, cresceu 21% e Compra Certa, em Marketplace, cresceu 26%.

SEO segue como segunda maior fonte de tráfego

Após Tráfego Direto, com 42,7% dos acessos totais a sites de e-commerce no país, a Busca Orgânica segue como segunda maior fonte de visitas, com 28% do total.

graph05

Download, uso de nossos gráficos e contato com assessoria de imprensa

Os infográficos desta página podem ser reproduzidos, preferencialmente com crédito em formato de hiperlink. Não é permitida qualquer modificação.

Para agendar uma entrevista ou ter mais informações, fale com a nossa assessoria de imprensa:

[email protected]
+55 (11) 99933-3955

Escrito por Bruna Trindade

Escrito por Bruna Trindade

Escrito por Bruna Trindade

Escrito por Bruna Trindade

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.