July 2021 Core Update: nova grande atualização do Google eleva picos de volatilidade na SERP

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Update de Julho vai levar de uma a duas semanas para ser totalmente implementado e já vem gerando volatilidade extrema no Google, segundo nossa ferramenta SERP Volatility

No último dia 07 de Junho falamos aqui sobre o June 2021 Core Update, a primeira parte de uma grande atualização de algoritmo que seria finalizada somente neste mês.

Apesar de não ter definido uma data para o início da implementação da segunda parte, ontem, o perfil oficial do Google no Twitter publicou uma nota confirmando que o July 2021 Core Update havia começado.

SERP registra volatilidade extrema

A volatilidade identificada na SERP hoje, 02/07, não deixa dúvidas: o core update mal chegou já demonstra grande impacto nos resultados de pesquisa, levando nossa ferramenta SERP Volatility a marcar altíssimos 318 pontos.

A SERP Volatility é a ferramenta exclusiva da Conversion para medir a volatilidade dos resultados em páginas de resultados do Google e é a única ferramenta do mercado totalmente voltada às SERPs brasileiras.

Este nível de volatilidade não havia sido registrado nem mesmo no início da implementação da primeira parte do update, há menos de 30 dias.

Historicamente, os chamados “Core Updates” são atualizações gerais no algoritmo principal, sem foco específico em um idioma ou categoria de site, buscando uma melhoria nos resultados como um todo.

Ao anunciar o June 2021 Core Update, o Google deixou claro, inclusive, que a maior parte dos sites não sentiria o impacto da mudança, o que provavelmente mudará com a segunda parte.

Atualização não se relaciona com o Page Experience e Spam Update

A conclusão do July 2021 Core Update, que deve levar de uma a duas semanas, não tem nenhuma relação com o Google Page Experience, que começou a ser implementado no último dia 15 de junho e deve seguir assim até o final de agosto.

Entre o Page Experience e o July 2021, no entanto, duas novas atualizações de algoritmo também se destacaram: a primeira e a segunda parte do Spam Update, uma melhoria que chega como resultado dos esforços do time anti-spam do Google.

O Spam Update também não terá nenhum impacto nos resultados do July 2021, portanto não há motivo para se preocupar com todas essas atualizações ao mesmo tempo.

O que fazer se meu site for impactado pelo July 2021 Core Update?

Este é o questionamento oficial de todas as atualizações do Google: como reagir caso eu sinta impactos negativos no meu site a partir de agora?

Para responder a essa pergunta tão frequente, em agosto de 2019 o Google publicou um documento com todas as mais relevantes informações sobre os core updates e sobre o que fazer caso seu site sofra com algum deles.

Em resumo, o Google documenta que os maiores pontos de atenção para webmasters são Conteúdo e E-A-T, mas ao falar especificamente sobre o July 2021 Core Update, assim como aconteceu com a sua primeira parte, talvez a melhor opção, agora, seja fazer uma revisão geral do site e aguardar o final de sua implementação.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.