Google reconhece que links são importante fator de rankeamento

Diego Ivo
Diego Ivo

Há muito e muito tempo, links são conhecidos como um dos principais fatores de ranqueamento pelos SEOs. Entretanto, é muito comum que alguns especialistas digam que links pararam de funcionar e que não têm o mesmo peso de antes. O Google, ao contrário, confirma a importância dos links.

No podcast Search Off The Record, do Google, em algum momento John Mueller afirmou o seguinte:

“Bom, é algo que imagino, com o tempo, o peso nos links. Em algum momento, vai cair um pouco, pois hoje não podemos descobrir um pouco melhor como o conteúdo se encaixa no contexto de toda a web. E, até certo ponto, os links sempre serão algo com o qual nos preocupamos porque temos que encontrar as páginas de alguma forma.”

Depois complementou:

“mas meu palpite é que com o tempo, link não será um fator tão grande como às vezes é hoje. Acho que já é algo que está mudando bastante.”

O que os dados falam

Tanto estudos globais quanto este estudo que realizamos no Brasil apontam que autoridade de página e de domínio, que são geradas a partir de backlinks, estão correlacionados com melhores posições no Google.

Você pode ver essa correlação na imagem abaixo:

E também nesta:

Como entender essa declaração do Google?

Naturalmente, o Google é muito reticente quando fala de fatores de ranqueamento. Entretanto, pelas entrelinhas podemos tentar entender o que de fato funciona atualmente e como o Google quer que as coisas venham a funcionar no futuro.

O grande sonho do Google é, apenas pela página em si, ser capaz de identificar o melhor conteúdo. Entretanto, cada vez mais, isso se mostra praticamente impossível. Duvida?

Segundo a Search Engine Roundtable, há cerca de 8 anos, Matt Cuts, antigo porta-voz do Google quando o assunto era SEO, afirmou a mesma coisa. Em minha opinião, links estão mais importantes do que nunca – mas não como eram antigamente.

No passado, posicionava-se no Google pela conquista de maior quantidade de links. Hoje o que determina o sucesso é a qualidade desses links, assim como da página que irá posicionar.

Quer aprender mais sobre links? Veja esse nosso guia sobre link building.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.