Analisamos 1.318 palavras-chave que estavam entre as mais buscadas, 94,4mi de buscas mensais, 8.804 páginas posicionadas e colocamos elementos de SEO à prova. Descubra os resultados.
Pela primeira vez no Brasil, é feito um estudo para entender os fatores de ranqueamento em sites de e-commerce e a Conversion traz os resultados com exclusividade para você.
Você já sabe que os dados dizem muito sobre o comportamento do consumidor e que deveriam ser usados de maneira mais ostensiva nas estratégias de SEO para e-commerce.
Visando desenvolver o mercado de SEO no Brasil, a Conversion traz a público a maior análise já feita sobre as técnicas de otimização em lojas virtuais brasileiras.
A partir desses números, sites de todos os tamanhos poderão entender de uma melhor forma o que é necessário para alcançar o topo das buscas.
Pré-requisitos e metodologia
Recomendamos que o consumo deste estudo seja feita por pessoas que tenham boas noções de comércio eletrônico e conheçam pelo menos as técnicas fundamentais de SEO.
O propósito do estudo é ir a fundo na aplicabilidade e resultados das práticas SEO nos TOP benchmarks do mercado de e-commerce.
Para isso, seguimos analisamos os seguintes dados e critérios:
Analisamos um total de 1.318 palavras-chave que estavam entre as mais buscadas (as mesmas utilizadas no SERP Volatility), 8.804 páginas posicionadas e colocamos 10 elementos à prova
Segundo a metodologia, encontramos maior incidência dos seguintes domínios:
Utilizamos o ScreamingFrog para rastrear as páginas.
Por fim, os dados de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página foram consultados via Ahrefs, com as métricas, respectivamente, de Domain Rating (DR) e URL Rating (UR).
O estudo foi realizado pelo nosso time de Business Intelligence.
Elementos de SEO colocados à prova
- Título
- H1
- H2
- Autoridade de Domínio
- Autoridade de Página
- Backlinks
- Tamanho de Conteúdo
- Links internos recebidos
- Links internos enviados
- Tempo de carregamento
Palavra-chave exata está presente no título de 59% dos resultados
Em SEO, “palavra-chave na exata” é a expressão técnica que utilizamos para nos referimos a uma palavra-chave estar presente exatamente da mesma forma em que é buscada.
Neste ponto, buscamos a incidência dessa palavra-chave no título (elemento <title>) da página analisada.
A palavra-chave exata não está na Title em 41% das URLs mais bem avaliadas.
Desde a introdução do RankBrain (2016), o Google é inteligente o suficiente para entender sinônimos e “pesquisa conversacional”, além da ordem invertida dos termos (exemplo: samsung a20 e a20 samsung).
Esta é a nossa hipótese principal para os números apresentados. Outra hipótese, que tem sua validade, é que há espaço para otimização mesmo entre os grandes sites.
Nesse sentido, as páginas com palavras exatas na title tendem a um melhor posicionamento.
Nas 5 primeiras posições, cerca de 60% das Titles possuem “palavra chave exata” – percentual cai pela metade na 10a posição, como podemos observar:
Presença de palavra-chave exata no H1 é consideravelmente forte
Em 54% dos casos a keyword exata está no H1, isto mostra que a palavra exata não é extremamente relevante para o posicionamento, apesar de ter uma forte co-relação.
Repare que a co-relação entre a palavra no title (59%) e no H1 (54%) são bastante próximas.
Tendência esta que não se verificará quando analisarmos o H2:
H2: encontramos uma menor incidência da palavra
Quando analisamos a incidência no H2, a presença da keyword em sua forma exata cai quase dois terços.
Em apenas 20% das páginas encontramos a incidência da palavra-chave no H2, por outro lado segue a tendência de estar presente nas 3 primeiras palavras.
Domínios com maior autoridade tendem a ranquear mais na primeira página do Google
O Google prefere os maiores sites nas primeiras posições e na primeira página como um todo.
Há uma tendência geral de quanto maior for a autoridade de domínio, mais alto ser o posicionamento.
Média de autoridade de domínio por posição:
1. 71
2. 72
3. 72
4. 72
5. 72
6. 71
7. 69
8. 68
9. 66
10. 66
Comparamos o nosso estudo com o Backlinko, feito no âmbito global, e verificamos que ambos apontam a mesma tendência.
Quanto mais alto o seu posicionamento maior será o Domain Rating!
Autoridade de Página também é bastante importante
A maioria das classificações de URL são semelhantes entre os TOP 10, porém ela tende a decrescer conforme aumenta a posição.
Esse dado reforça a grande importância em conquista de links, segundo nossa tese especialmente com esforços de Link Building.
Backlinks apontam a mesma tendência
Backlinks são os links de outros domínios apontando para a página em questão.
Eles são responsáveis pela construção da Autoridade de Página (e também de Domínio), embora seja comum muitas vezes uma quantidade grande de links.
O gráfico abaixo representa a média de total de backlinks para cada uma das posições.
Vale ressaltar que o Top 3 tem o dobro de backlinks que as posições 4-10.
Tamanho do conteúdo também importa
Pode não parecer, mas sites de e-commerce possuem uma grande quantidade de conteúdo.
Para calcular o tamanho de conteúdo das páginas, analisamos o corpo da página (<body>) e analisamos todos os textos que não estivessem nem no header nem no footer, e que não fossem marcações de HTML.
Em resumo, todos os textos existentes em vitrine de produtos, em textos de apoio e em elementos únicos da página são considerados como conteúdo nessa análise.
Segundo levantamento, 50% dos Conteúdos nas primeiras 10 posições possuem entre 1000 e 1800 palavras.
Em média, na primeira página os conteúdos têm 1.507 palavras:
Links internos são peça-chave para melhor posicionamento
Links Internos são hiperlinks que apontam para outras páginas do mesmo domínio.
Eles são divididos entre inlinks (recebidos) e outlinks (enviados).
Eles ajudam o Google a encontrar, indexar e entender todas as páginas do seu site.
Segundo o Backlinko, linkagem interna é peça-chave para todo site que almeja bom posicionamento orgânico.
Efeito dos links internos (inlinks)
Há uma forte correlação entre o número de links internos que apontam para as páginas referenciadas e seu posicionamento.
Vale observar que os números de links internos são dados brutos de nossa pesquisa e estão limitados à nossa amostragem, que possui 8.804 páginas.
Entretanto, o dado ao qual chegamos é corroborado pelas melhores práticas de SEO, que apontam o “link building interno” com de suma importante.
Exemplo disso é o site eClock, que está na primeira posição para “relogios masculinos” e cuja página recebe 481 links internos.
Links internos que saem da página (outlinks)
Ampla gama de produtos e boa arquitetura da informação aumentam a quantidade de links internos da página e ajudam o Google a entender que seu site é relevante para o universo de palavras-chave da sua categoria.
Tempo de carregamento: na primeira posição, NÃO há páginas com mais de 2 segundos para download
Recentemente, o Google anunciou o Page Experience, como novo fator de ranqueamento.
Dentre o pacote de mudanças que deve ocorrer até o início do próximo ano, o Google anunciou a métrica LCP (Larget Contentful Pant).
Na prática, o Google pede que o conteúdo principal da página (texto ou imagem) carregue em até 2,5 segundos.
Observamos, entretanto, que na primeira posição do Google os sites carregam no máximo 2 segundos para realizar o download.
(Em nosso estudo não renderizamos as páginas, mas apenas fizemos o seu download.)
Conclusão
Esperamos que você tenha gostado deste estudo inédito!
Acreditamos que estes dados irão contribuir fortemente para o desenvolvimento da comunidade de SEO e marketing digital no Brasil.
Em SEO, vemos no mercado muito achismo, mas com uma abordagem de dados deve prevalecer a estatística sobre as opiniões.
Para fazer esse estudo, trouxemos como hipóteses algumas das práticas que utilizamos para que nossos clientes tenham mais de 350 mil palavras-chave nas 3 primeiras posições do Google.
Para nós, foi muito interessante perceber que o Google está anunciando como novo fator de ranqueamento itens que já estavam presentes entre os sites melhor posicionados — estamos falando do tempo de carregamento, que é abaixo de 2 segundos para todos os sites na primeira posição.
Além disso, o estudo destaca que autoridade de Domínio e de Páginas são fortes fatores de ranqueamento, o que destaca a importância do investimento em Link Building para as estratégias de SEO.
Por fim e não menos importante, constamos que até para e-commerce o tamanho de conteúdos é fundamental.
Bem, esperamos que esse estudo tenha trazido vários insights para seu negócio, seu cliente e para SEO como um todo.
Se você deseja aprender mais sobre SEO, assista ao Open SEO, nosso curso gratuito.
E aí, o que achou?
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