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E-commerce, SEO
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Estudo de SEO da Conversion analisa 94,4 milhões de buscas mensais e traz melhores práticas para e-commerce

Diego Ivo

13/07/2020
7 min de leitura

Sumário

  1. Título
  2. H1
  3. H2
  4. Autoridade de Domínio
  5. Autoridade de Página
  6. Backlinks
  7. Tamanho de Conteúdo
  8. Inlinks
  9. Outlinks
  10. Tempo de Carregamento
  11. Conclusão
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Analisamos 1.318 palavras-chave que estavam entre as mais buscadas, 94,4mi de buscas mensais, 8.804 páginas posicionadas e colocamos elementos de SEO à prova. Descubra os resultados.

Pela primeira vez no Brasil, é feito um estudo para entender os fatores de ranqueamento em sites de e-commerce e a Conversion traz os resultados com exclusividade para você.

Você já sabe que os dados dizem muito sobre o comportamento do consumidor e que deveriam ser usados de maneira mais ostensiva nas estratégias de SEO para e-commerce.

Visando desenvolver o mercado de SEO no Brasil, a Conversion traz a público a maior análise já feita sobre as técnicas de otimização em lojas virtuais brasileiras.

A partir desses números, sites de todos os tamanhos poderão entender de uma melhor forma o que é necessário para alcançar o topo das buscas.

Pré-requisitos e metodologia

Recomendamos que o consumo deste estudo seja feita por pessoas que tenham boas noções de comércio eletrônico e conheçam pelo menos as técnicas fundamentais de SEO.

O propósito do estudo é ir a fundo na aplicabilidade e resultados das práticas SEO nos TOP benchmarks do mercado de e-commerce.

Para isso, seguimos analisamos os seguintes dados e critérios:

Critérios: palavras, buscas, URLs e elementos de SEO

Analisamos um total de 1.318 palavras-chave que estavam entre as mais buscadas (as mesmas utilizadas no SERP Volatility), 8.804 páginas posicionadas e colocamos 10 elementos à prova

Segundo a metodologia, encontramos maior incidência dos seguintes domínios:

Top Domínios Presente no Top 10

Utilizamos o ScreamingFrog para rastrear as páginas.

Por fim, os dados de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página foram consultados via Ahrefs, com as métricas, respectivamente, de Domain Rating (DR) e URL Rating (UR).

O estudo foi realizado pelo nosso time de Business Intelligence.

Elementos de SEO colocados à prova

  • Título
  • H1
  • H2
  • Autoridade de Domínio
  • Autoridade de Página
  • Backlinks
  • Tamanho de Conteúdo
  • Links internos recebidos
  • Links internos enviados
  • Tempo de carregamento

Palavra-chave exata está presente no título de 59% dos resultados

Em SEO, “palavra-chave na exata” é a expressão técnica que utilizamos para nos referimos a uma palavra-chave estar presente exatamente da mesma forma em que é buscada.

Neste ponto, buscamos a incidência dessa palavra-chave no título (elemento <title>) da página analisada.

A palavra-chave exata não está na Title em 41% das URLs mais bem avaliadas.

Dados de palavra-chave no title

Desde a introdução do RankBrain (2016), o Google é inteligente o suficiente para entender sinônimos e “pesquisa conversacional”, além da ordem invertida dos termos (exemplo: samsung a20 e a20 samsung).

Esta é a nossa hipótese principal para os números apresentados. Outra hipótese, que tem sua validade, é que há espaço para otimização mesmo entre os grandes sites.

Nesse sentido, as páginas com palavras exatas na title tendem a um melhor posicionamento.

Nas 5 primeiras posições, cerca de 60% das Titles possuem “palavra chave exata” – percentual cai pela metade na 10a posição, como podemos observar:

Dados de palavra-chave exata por posição

Presença de palavra-chave exata no H1 é consideravelmente forte

Em 54% dos casos a keyword exata está no H1, isto mostra que a palavra exata não é extremamente relevante para o posicionamento, apesar de ter uma forte co-relação.

Dados de palavra-chave no H1 e se está no início

Repare que a co-relação entre a palavra no title (59%) e no H1 (54%) são bastante próximas.

Tendência esta que não se verificará quando analisarmos o H2:

H2: encontramos uma menor incidência da palavra

Quando analisamos a incidência no H2, a presença da keyword em sua forma exata cai quase dois terços.

Dados de palavra-chave estar no H2 e se está no início

Em apenas 20% das páginas encontramos a incidência da palavra-chave no H2, por outro lado segue a tendência de estar presente nas 3 primeiras palavras.

Domínios com maior autoridade tendem a ranquear mais na primeira página do Google

O Google prefere os maiores sites nas primeiras posições e na primeira página como um todo.

Há uma tendência geral de quanto maior for a autoridade de domínio, mais alto ser o posicionamento.

Dados de Autoridade de Domínio (Domain Authority) na primeira página do Google

Média de autoridade de domínio por posição:

1. 71
2. 72
3. 72
4. 72
5. 72
6. 71
7. 69
8. 68
9. 66
10. 66

Comparamos o nosso estudo com o Backlinko, feito no âmbito global, e verificamos que ambos apontam a mesma tendência.

Estudo Backlinko sobre Domain Authority por posição

Quanto mais alto o seu posicionamento maior será o Domain Rating!

Autoridade de Página também é bastante importante

A maioria das classificações de URL são semelhantes entre os TOP 10, porém ela tende a decrescer conforme aumenta a posição.

Esse dado reforça a grande importância em conquista de links, segundo nossa tese especialmente com esforços de Link Building.

Dados de Autoridade de Página (Page Authority) por posição

Backlinks apontam a mesma tendência

Backlinks são os links de outros domínios apontando para a página em questão.

Eles são responsáveis pela construção da Autoridade de Página (e também de Domínio), embora seja comum muitas vezes uma quantidade grande de links.

O gráfico abaixo representa a média de total de backlinks para cada uma das posições.

Dados de backlinks por posição

Vale ressaltar que o Top 3 tem o dobro de backlinks que as posições 4-10.

Tamanho do conteúdo também importa

Pode não parecer, mas sites de e-commerce possuem uma grande quantidade de conteúdo.

Para calcular o tamanho de conteúdo das páginas, analisamos o corpo da página (<body>) e analisamos todos os textos que não estivessem nem no header nem no footer, e que não fossem marcações de HTML.

Em resumo, todos os textos existentes em vitrine de produtos, em textos de apoio e em elementos únicos da página são considerados como conteúdo nessa análise.

Segundo levantamento, 50% dos Conteúdos nas primeiras 10 posições possuem entre 1000 e 1800 palavras.

Dados de quantidade de palavras chave por conteúdo

Em média, na primeira página os conteúdos têm 1.507 palavras:

Dados de quantidade de palavras chave de conteúdo por cada posição

Links internos são peça-chave para melhor posicionamento

Links Internos são hiperlinks que apontam para outras páginas do mesmo domínio. 

Eles são divididos entre inlinks (recebidos) e outlinks (enviados).

Eles ajudam o Google a encontrar, indexar e entender todas as páginas do seu site. 

Segundo o Backlinko, linkagem interna é peça-chave para todo site que almeja bom posicionamento orgânico.

Efeito dos links internos (inlinks)

Há uma forte correlação entre o número de links internos que apontam para as páginas referenciadas e seu posicionamento.

Vale observar que os números de links internos são dados brutos de nossa pesquisa e estão limitados à nossa amostragem, que possui 8.804 páginas.

Entretanto, o dado ao qual chegamos é corroborado pelas melhores práticas de SEO, que apontam o “link building interno” com de suma importante.

Dados de links internos por posição

Exemplo disso é o site eClock, que está na primeira posição para “relogios masculinos” e cuja página recebe 481 links internos.

Tela de site de exemplo

Links internos que saem da página (outlinks)

Dados de média de outlinks (links para outras páginas do mesmo domínio)

Ampla gama de produtos e boa arquitetura da informação aumentam a quantidade de links internos da página e ajudam o Google a entender que seu site é relevante para o universo de palavras-chave da sua categoria.

Telas de sites e respectivos outlinks

Tempo de carregamento: na primeira posição, NÃO há páginas com mais de 2 segundos para download

Recentemente, o Google anunciou o Page Experience, como novo fator de ranqueamento.

Dentre o pacote de mudanças que deve ocorrer até o início do próximo ano, o Google anunciou a métrica LCP (Larget Contentful Pant).

LCP

Na prática, o Google pede que o conteúdo principal da página (texto ou imagem) carregue em até 2,5 segundos.

Observamos, entretanto, que na primeira posição do Google os sites carregam no máximo 2 segundos para realizar o download.

(Em nosso estudo não renderizamos as páginas, mas apenas fizemos o seu download.)

Tempo de download de páginas (carregamento) por posição

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado deste estudo inédito!

Acreditamos que estes dados irão contribuir fortemente para o desenvolvimento da comunidade de SEO e marketing digital no Brasil.

Em SEO, vemos no mercado muito achismo, mas com uma abordagem de dados deve prevalecer a estatística sobre as opiniões.

Para fazer esse estudo, trouxemos como hipóteses algumas das práticas que utilizamos para que nossos clientes tenham mais de 350 mil palavras-chave nas 3 primeiras posições do Google.

Para nós, foi muito interessante perceber que o Google está anunciando como novo fator de ranqueamento itens que já estavam presentes entre os sites melhor posicionados — estamos falando do tempo de carregamento, que é abaixo de 2 segundos para todos os sites na primeira posição.

Além disso, o estudo destaca que autoridade de Domínio e de Páginas são fortes fatores de ranqueamento, o que destaca a importância do investimento em Link Building para as estratégias de SEO.

Por fim e não menos importante, constamos que até para e-commerce o tamanho de conteúdos é fundamental.

Bem, esperamos que esse estudo tenha trazido vários insights para seu negócio, seu cliente e para SEO como um todo.

Se você deseja aprender mais sobre SEO, assista ao Open SEO, nosso curso gratuito.

E aí, o que achou?

Diga nos comentários e compartilhe esse estudo com seus amigos!

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Escrito por

Diego Ivo

CEO

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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