Mecanismos de Busca: os 5 buscadores mais usados e sua participação no mercado do Brasil

Diego Ivo
Diego Ivo

Google é líder no mercado brasileiro de buscadores, com impressionantes 98,88% de market share comparado ao Bing, Yahoo!, DuckDuckGo e Ask

Quando você está executando uma estratégia de SEO ou uma estratégia de marketing digital, conhecer os motores de busca mais utilizados é fundamental. Mas já antecipamos: no Brasil, o Google é líder absoluto com quase 99% de market share e 4,5 bilhões de visitas por mês.

Esses dados são impressionantes, mas você deve ter em mente que outros 5 principais mecanismos de busca têm quase 51 milhões de visitas por mês, de acordo com SimilarWeb. Usando dados da Semrush, o Yahoo! no Brasil tem 25,9 mi de visitas por mês e 23,2 mi, muito próximo dos dados da SimilarWeb. Em outras palavras, os brasileiros quase usam apenas o Google como mecanismo de pesquisa.

Ranking de buscadores mais usados no Brasil

Please check our search engine ranking in Brazil table:

BuscadorMarket ShareTráfego Mensal
1. Google98.88%4.481B
2. Yahoo!0.5%22.68M
3. Bing0.39%17.87M
4. DuckDuckGo0.21%9.309M
5. Ask0.02%882K
Fonte: SimilarWeb

Veja as palavras-chave mais pesquisadas no Google

O mercado brasileiro de SEO

Olhando para o quadro geral, o país tem um ambiente econômico instável e uma população de 212 milhões de grandes consumidores (a 7ª do mundo), herança do período de hiperinflação dos anos 70 e 80. É a 10ª maior economia do mundo e, em 2022, está em uma pequena lista de países com previsão de crescimento do PIB este ano. Juntamente com outros países da América Latina, o Brasil é uma região privilegiada para investidores e empresas globais em busca de novos mercados.

No cenário de crise mundial de 2022, muitos países estão prevendo uma queda no PIB, como os Estados Unidos que projetam -0,9% para 2022. Por outro lado, a previsão brasileira para este ano é um crescimento surpreendente de 2,5% em PIB. As taxas de emprego estão aumentando mês a mês. Na economia, o mercado de ações retomou a trajetória de crescimento e em agosto de 2022 o valor das ações dos maiores players subiu quase 20%.

Economia digital

A economia digital do Brasil é um grande Oceano Azul para players nacionais e internacionais que desejam fazer negócios na 10ª maior economia do mundo. Em contraste com os universos de pesquisa de língua inglesa e/ou espanhola, o nosso permanece farto de oportunidades, levando em consideração que as consultas com um volume de pesquisa mensal de mais de 60.000 são absolutamente normais.

Em termos de Link Building, há uma concorrência relativamente baixa, pois as práticas de SEO no Brasil trocam backlinks ou guest posts, uma técnica definitivamente antiquada. Os sites de notícias no Brasil estão perdendo visualizações e estão sedentos por ótimos conteúdos, dados e histórias, que podem ser feitos através de índices e pesquisas, e embora alguns jornalistas não dêem backlinks, a maioria dos sites de notícias o fazem e são uma fonte importante.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.
>