Pesquisas e Índices de Mercado: a melhor estratégia de link building para 2023; confira case de sucesso da fintech FinanZero

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Os índices de mercado são instrumentos de estatísticas que geram dados e constroem autoridade de marca; saiba mais sobre a melhor forma de ser mencionado na imprensa e conquistar links de qualidade

Tomar decisões sólidas exigem que uma empresa evite achismos e viés de confirmação. Isso significa que essas decisões devem ser tomadas com base em informações seguras e objetivas. E foi por isso que, nos últimos anos, todos as empresas conscientes dessa necessidade procuraram tornar-se empresas orientadas a dados.

Mas há uma nova fronteira a ser vencida por essas empresas, que é ter a sua comunicação não somente orientada a dados, mas feita com dados.

Para ajudá-las nesta jornada, é aqui que surgem, como ferramentas de uma comunicação movida por dados, as pesquisas e os índices de mercado. Esse tipo de informação, além de gerar reputação para a empresa, também é a melhor estratégia de link building atualmente.

As pesquisas e índices de mercado são extremamente poderosos para link building por uma simples razão: para seguir as diretrizes do Google, entendemos que a assessoria de imprensa, ou digital PR, é a única maneira de conquistar backlinks (links de outros sites apontando para o seu) de maneira lícita e escalável. E, para ter visibilidade na imprensa, os dados são a melhor porta de entrada.

Isso acontece porque os jornais, por sua vez, também querem construir reportagens relevantes para seus leitores. E, para isso, os dados são essenciais.

Para explorar profundamente este conceito, criamos o que chamamos de Data-Driven PR: a prática de de aquisição de backlinks através da distribuição de pautas construídas com dados. Trabalhamos, então, com a seguinte máxima: um fato é apenas um fato, mas um fato com dados é notícia.

Em outras palavras, os dados dão credibilidade a matérias e essas matérias, por sua vez, dão credibilidade às empresas que geram esses dados. Com a aplicação de uma boa estratégias de DDPR, uma empresa pode tornar-se uma fonte inesgotável de dados e índices altamente atraentes para a imprensa e para o público.

No passado, esse tipo de abordagem estava restrita a empresas que tinham as pesquisas como seu modelo de negócio exclusivo (como Nielsen, IBOPE, etc.), ou consultorias globais (como McKinsey, Deloitte, etc.) Hoje, podemos dizer que há uma democratização das pesquisas de mercado e da geração destes dados, uma vez que realizar pesquisas confiáveis é muito mais barato. E isso precisa entrar em sua estratégia de SEO!

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como funcionam as pesquisas de mercado, e para ilustrar isso na prática vamos trazer um grande case de sucesso para que você compreenda, na prática, os resultados que podem ser obtidos, principalmente na aquisição de backlinks de qualidade.

Data-Driven PR: a evolução da assessoria de imprensa orientada a dados

O trabalho de link building 4.0, ou de link building através de assessoria de imprensa, é o ponto de intersecção entre comunicação e SEO.

Com a queda do guest post, a distribuição de conteúdo para a imprensa ganhou visibilidade e tornou-se a estratégia mais eficiente para se conquistar bons links.

Com a geração de dados, as pautas que podem ser oferecidas aos jornalistas ganham muito mais valor, além de despertarem real interesse no público leitor.

Esse tipo de relacionamento não traz somente benefícios técnicos às marcas, que ganham mais autoridade de domínio com os seus novos links, mas também geram mais reputação, uma vez que essa marca pode se tornar fonte de informações exclusivas.

Essas técnicas mostraram-se tão benéficas na prática que resolvemos aperfeiçoá-la. E foi a partir disso que desenvolvemos o conceito de Data-Driven PR: técnicas de aquisição de backlinks 100% focadas no desenvolvimento de estudos, pesquisas e índices de mercado para assessoria de imprensa orientada a dados.

Na prática, este trabalho integra as competências de PR (Public Relations) e Business Intelligence para o desenvolvimento dos índices e pesquisas exclusivas que conquistarão a atenção dos principais veículos de informação do país.

Ao transformar uma marca em uma fonte de dados interessante para a imprensa, cria-se uma demanda por estes dados, o que garante a ela menções recorrentes e altamente relevantes.

Um grande exemplo deste tipo de ação é o nosso próprio Relatório Setores do E-commerce no Brasil: uma publicação mensal onde abrimos para o mercado os dados mais relevantes sobre o comércio eletrônico brasileiro.

Para ilustrar a aplicação prática deste método, trouxemos um case de sucesso de um cliente da Conversion, a fintech do mercado de crédito FinanZero e o seu Índice FinanZero de Empréstimos.

Índice FinanZero de Empréstimos gerou mais de 130 menções à marca entre os maiores veículos de imprensa do país

Fundada em 2015, a FinanZero é uma das maiores fintechs do país e uma das três marcas de empréstimo mais buscadas no Brasil.

Com o desejo de ampliar sua reputação e autoridade de marca, a FinanZero, cujo trabalho de SEO se desenvolve no modelo híbrido, ou seja, em conjunto com um time de SEO interno, propôs a Conversion o desafio de ajudá-la a alcançar suas metas através da conquista de links e menções em portais de comunicação de grande relevância e autoridade de domínio.

Para isso, seria necessário desenvolver uma ação robusta de SEO Off-Page envolvendo Data-Driven PR.

Como foi construído o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE)?

Após um intenso trabalho de estudos e análises, elaboramos uma estratégia de comunicação totalmente voltada à criação de um índice de mercado de grande valor.

Ao avaliar as carências do mercado de crédito, lançamos, após um mês de parceria, o Índice FinanZero de Empréstimos, o primeiro índice mensal a medir a demanda por crédito na internet.

O objetivo deste relatório é disponibilizar informações objetivas, transparentes e totalmente orientada a dados para facilitar o entendimento das principais tendências relacionadas ao mercado de crédito brasileiro.

O índice é um material rico em dados sobre o mercado de crédito, que, além de já ter se tornado uma fonte de informações valiosas para a imprensa nacional, também ajuda outras empresas a tomarem melhores decisões com relação ao cenário dos empréstimos no Brasil.

Ao longo dos meses em que o índice foi criado, o escopo do trabalho consistiu em 5 etapas:

  1. Diagnóstico da marca através da análise dos seus principais KPIs;
  2. Criação de uma estratégia alinha aos valores e objetivos da FinanZero;
  3. Concepção e elaboração da prática do IFE;
  4. Aquecimento do relacionamento com a imprensa, ampliando a reputação da marca com suas principais mensagens;
  5. Trabalho de digital PR focado em performance.

Resultados

Até o momento, já foram lançadas 9 edições do IFE, e seu lançamento aconteceu por meio de uma matéria exclusiva no mais prestigioso veículo de economia e negócios do país, o jornal Valor Econômico.

Além da reportagem inaugural no Valor, o lançamento ainda contou com outras duas pautas exclusivas para outros dois dos maiores portais do nicho do Brasil: os jornais Invest News e InfoMoney.

A reportagem publicada pelo InfoMoney, inclusive, chegou à primeira posição no Google News para o termo [empréstimo com garantia de celular].

O IFE foi citado por mais de 130 veículos de imprensa cujas matérias incluíam menções a FinanZero.

Backlinks

Além das menções de grande valor citadas acima, o IFE ainda merece destaque pela qualidade dos backlinks que conquistou, incluindo sites como Yahoo, Canaltech, Panrotas, Bem Paraná e mais de 30 backlinks. Este trabalho gerou um aumento de 60% nos domínios referenciados da FinanZero.

Como principais resultados de todas as ações de SEO executadas pela Conversion, a FinanZero:

  • Sofreu um aumento de 147% nas sessões orgânicas do site, tendo atingido seu recorde em abril de 2022.
  • Aumentou em 170% no número de palavras-chave posicionadas nas três primeiras posições da SERP do Google.
  • Viu sua autoridade de domínio crescer em 11 pontos após um crescimento de 579% no número de backlinks.
  • Viu evolução de 200% no número de sessões orgânicas em seu blog.

Link Building para empresas que já investem em SEO

De acordo com uma pesquisa exclusiva desenvolvida pela Conversion, 82% dos profissionais de marketing que investem em link building vêem resultados positivos em seu SEO.

E nós acreditamos que esse percentual pode ser ainda maior se essas estratégias estiverem alinhadas a um trabalho de Digital PR que traga não somente os desejados backlinks, mas uma demanda recorrente por dados exclusivos e por um aumento de reputação que se converta em novos negócios.

Se a sua empresa já investe em SEO, mas ainda não tem uma estratégia de link building bem definida, conheça o nosso novo serviço de Link Building 4.0 e entre em contato com um de nossos especialistas aqui.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.