Crescimento tímido de alguns setores não teve força o suficiente para alavancar o avanço do e-commerce brasileiro, mas número de acessos ainda é expressivo e Turismo segue a todo vapor.
No Brasil, o e-commerce registrou 1,69 bilhão de acessos no mês de Setembro, segundo dados da nova edição do Relatório Setores do E-commerce no Brasil.
Apesar do expressivo número de visitas, porém, o comércio eletrônico retraiu 3,73% no mês, em comparação a Agosto.
O setor que mais se destacou no período foi Turismo, que segue em alta e registrou crescimento de 8,53%.
Itens Automotivos e Eletrônicos & Eletrodomésticos completam o TOP 3, com crescimentos tímidos de 1,51% e 0,34%, respectivamente.
Nos setores com maior retração estão Esportes, Ferramentas & Acessórios e Infantil, todos com quedas acima de 10% no MoM.
No ranking de maiores e-commerces, o destaque vai para o Submarino, que subiu 5 posições e garantiu o 12º lugar.
Continue lendo, ao longo deste conteúdo, análises detalhadas de mais setores e o ranking de maiores sites do país, com seu histórico de flutuações mostrando quem caiu ou subiu na classificação.
Metodologia
Em nossa metodologia, são considerados e-commerces sites predominantemente transacionais cuja intenção de acesso à página inicial é inclinado à compra ou ao acesso de produto adquirido.
Os dados referem-se somente às visitas provenientes do Brasil e, como fontes, são usadas as ferramentas SimilarWeb e SEMRush.
Principais estatísticas
Ao longo dos últimos 12 meses, o e-commerce brasileiro registrou 21,88 bilhões de visitas.
No mês de Setembro, este número chegou a 1,69 bilhão, 3,73% a menos que o mesmo período anterior.
A maior categoria do país, no entanto, segue sendo a de Marketplace, que representa 43,6% de todas essas visitas e é liderada em absoluto pelo Mercado Livre.
Na briga pelo maior Share of Search, Loja do Mecânico segue em primeiro lugar, com mais de 50% da parcela de buscas de sua categoria.
Em seguida estão Petz, Vivara, Amazon e Cobasi também se destacam, todos com SoS acima de 35%.
Setor de Turismo tem crescimento mais expressivo e segue em plena recuperação
A categoria de Turismo foi a que obteve maior destaque na nova edição do nosso Relatório, com um crescimento mensal de 8,53%.
O setor segue em plena recuperação desde Abril/2021, quando deu o pontapé inicial em sua retomada graças às flexibilizações relacionadas à pandemia do COVID-19.
No Market Share, o Booking.com segue sendo o líder, e Hurb e 123Milhas fecham o TOP 3.
Dentro do setor, o principal destaque vai para o player Passagens Promo, que cresceu 33,5% no MoM e chegou a 16ª posição.
Confira, abaixo, os 10 maiores e-commerces da categoria.
Submarino, Apple e Boticário são destaque no ranking de maiores sites do Brasil
No nosso ranking de e-commerces mais acessados do país, Submarino, Apple e Boticário foram destaque subindo, respectivamente, 5, 6 e 6 posições no TOP 30.
Os players ocupam, agora, as 12ª, 22ª e 30ª posições.
Em queda, Lojas Renner foi a que mais registrou retração em visitas, caindo 6 posições e ocupando, agora, o 21º lugar.
SEO segue segunda maior fonte de tráfego e acessos móveis somam 66%
A Busca Orgânica segue se destacando como segunda maior fonte de visitas para o comércio eletrônico brasileiro, chegando a 27,8% de participação, perdendo apenas para o tráfego direto (42,8%).
Com relação aos dispositivos de acesso, o mobile segue crescendo com a maior parte da participação, somando 66% deles.
Os setores com mais acessos mobile são Calçados (78%), Casa & Móveis (73%) e Comidas e Bebidas (70%).
Download, uso de nossos gráficos e contato com assessoria de imprensa
Os infográficos desta página podem ser reproduzidos, preferencialmente com crédito em formato de hiperlink. Não é permitida qualquer modificação.
Para agendar uma entrevista ou ter mais informações, fale com a nossa assessoria de imprensa:
[email protected]
+55 (11) 99933-3955