Com 1,69 bilhão de acessos, e-commerce retrai 3,7% em Setembro e Turismo segue em alta

Bruna Trindade
Bruna Trindade

Crescimento tímido de alguns setores não teve força o suficiente para alavancar o avanço do e-commerce brasileiro, mas número de acessos ainda é expressivo e Turismo segue a todo vapor.

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No Brasil, o e-commerce registrou 1,69 bilhão de acessos no mês de Setembro, segundo dados da nova edição do Relatório Setores do E-commerce no Brasil.

Apesar do expressivo número de visitas, porém, o comércio eletrônico retraiu 3,73% no mês, em comparação a Agosto.

O setor que mais se destacou no período foi Turismo, que segue em alta e registrou crescimento de 8,53%.

Itens Automotivos e Eletrônicos & Eletrodomésticos completam o TOP 3, com crescimentos tímidos de 1,51% e 0,34%, respectivamente. 

Nos setores com maior retração estão Esportes, Ferramentas & Acessórios e Infantil, todos com quedas acima de 10% no MoM.

No ranking de maiores e-commerces, o destaque vai para o Submarino, que subiu 5 posições e garantiu o 12º lugar.

Continue lendo, ao longo deste conteúdo, análises detalhadas de mais setores e o ranking de maiores sites do país, com seu histórico de flutuações mostrando quem caiu ou subiu na classificação.

Metodologia

Em nossa metodologia, são considerados e-commerces sites predominantemente transacionais cuja intenção de acesso à página inicial é inclinado à compra ou ao acesso de produto adquirido.

Os dados referem-se somente às visitas provenientes do Brasil e, como fontes, são usadas as ferramentas SimilarWeb e SEMRush.

Para ter acesso aos dados, baixe agora o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, o único a trazer audiência, canais de tráfego e análise setorial. Grátis.

Principais estatísticas

Ao longo dos últimos 12 meses, o e-commerce brasileiro registrou 21,88 bilhões de visitas.

No mês de Setembro, este número chegou a 1,69 bilhão, 3,73% a menos que o mesmo período anterior.

A maior categoria do país, no entanto, segue sendo a de Marketplace, que representa 43,6% de todas essas visitas e é liderada em absoluto pelo Mercado Livre.

Na briga pelo maior Share of Search, Loja do Mecânico segue em primeiro lugar, com mais de 50% da parcela de buscas de sua categoria.

Em seguida estão Petz, Vivara, Amazon e Cobasi também se destacam, todos com SoS acima de 35%.

Setor de Turismo tem crescimento mais expressivo e segue em plena recuperação 

A categoria de Turismo foi a que obteve maior destaque na nova edição do nosso Relatório, com um crescimento mensal de 8,53%.

O setor segue em plena recuperação desde Abril/2021, quando deu o pontapé inicial em sua retomada graças às flexibilizações relacionadas à pandemia do COVID-19.

No Market Share, o Booking.com segue sendo o líder, e Hurb e 123Milhas fecham o TOP 3.

Dentro do setor, o principal destaque vai para o player Passagens Promo, que cresceu 33,5% no MoM e chegou a 16ª posição.

Confira, abaixo, os 10 maiores e-commerces da categoria.

Submarino, Apple e Boticário são destaque no ranking de maiores sites do Brasil

No nosso ranking de e-commerces mais acessados do país, Submarino, Apple e Boticário foram destaque subindo, respectivamente, 5, 6 e 6 posições no TOP 30.

Os players ocupam, agora, as 12ª, 22ª e 30ª posições.

Em queda, Lojas Renner foi a que mais registrou retração em visitas, caindo 6 posições e ocupando, agora, o 21º lugar.

SEO segue segunda maior fonte de tráfego e acessos móveis somam 66%

A Busca Orgânica segue se destacando como segunda maior fonte de visitas para o comércio eletrônico brasileiro, chegando a 27,8% de participação, perdendo apenas para o tráfego direto (42,8%).

Com relação aos dispositivos de acesso, o mobile segue crescendo com a maior parte da participação, somando 66% deles.

Os setores com mais acessos mobile são Calçados (78%), Casa & Móveis (73%) e Comidas e Bebidas (70%).

Download, uso de nossos gráficos e contato com assessoria de imprensa

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Escrito por Bruna Trindade

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