Spam Update Novembro 2021: Tudo sobre SEO em 5 Minutos (ou menos)

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak

Na primeira semana de Novembro de 2021, a conta do Twitter “Google Search Liaison” publicou o comunicado de que o Google estaria trabalhando para melhorar os resultados e lançando um Spam Update no sistema.

Abaixo o print com a publicação:

Spam Update Novembro 2021
Em tradução livre: “Como parte do nosso trabalho regular para melhorar os resultados, estamos lançando uma atualização de Spam no nosso sistema. A atualização de Spam de Novembro 2021 terminará de rodar completamente em uma semana. Nós encorajamos que os sites sigam as melhores práticas para busca:”

Além da publicação, a conta também compartilha com os interessados um link com as boas práticas recomendadas pelo Google em relação aos links feitos entre sites.

Quando pensamos em Link Building, muitos analistas de SEO torcem o nariz pois entendem a enorme dificuldade que é conseguir um link sem apelar para qualquer estratégia Black Hat.

O Spam Update de Novembro 2021 não é uma novidade para o mundo de SEO, o Google já havia lançado uma atualização de Spam em Julho do mesmo ano.

Para evitar resultados negativos com o Spam Update, recomendamos:

  • Evitar esquemas ou trocas de links;
  • Ter conteúdo original em todas as páginas do site;
  • Fazer redirecionamentos entre páginas somente com autorização do receptor do redirecionamento;
  • Evitar textos e links ocultos em imagens, captchas ou textos com a mesma cor do fundo do site;
  • Não copiar conteúdo de outros sites.

Como evitar perda de posicionamento com o Spam Update?

É importante fazer uma análise dos backlinks que foram recebidos pelo seu site e entender quais fazem sentido existir ou não.

Lembre-se que neste momento é extremamente importante pensar no contexto em que o link foi gerado!

Recomendamos o uso das ferramentas SEMRush, AHRefs e MOZ para concluir as análises de backlinks e nível de toxicidade. Caso encontre links que não deveriam ter sido feitos para o seu site – ou que seja potencialmente tóxico – você deverá pedir a remoção dos mesmos através do Google Search Console!

Além da remoção de backlinks tóxicos, é necessário monitorar possíveis ataques hackers que podem acontecer no seu site, removendo ou modificando o conteúdo invadido o quanto antes!

O Spam Update de Novembro 2021 foi finalizado no dia 11/11/2021 e seus resultados tendem a demorar uma semana ou duas para começar a impactar o posicionamento de um site.

Escrito por Fabiane Sutiak

Escrito por Fabiane Sutiak

Escrito por Fabiane Sutiak

Escrito por Fabiane Sutiak

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.
>