Google anuncia April 2023 Product Reviews Update

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

Na quarta-feira, dia 12 de abril, o Google anunciou o lançamento de uma nova atualização no seu sistema de avaliações de produtos, que agora cobre avaliações de produtos, serviços, viagens, jogos, filmes e outros tópicos.

Menos de dois meses após o lançamento do February Product Update, o Google surpreendeu ao anunciar uma nova atualização no seu sistema de avaliações, que deve demorar até duas semanas para ser implementada.

Dessa vez, a atualização visa expandir o alcance do algoritmo de avaliações, cobrindo também serviços, jogos, filmes, viagens, entre outros produtos. Saiba mais sobre como o Product Reviews Update funciona aqui!

O que é o Product Reviews Update?

O Product Reviews Update é uma atualização que ocorre desde 2021 para sites em inglês, mas apenas em fevereiro de 2023 começou a valer para outros idiomas, incluindo português.

O objetivo do sistema de avaliações do Google é garantir que o usuário encontre avaliações de alta qualidade e que realmente sejam satisfatórias ao pesquisar no mecanismo de busca. Assim, podemos dizer que o objetivo do buscador é destacar as avaliações com maior potencial de ajudar os usuários.

Segundo o Google, o intuito é que as pessoas encontrem avaliações de produtos detalhadas e completas ao invés de conteúdos superficiais. Nada novo, considerando as atualizações no ano anterior focadas em conteúdo útil.

Qual o foco da April 2023 Product Reviews Update?

Nesta atualização do sistema de avaliações de produtos, o Google sinalizou que a implementação veio para cobrir avaliações diferentes, como filmes, jogos, serviços, viagens e outros tipos de produtos. Ou seja, a atualização deixará de ser importante apenas para e-commerce e sites de avaliações.

Para facilitar, o Google trouxe exemplos para elucidar a expansão do sistema. A partir de agora, é possível criar uma página de avaliação de produto como:

  • um membro da equipe especializada ou um comerciante que orienta pessoas sobre produtos concorrentes;
  • um blogueiro que oferece opiniões independentes;
  • um membro da equipe editorial de um site de notícias ou de outro site de publicação.

Como escrever avaliações de produtos de alta qualidade?

Uma boa avaliação é aquela que traz informações realmente relevantes sobre determinada coisa, a sua experiência com ela e, quando possível, imagens ou vídeos. O Google indica que diferentes formatos sejam explorados na hora da avaliação.

Confira as boas práticas para escrever avaliações de produtos de qualidade e ajudar pessoas:

  • Avalie do ponto de vista do usuário.
  • Demonstre que você conhece bem o que está avaliando. Mostre que você é especialista.
  • Inclua evidências, como recursos visuais, áudio ou outros links da sua experiência com o que está avaliando, para comprovar que você sabe do que está falando e reforçar a autenticidade da avaliação.
  • Use medidas quantitativas para avaliar o desempenho do que você está avaliando em várias categorias.
  • Explique o que diferencia o objeto de avaliação dos concorrentes.
  • As avaliações consideram coisas similares ou explicam quais podem ser melhores para determinados usos, ou circunstâncias.
  • Discuta os benefícios e as desvantagens do que você está avaliando com base nas suas próprias pesquisas.
  • Descreva como o produto evoluiu de modelos ou versões anteriores para fornecer melhorias, avalie os problemas ou ajude os usuários de outra forma a tomar uma decisão de compra.
  • Foque nos principais fatores de decisão da categoria com base na sua experiência ou especialidade (por exemplo, a avaliação de um carro pode determinar que a economia de combustível e segurança são fatores decisivos e classificar o desempenho de acordo com esses critérios).
  • Descreva as principais opções sobre como o produto foi projetado e o efeito dele nos usuários, além das informações do fabricante.
  • Inclua links para outros recursos úteis (seus ou de outros sites) para ajudar o leitor a decidir.
  • Considere incluir links para vários vendedores. Isso oferece ao leitor a opção de comprar com o comerciante da própria preferência.
  • Ao recomendar algo como o melhor ou o ideal para uma finalidade específica, inclua por que você considera isso e compartilhe evidências em primeira mão.
  • Garanta que a avaliação seja um conteúdo útil o suficiente para ser classificado em listas de avaliações para destacá-la, mesmo se você decidir escrever separadamente uma avaliação profunda.
  • Avaliações costumam ter links de afiliados para caso alguém ache o conteúdo útil e decida comprar a partir do link, o criador da avaliação recebe uma comissão do vendedor. Caso você faça isso, confira qual a posição do Google em relação aos programas de afiliados.

No geral, as principais mudanças entre a documentação de como criar avaliações de qualidade e a nova está na forma como o Google expressa o que é possível de avaliar. 

Antes, o manual focava completamente em produtos, mas para se adequar ao April 2023 Product Reviews Update, foi necessário mudar a linguagem para que as pessoas entendam que é possível avaliar outras coisas além de produtos, como um aspirador de pó ou um livro.

Como se preparar para o April 2023 Product Reviews Update?

Para evitar quedas no posicionamento após a implementação do Product Reviews Update, o indicado é seguir as recomendações do Google na escrita das avaliações e, no caso de e-commerces, encorajar os usuários a deixarem avaliações construtivas e que possam ajudar outros compradores.

Em resumo, não deixe formatos como vídeos e fotos de lado e, sempre que possível, inclua links que possam reforçar a autenticidade daquela avaliação. Se seu site vender produtos, crie lembretes aos compradores para relembrar a importância das avaliações à loja.

Retrospectiva das atualizações de Product Reviews

  • April 2021 Product Reviews Update: a primeira atualização de avaliações de produtos foi anunciada para sites em inglês.
  • December 2021 Product Reviews Update
  • March 2022 Product Reviews Update
  • July 2022 Product Reviews Update
  • September 2022 Product Reviews Update
  • February 2023 Product Reviews Update: o sistema de avaliações foi expandido para inglês, espanhol, alemão, francês, vietnamita, indonésio, russo, holandês, português e polonês.
  • April 2023 Product Reviews Update: o sistema passou a cobrir outros tipos de produtos, como filmes, jogos e viagens.
Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.
>