February 2023 Product Reviews Update: nova atualização é lançada

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

O Google anunciou o Product Reviews Update, focado em avaliações de produtos, para diversos idiomas, inclusive Português. A implementação deverá ser finalizada em duas semanas.

O ano finalmente começou para profissionais de SEO. Como primeira atualização de 2023, o Google anunciou na terça-feira, dia 21, o Product Reviews Update para uma série de idiomas, sendo a primeira vez que essa atualização chega para sites em português

Como esperado, em até duas semanas a implementação deve chegar ao fim e, lembrando, não se trata de um novo sistema (core update). Trata-se da atualização dos algoritmos voltados para avaliações de produto de sites que estão listados no Google. Por isso, só serão impactados e-commerces ou sites que produzem conteúdos avaliando produtos.

O que é o Product Reviews Update?

O Product Reviews Update não é nada novo. Desde 2021, o Google iniciou o trabalho de melhorar a qualidade das avaliações de produtos que estão disponíveis na SERP. 

Segundo o buscador, o objetivo é destacar avaliações que podem ser mais satisfatórias ao usuário e com o maior potencial de ajudar as pessoas que buscam por aqueles produtos. 

Desde a primeira atualização do Product Reviews, em abril de 2021, somente sites em inglês foram impactados pelas mudanças. E agora, pela primeira vez, a atualização está sendo ampliada para outros idiomas globalmente, incluindo português.

Isso significa que, muito possivelmente, as atualizações anteriores foram muito bem recebidas, fazendo sentido ampliar para mais usuários.

A atualização impactará todo tipo de conteúdo avaliativo.

Como o Product Review Update afeta o meu site?

Se você produz avaliações de produtos ou possui um e-commerce, essa atualização pode impactar no seu tráfego orgânico. No entanto, não seria uma penalização, como acontece em outras atualizações, e sim o Google promovendo páginas que forneçam uma melhor experiência a pesquisa do usuário.

Conforme outros anúncios do Google sobre o tema, essas atualizações são relevantes para o ranking, portanto, vale seguir as boas práticas para garantir a escrita de boas avaliações que compartilharei a seguir.

Caso o seu site seja afetado, é possível que somente na próxima atualização os seus resultados voltem ao normal e melhorem. No entanto, isso apenas se as melhorias e as boas práticas forem seguidas.

Como escrever avaliações de produtos de alta qualidade?

Antes de entrarmos no tópico, é importante explicar o que é uma boa avaliação. Na prática, uma boa avaliação é aquela que traz informações realmente relevantes sobre o produto, a experiência do usuário com ele, e quando possível, imagens ou vídeos.

Assim, não são apenas avaliações textuais a serem avaliadas — inclusive, o Google até indica que diferentes formatos sejam explorados na hora da avaliação.

As recomendações do Google são essas:

  • Avalie o produto do ponto de vista do usuário.
  • Demonstre que você conhece bem os produtos avaliados. Mostre que você é especialista.
  • Inclua evidências, como recursos visuais, áudio ou outros links da sua experiência com o produto, para comprovar que você sabe do que está falando e reforçar a autenticidade da avaliação.
  • Use medidas quantitativas para avaliar o desempenho do produto em várias categorias.
  • Explique o que diferencia o produto dos concorrentes.
  • As avaliações consideram produtos similares ou explicam quais produtos podem ser melhores para determinados usos ou circunstâncias.
  • Discuta os benefícios e as desvantagens do produto específico com base nas suas próprias pesquisas.
  • Descreva como o produto evoluiu de modelos ou versões anteriores para fornecer melhorias, avalie os problemas ou ajude os usuários de outra forma a tomar uma decisão de compra.
  • Identifique os principais fatores de decisão da categoria e o desempenho do produto nessas áreas. Por exemplo, a avaliação de um carro pode determinar que a economia de combustível, a segurança e o manuseio são fatores decisivos e classificar o desempenho de acordo com esses critérios.
  • Descreva as principais opções sobre como o produto foi projetado e o efeito dele nos usuários, além das informações do fabricante.
  • Inclua links para outros recursos úteis (seus ou de outros sites) para ajudar o leitor a decidir.
  • Considere incluir links para vários vendedores. Isso oferece ao leitor a opção de comprar com o comerciante da própria preferência.
  • Ao recomendar um produto como o melhor ou o ideal para uma finalidade específica, inclua por que você o considera assim, com evidências em primeira mão.
  • Confira se há conteúdo útil na lista de classificações suficiente para que elas sejam independentes, mesmo que você escreva avaliações detalhadas de cada produto recomendado.

Como se preparar para o Product Reviews Update?

Para evitar quedas no posicionamento após a implementação do Product Reviews Update, o indicado é seguir as recomendações do Google na escrita das avaliações e, no caso de e-commerces, encorajar os usuários a deixarem avaliações construtivas e que possam ajudar outros compradores.

Em resumo, não deixe formatos como vídeos e fotos de lado e, sempre que possível, inclua links que possam reforçar a autenticidade daquela avaliação. Se seu site vender produtos, crie lembretes aos compradores para relembrar a importância das avaliações à loja.

Retrospectiva das atualizações de Product Reviews

  • April 2021 Product Reviews Update: a primeira atualização de avaliações de produtos foi anunciada para sites em inglês.
  • December 2021 Product Reviews Update
  • March 2022 Product Reviews Update
  • July 2022 Product Reviews Update
  • September 2022 Product Reviews Update
  • February 2023 Product Reviews Update: dessa vez, a atualização será implementada globalmente para sites nas seguintes línguas: inglês, espanhol, alemão. francês, vietnamita, indonésio, russo, holandês, português e polonês.

Referências do conteúdo

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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