Como usar GTmetrix para avaliar e melhorar velocidade de um site

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Ferramenta traz relatórios em tempo real para verificação de páginas em diferentes dispositivos, locais e tipos de conexão

Uma das ferramentas mais populares entre desenvolvedores e profissionais de SEO é a GTmetrix.

Embora existam outras ferramentas de mensuração capazes de avaliar as métricas de velocidade do site, ela se destaca pelo nível de detalhamento dos relatórios e opções de personalização de análise. 

Os critérios de velocidade são importantes fatores para um bom posicionamento nos mecanismos de busca, já que dizem respeito a uma boa experiência do usuário enquanto este navega pelas páginas. 

Se você deseja saber o que é e quais são as principais funcionalidades do GTmetrix, continue a leitura. Neste texto, veja algumas características e avalie se essa ferramenta é ideal para o seu negócio. 

O que é a GTmetrix?

GTmetrix é uma ferramenta analítica que permite avaliar diferentes critérios relacionados à velocidade de páginas na web. Ela funciona em um sistema de testes em tempo real. Diferentemente de outras plataformas, oferece um leque vasto de possibilidades, como avaliação por região, navegador, dispositivo ou velocidade de conexão. 

Quando um usuário acessa uma página se depara com uma série de componentes que influenciam na velocidade, como o tempo para a primeira interação, carregamento total da página e tempo acumulado para estabilidade visual. O Google nomeia as mais importantes como Core Web Vitals

A ferramenta baseia-se nessas métricas do Google PageSpeed Insights e do Google Lighthouse para a análise, mas permite uma maior personalização dos testes. 

A GTmetrix fornece uma pontuação para diversos desses requisitos, apontando soluções para melhoria. Trata-se de uma ferramenta gratuita. Contudo, para ter acesso a um nível de personalização de testes maior, é necessário realizar um upgrade para um plano profissional. 

Como acessar a GTmetrix?

Para utilizar a GTmetrix basta acessar o site da ferramenta. É possível realizar testes gratuitos, mas para personalizá-los é necessário criar um login. Para isso, clique em “Get Started for Free”. 

exemplo onde colocar o site para ser analisado na ferramenta GTmetrix

Como utilizar a GTmetrix?

Embora tenha relatórios detalhados, a GTmetrix oferece uma uma interface de usabilidade simples e intuitiva. 

Ao entrar na plataforma, o usuário é direcionado ao dashboard. 

dashbord do GTmetrix

A seguir, é necessário inserir a URL que se pretende analisar. Perceba que abaixo da barra de busca há alguns recursos  disponíveis. Para mudar, basta clicar em “analysis options”. 

opções de analise do GTmetrix

Com o painel expandido, o usuário pode modificar as condicionais do teste. Para usuários com a versão profissional, é possível alterar, inclusive, o dispositivo móvel utilizado. 

Em “opções”, há dois recursos interessantes. O primeiro permite a criação de um vídeo. Caso seja ativado, a plataforma fará uma captura durante a execução do teste, que pode ser acessada no relatório. 

Já a opção “adblock plus” permite o bloqueio de anúncios automáticos para que a avaliação não sofra interferências. 

Há, ainda, opções avançadas que permitem incluir protocolos de segurança, cookies para plataformas que necessitam de login e selecionar ou bloquear URLs na análise. 

exemplo de como fazer uma analise avançada no GTmetrix

Para iniciar a análise, é necessário clicar em “analyse”. A partir daí, a ferramenta realizará os testes e, após alguns segundos, o relatório será automaticamente exibido na tela. 

Como funcionam os relatórios da GTmetrix?

Os relatórios da GTmetrix são divididos em duas partes: uma para as condicionais e métricas gerais e uma série de abas para detalhamento. 

quadro de pontuação do GTmetrix

A GTmetrix Grade é uma métrica calculada por meio da avaliação do Lighthouse, mas com a adição de critérios da própria GTmetrix. A investigação é realizada por meio da análise de performance e estrutura da página, simplificada por uma classificação que vai de A a F.

Já as Web Vitals são exportadas diretamente do Lighthouse e dizem respeito a três métricas essenciais: 

  • Largest Contentful Paint (LCP) – tempo para carregamento do maior elemento de página;
  • Total Blocking Time – tempo entre o carregamento do primeiro elemento de página e o tempo para a primeira interação;
  • Cumulative Layout Shift (CLS) – tempo acumulado da mudança de layout enquanto o usuário navega pela página.

O segundo painel se divide em seis abas clicáveis, cada qual referente a uma funcionalidade da GTmetrix. 

Sumário

sumário do GTmetrix

O “sumário” mostra uma linha do tempo de carregamento de diferentes elementos de página. Esse item serve para observar a experiência do usuário na página e identificar as principais lacunas que causam a lentidão. 

Abaixo, são mostradas algumas orientações para melhorar cada uma dessas métricas. Elas recebem cores diferentes para identificar seu impacto e, consequentemente, sua prioridade. 

Performance

exemplo da metricas de performance que aparece no GTmetrix

Na aba “performance” estão alojadas uma série de métricas importantes para a saúde do site, incluindo as Core Web Vitals. 

Estrutura

Print da ferramenta GTmetrix mostrando os erros de estrutura de um site

A aba “estrutura” mostra uma lista de potenciais problemas e seu impacto na velocidade de carregamento do site. É possível clicar nas setas laterais para obter mais informações sobre a análise. 

Gráfico em cachoeira

Gráfico em cachoeira

A aba “waterfall” mostra um gráfico em cachoeira. Nele, estão contidas linhas relativas a cada solicitação realizada ao servidor durante o carregamento da página. As colunas, por sua vez, revelam o status, o domínio, o tamanho dos elementos e a velocidade de carregamento de cada um. 

Esse é um recurso para profissionais avançados, que revela a ordem e o comportamento dos itens, possibilitando a identificação daqueles que geram maiores problemas. 

Video

Page Load Vídeo

A aba “vídeo” é uma gravação do teste realizado pela plataforma. Ao clicar em “play”, é possível visualizar a experiência da ferramenta ao navegar pela página. No canto inferior direito são exibidas as principais métricas e o tempo relativo para carregamento de cada uma delas.

Histórico

A última aba, nomeada “histórico”, exibe um gráfico referente à performance ao longo do tempo, que permite verificar pioras e avaliar as melhorias realizadas, checando a performance da página. 

Esse é um painel interativo, no qual o usuário pode inserir notas. É possível, por exemplo, realizar ajustes e demarcá-los na data de modificação para, posteriormente, verificar os resultados. 

A GTmetrix é uma ferramenta de grande utilidade para profissionais de SEO. Contudo, é preciso saber avaliar os dados para tomar decisões certeiras. Se você deseja contar com uma agência parceira para auxiliá-lo nessa tarefa, entre em contato com a Conversion

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.
>