Nova atualização May 2020 aumentou em 50,7% a volatilidade de posições em busca orgânica no Google Brasil

Conversion
Conversion

O May 2020 Update, como ficou conhecida a última grande atualização anunciada pelo Google no último dia 4, aumentou em 51% a volatilidade de posições nos resultados de busca no Brasil.

Os dados são do índice SERP Volatility, criado pela Conversion, para medir as mudanças diárias nos resultados de busca no Google do Brasil. O índice está sendo divulgado ao mercado hoje.

Fora do Brasil, profissionais especulam que esse update repentino possa ter sido motivado pelo COVID-19.

Entenda o impacto do May 2020 Update

O grande impacto da mudança pode ser percebido no último dia 06/05, quando o índice de volatilidade saltou de 215 para 324 pontos, um aumento em 50,7% nas mudanças de posições.

May 2020 Update

Você pode ver os gráficos acima na página oficial do SERP Volatility.

Entenda o May 2020 Update

Esta é uma atualização que está ocorrendo, simultaneamente, em diversos idiomas e em todo o mundo.

Embora o Google tenha dito que a atualização levaria algumas semanas para ser implementada, sites no mundo todo sentiram rápido a chegada do novo update.

E os impactos não foram pequenos. Muitos webmasters que já tinham sofrido com o Medical Update relataram que o May 2020 está sendo pior.

Segundo relatos, o May 2020 Update está impactando principalmente:

  • Resultados Locais
  • Sites de saúde
  • Conteúdos finos

Vale destacar que os chamado “core updates” não visam a implementar mudanças em segmentos ou categorias específicas de sites, mas em todos os sites.

Para você ter ideia, o índice do SERP Volatility é focado, especialmente, em termos transacionais, que possuem maior competitividade e maior interesse, e sofreram grandes impactos.

Um update por conta do COVID-19?

Coincidência ou não, o May 2020 chega justo no momento em que estamos vivendo a pandemia do COVID-19.

No Twitter e em comunidades de SEO, muitos profissionais especulam que essa atualização tenha a ver com o coronavírus.

Embora não deva ser descartada a hipótese, percebemos variações de posicionamento fora do segmento de saúde, o que reduz as possibilidades desse tipo de atualização.

Ademais, o Google vem implementando mudanças importantes cada vez mais rapidamente; a última tinha sido em janeiro.

O Google quer páginas de qualidade. Entenda o que é qualidade.

Há um documento do Google, ainda não disponível em português, chamado Search Quality Evaluator Guidelines (PDF), feito para avaliadores de sites.

Nesse documento, o Google declara o que os avaliadores devem procurar em uma página e em sites como um todo.

Nesse documento, o termo E-A-T (Expertise – Authority – Trust) aparece 135 vezes, o que demonstra o que o Google espera dos sites.

Expertise – é sobre o site ser o melhor e especialista em algum assunto, de modo declarado e reconhecível;

Authority – é sobre o site ser reconhecido, externamente, como o melhor, por menções, backlinks, prêmios, certificações, etc.

Trust – são os elementos do site que geram confiabilidade;

Em relação às páginas, o Google diz que os avaliadores devem entender como qualidade de uma página ela atingir o seu propósito.

Por exemplo, no caso de um e-commerce seu propósito de página deve ser informar e vender. Caso queira aprender mais sobre esse tópico, confira as 10 melhores estratégias de SEO para e-commerce em 2020.

As últimas atualizações do Google

Veja as últimas grandes movimentações do Google (veja aqui lista completa):

06/05 – Google May 2020 Core Update: atualização que elevou a volatilidade em 51%, saindo de 215 para 324 pontos.

14/01/ 2020 – Google January 2020 Core Update: uma ampla atualização no algoritmo do Google foi rodada.

09/12/2020 – Google BERT Update Worldwide: o Google BERT passou a funcionar mundialmente, o que afeta o Brasil.

E, você, tem percebido mudanças no Google?!

Escrito por Conversion

Escrito por Conversion

Escrito por Conversion

Escrito por Conversion

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.
>