Hoje vivemos numa era do marketing orientado por dados e a performance (nesses dois links há explicação de ambos os conceitos).
Neste contexto, surgiu a Performance Criativa, uma forma de fazer marketing digital orientada a resultados e que pensa em como conquistar o consumidor, para ele não só comprar mas também ser o agente de crescimento da marca.
A Performance Criativa pode ser aplicada de forma tática no SEO até as Mídias de Performance e funciona ainda melhor quando norteia todas as estratégias digitais e de posicionamento da marca.
Em outras palavras, Performance Criativa é unir performance e comunicação; é unir o foco no resultado final com a criatividade; é gerar ROI e criar uma ótima experiência de marca para o consumidor.
É, sim, focar em performance, mas torná-la criativa e estratégica. Em suma, é a síntese da inteligência com a emoção no marketing digital.
E a grande vantagem de focar em Performance Criativa é que a comunicação assertiva é o único caminho para criar valor e se diferenciar dos concorrentes.
O que é Performance Criativa na prática?
Performance Criativa é um conjunto de estratégias e técnicas aliam a comunicação à performance. O seu objetivo é entregar resultados mensuráveis para clientes e tornar as marcas relevantes para o consumidor, com a finalidade de fazer com que empresas vendam mais.
Para atingir esses objetivos, a Performance Criativa conta com 3 pilares:
Marketing Orientado a Dados
São utilizados dados, pesquisas de mercado, análises estatísticas ou heurísticas, para diagnosticar problemas, identificar oportunidades, gerar insights e definir objetivos.
Relevância
A relevância é o que faz a marca aparecer na hora certa e com a mensagem certa, proporcionando soluções para necessidade do consumidor e entregando a melhor experiência para o usuário, em todos os canais. Para isso, pensar de forma orgânica é fundamental.
Quando o conteúdo é entregue organicamente (em Search ou Social), atestamos a relevância do que foi entregue e sabemos que o resultado de mídia paga será muito melhor.
Performance
Uma agência deve estar focada em aumentar as vendas! Por isso, acreditamos que devemos medir os esforços de marketing, assim como otimizá-los, com objetivo de impactar da melhor forma possível no resultado final, da forma mais objetiva possível.
Mas também se deve olhar os momentos anteriores da conversão: a parte mais desafiadora da performance acontece quando geramos visibilidade e o consumidor considera o produto ou serviço. Pois esse é o pré-requisito para aumentaremos o faturamento trazendo novos clientes.
Com esses 3 pilares, a Performance Criativa ajuda marcas a operar cada um dos canais digitais buscando serem relevantes para o consumidor e aumentar os seus resultados.
O que a Performance Criativa faz e o que ela não faz?
Algumas vezes, as pessoas me perguntam, empolgadas com a Performance Criativa, o que ela pode fazer e o que ela não pode fazer.
Como falamos, a Performance Criativa pode estar presente “apenas” em um trabalho de SEO, quando usamos a busca orgânica para gerar resultados para uma empresa e criar valor de marca para o consumidor.
Ou pode estar presente em uma estratégia completa, como por exemplo de lançamento de um veículo, como já fizemos aqui na Conversion para a JAC Motors, e chegamos a emplacar o JAC T5 como o veículo importado mais vendido do Brasil.

Portanto, a Performance Criativa não tem limites e o limite é dado pelo seu uso e pela criatividade.
Diferenças entre Performance Criativa e Brandgrowth
Apesar das semelhanças, a performance criativa e o Brandgrowth são conceitos diferentes. O primeiro refere-se a uma forma de pensar o marketing como um todo. Já o segundo conceito está mais ligado a criação de marcas fortes e mais buscadas pelos usuários.
Mas é necessário pontuar que os dois conceitos tem a performance como base, pensando em um marketing orientado a dados.
Além disso, ambos conceitos são complementares, uma vez que o marketing atual requer marcas fortes e desejadas, enquanto é preciso pensar na estratégia e tática de todos os canais de forma unificada, como é feito na performance criativa.