Open Site Explorer vs. Majestic SEO vs. Ahrefs

Por ,
em

Magestic vs Opensite SEO vs Ahrefs

Como visto na aula de Aula de Link Building do #OpenSEO, algo muito importante para um profissional de SEO é contar com um boa Ferramenta de Backlink. E você, utiliza qual ferramenta?

Recentemente foram publicados três posts com os recursos das três mais famosas ferramentas de análise de links disponíveis no mercado: OpenSiteExplorer, Majestic SEO e Ahrefs. Cada uma dessas ferramentas tem muitas funções para facilitar a vida dos profissionais de SEO. A questão que fica é: qual é a melhor ferramenta para eu utilizar?

Vamos analisar alguns pontos para tirar uma conclusão.

Todas ferramentas de links oferecem um básico

As três ferramentas oferecem recursos essenciais para os SEOs como: classificação de links nofollow e dofollow, dados sobre redes sociais (como número de compartilhamentos, curtir, tweet e +1), número de domínios diferentes, âncoras no texto do link (palavra utilizada para fazer o link), avaliação de backlinks comparando um site com os sites concorrentes.

É interessante entender o funcionamento dessas ferramentas que simulam as operações realizadas pelo robô do Google. Vários desses sites tem explicações sobre o funcionamento desses robôs. Por exemplo, você pode entender mais como o SEOMoz rastreia a internet lendo este post aqui.

Além de diferentes estratégias para rastrear a internet, cada uma das ferramentas se destaca em determinado ponto.

Monitoramento de novos links e perda de links

A atualização dos links se refere a frequência com que essas ferramentas atualizam suas bases de dados com os novos links publicados na internet.

O OpenSiteExplorer (OSE) disponibiliza atualizações de backlinks mensalmente e procura exibir nos resultados links de páginas com alguma relevância. Ele se propõe a oferecer uma lista com os links qualificados que recebem.

O Majestic SEO tem duas bases de links: uma histórica e outra atualizada diariamente. O Majestic Historic contém todos os links identificados pelo Majestic SEO desde 2006, então muitos desses links contabilizados podem não existir mais. O Majestic Fresh inclui links identificados nos últimos 30 dias e tem atualizações de novos backlinks diariamente.

O Ahrefs tem atualizações diárias de backlinks e é a ferramente que mais rapidamente identifica links em sites brasileiros – teve casos que ela identificou em dois dias o link publicado em um site que não é um grande portal de notícia.

A Majestic SEO e o Ahrefs têm se destacado também por oferecer alertas sobre links que deixaram de existir – esse serviço não é oferecido ainda pelo OSE.

Levando esses pontos em consideração, o Ahrefs é a melhor ferramenta.

Quantidade de BackLinks

Uma das informações mais importantes para obter com as ferramentas de backlinks é a quantidade de links existentes na Web apontando para o site. Abaixo uma tabela comparando três sites brasileiros e a indexação de links para esses sites. A última coluna informa os dados do Google Webmaster Tools (GWT).

Quantidade de backlinks

Como se pode ver, o Google Webmaster Tools é quem mais oferece dados de backlinks na maioria dos casos, porém não é permitido visualizar todos esses links. Esse número de links não representa a totalidade de links rastreados pelo Google como informa essa página.

Como falamos anteriormente, o robô de cada ferramenta rastreia a internet de uma forma diferente e portanto você pode encontrar um link em uma ferramenta e não encontrar em outra.

Para poder saber a maior quantidade de links para um site, o campeão é o MajesticSEO.

Monitoramento de domínios diferentes

Algo importante para link building é receber links de sites diferentes. É claro que não basta ser links de sites fracos e irrelevantes, mas tendo em mente domínios relevantes, quantos mais melhor.

monitoramento de domínios

Semelhante ao critério anterior, o Majestic Historic SEO é o campeão mostrando mais links que o Google Webmaster Tools (GWT). Isso está relacionado também com links que deixaram de existir e o Majestic Historic ainda contabiliza, portanto para ter informações mais precisas é necessário exportar os dados do Majestic Historic e combinar com os dados de outras ferramentas.

Autoridade do Domínio e Autoridade da Página

Para análise da Autoridade do Domínio, cada uma dessas ferramentas tem um sistema próprio como Ahrefs Rank da Ahrefs, o ACRank da Magestic e o MozRank da SEOMoz.

Esses três algoritmos simulam o PageRank do Google, que avalia a relevância dos sites para a internet e as pessoas.
O campeão desse critério é o MozRank do SEOMoz, pois ele consegue fazer atualizações no algoritmo do RogerBot (o robô do SEOMoz) que refletem as atualizações do algoritmo do Google e disponibiliza com mais rapidez para as pessoas que usam o OSE.

Conclusão

Dependendo da sua necessidade e das suas habilidades, uma ferramenta pode ser melhor que a outra em determinadas circunstâncias. A questão é: antes de contratar o serviço de uma ferramenta, pare e analise o que você realmente precisa no momento.

Todas essas empresas implementam atualizações com frequência e quem ganha com essa concorrência é todo o mercado de SEO, pois são elaboradas ferramentas cada vez melhores.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento