As 9 melhores estratégias de SEO para alcançar o topo das buscas

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Agora que você já entende mais sobre otimizações, precisa conhecer as melhores estratégias de SEO para alcançar o topo das buscas.

Essas estratégias são baseadas em mais de sete anos de experiência da agência Conversion em SEO e marketing digital, e estamos compartilhando gratuitamente com você.

Aqui, selecionamos o que consideramos as nove melhores estratégias de SEO. É claro que nem todas irão funcionar para todos os sites, por isso, fique atento, pois iremos sugerir casos de uso.

Além disso, saiba que essas estratégias não são excludentes e podem se complementar. E vão funcionar muito melhor se aliadas a uma estratégia de marketing digital.

1 – SEO On Page: mantenha a parte técnica impecável e seja melhor indexado

SEO On Page

O SEO On Page é a mais antiga forma de fazer SEO, porém, isso não quer dizer que ele não seja importante nos dias de hoje. Muito pelo contrário!

SEO On Page é um conjunto ações aplicadas dentro do site, principalmente de forma técnica, para melhorar a indexação e classificação nos mecanismos de busca.

Atualmente, o SEO On Page está “comoditizado”, porque todos os sites possuem pelo menos o básico aplicado. Mas destacar-se no detalhe pode fazer grande diferença nos resultados.

Casos de uso: todos os sites.

2 – SEO Off Page: conquiste links externos e aumente a autoridade do seu site

SEO Off Page

Junto com o On Page, a ideia do SEO Off Page sempre existiu, mas foi uma das coisas que mais evoluiu do ponto de vista técnico.

O SEO Off Page é um conjunto de sinais externos ao site que o Google utiliza para ranquear uma página. E os principais desses sinais são os links externos.

O algoritmo dos mecanismos de busca não só classifica os sites com melhor experiência para o usuário, mas também os que possuem maior reputação.

Uma das principais estratégias Off Page é o link building.

Casos de uso: todos os sites.

3 – SEO Extremo: aumente em até 650% o tráfego de uma única página

seo extremo

SEO Extremo é uma metodologia de SEO criada pela Conversion que visa aumentar o campo semântico otimizado em uma página, com mais palavras-chave, para aumentar o potencial de tráfego dela.

Na prática, enquanto muitas vezes se otimiza uma única e principal palavra-chave em certa página, o SEO Extremo visa otimizar o máximo de palavras.

Esse processo irá contribuir para tornar a página mais rica em informações, responder melhor às dúvidas do usuário e gerar uma performance superior.

O SEO Extremo pressupõe um bom SEO On Page e funciona muito melhor quando aliado a estratégias de link building.

Casos de uso: todos os sites.

4 – SEO Orientado a Dados: uma estratégia que não deveria ser ignorada por ninguém

seo orientado a dados

SEO Orientado a Dados é uma visão estratégica do SEO que se baseia em dados e em informações relevantes, e não em “achismo” ou “empirismo”.

Com essa visão, desde o planejamento até a mensuração de resultados, tudo deve ser feito orientado a dados.

Essa estratégia está muito ligada à filosofia data driven marketing e dependerá exaustivamente do uso de métricas de SEO.

Casos de uso: todos os sites.

5 – Real Time SEO: a estratégia de SEO para “breaking news”

seo em tempo real

Real Time SEO ou SEO em Tempo Real é uma metodologia também criada pela Conversion, agência de SEO & Performance, que visa a otimização de palavras-chave que têm aumento repentino no volume de buscas.

Esse processo é muito comum em sites e em portais de notícias. No entanto, também pode ser aplicado a mercados que possuem comportamento similar.

O Real Time SEO apresenta uma grande ruptura ao modelo usual de SEO, que é focado no planejamento e visa resultado de longo prazo. Com o Real Time SEO, ser o primeiro e o mais veloz é fundamental.

Casos de uso: sites com palavras-chave com comportamento de notícias.

6 – SEO Local: a estratégia para empresas com negócios locais

SEO Local é um termo que surgiu para descrever a otimização para termos de buscas locais, ou seja, regionalizadas.

Um exemplo de uma busca regionalizada é a palavra “pizzaria”: ao pesquisar esse mesmo termo em bairros diferentes, os resultados serão completamente distintos!

O SEO Local pode ser feito desde uma forma simples até algo avançado. O mais simples seria o cadastro no Google Negócios.

Já o SEO Local mais avançado seria realizar otimizações de conteúdo, On Page e Marketing de Conteúdo direcionados a determinadas regiões.

Casos de uso: pequenas empresas, com negócios locais.

7 – E-commerce SEO: a estratégia que visa aumentar as vendas

ecommerce seo

E-commerce SEO é um conjunto de estratégias e técnicas voltadas para que lojas virtuais fiquem melhor posicionadas, recebam mais tráfego e gerem mais vendas.

As estratégias de E-commerce SEO lidam com as peculiaridades tanto do varejo eletrônico quanto do consumidor digital, quando realiza buscas com intenções de compra.

Da forma como entendemos, o SEO para E-commerce pede um bom trabalho de SEO On-Page, SEO Extremo e link building.

Casos de uso: sites de comércio eletrônico.

8 – SEO Criativo: a estratégia para criar valor de marca

seo criativo

SEO Criativo é um conjunto de técnicas e estratégias que visam criar valor intangível de marca. Geralmente, está ligado a conteúdo e visa influenciar a percepção de uma marca.

As estratégias de SEO Criativo estão muito mais ligadas ao objetivo de marca ou brandformance, e não necessariamente ao tráfego ou às vendas.

Um exemplo de SEO Criativo é otimizar sites terceiros para resultados de termos de busca da marca (branded keywords), para ficarem posicionados os resultados que mais agregam valor intangível à marca.

Casos de uso: marcas que pensam em branding.

9 – SEO com Marketing de Conteúdo: a estratégia para quem acredita que o conteúdo é a melhor forma de influenciar pessoas

Content

Por fim, nunca é demais dizer que SEO combina demais com Marketing de Conteúdo!

O Marketing de Conteúdo tem como um dos principais papéis influenciar o consumidor a pensar positivamente sobre uma marca ou produto.

Desse modo, nada melhor que a distribuição desse conteúdo ocorra por meio dos mecanismos de busca, que são uma das mídias com maior índice de confiança para o brasileiro, segundo Trust Barometer.

Casos de uso: empresas que tenham o conteúdo como estratégia de marketing.

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