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Atualização no algoritmo Google em Junho? Volatilidade da SERP registra novo pico no Brasil e nos EUA

26/06/2020
5 min de leitura

Nossa ferramenta de volatilidade da SERP registrou um novo pico. Seria essa oscilação indícios de uma nova atualização? Webmasters americanos também notaram impacto no posicionamento.

No último dia 23, o índice de volatilidade da SERP no Brasil saltou de 176 pontos para 260 pontos, um crescimento de cerca de 47%. Seria algum indício de atualização no algoritmo em Junho — ou nos próximos meses?

A ferramenta utilizada para consulta foi o SERP Votatility, índice desenvolvido pela Conversion que apresenta dados de mudança de páginas de busca exclusivamente do Brasil. Ela pode ser acessada por este link e você pode consultá-la diariamente para entender as oscilações da SERP aqui do Brasil.

Quem trabalha com SEO sabe: quando encontramos uma volatilidade muito grande na SERP, pode haver indícios de uma mudança no algoritmo em breve. Foi assim com o June 2019 Core Update, o January 2020 Core Update e, mais recentemente, com o Google Core Update, em Maio de 2020.

Neste link, você pode conferir a lista de todas as atualizações do Google.

Webmasters americanos notam volatilidade ligada ao Google Discover

Não foi só a SERP no Brasil que apresentou alta volatilidade e indicou uma atualização no algoritmo em Junho: nos EUA, webmasters perceberam grande movimentação e, de acordo com ferramenta SEMRush, no dia 23 de Junho, o índice de volatilidade também atingiu o pico do mês, com 9.0 — índice muito alto que sugere uma atualização importante do algoritmo.

A ferramenta já apresentava algumas alterações anormais nas semanas anteriores, mas no dia 23 teve maior impacto e gerou debate entre os webmasters.

No último dia 22, o portal Search Engine Roundtable publicou uma notícia sobre uma possível atualização de busca, com depoimentos da conversa no tópico WebmasterWorld sobre como as ferramentas mostraram uma movimentação nos últimos dias.

Alguns webmasters chegaram a associar a mudança com a ferramenta Google Discover, onde muitos sites notaram muito ou nada de tráfego vindo do Discover — e como ele funciona a partir dos algoritmos do Google, poderia indicar uma mudança.

Se você ainda não sabe o que é, como funciona e como otimizar seu site para o Google Discover, indicamos a leitura deste artigo desenvolvido pela Conversion.

Mesmo que as duas SERPs, do Brasil e dos EUA, não se comportem da mesma forma devido aos diferentes algoritmos, vale tentar entender alguma tendência e se preparar para uma possível mudança — uma vez que, geralmente, as grandes atualizações são lançadas primeiramente em território americano.

SERP Volatility: Ferramenta criada pela Conversion para mensurar volatilidade no Google Brasil

Aqui na Conversion, nossa equipe utiliza constantemente a ferramenta SERP Volatility para acompanhar o impacto das atualizações do Google e também para se entender possíveis oscilações constantes nos resultados de busca.

Sabemos que diariamente ocorrem alterações de posição na SERP, mas entender se a movimentação tem relação com algum trabalho de otimização ou se foi decorrente de alguma atualização é sempre um desafio.

A Conversion desenvolveu duas ferramentas: a ferramenta de Volatilidade Real e a ferramenta de Volatilidade Simples.

Volatilidade Real

O índice revela não apenas se houve mudança de posição, mas também qual foi seu impacto.

Volatilidade Simples

Este índice indica mudança frequente de posições e utilizamos para mensurar o padrão de mudanças do Google.

Para realizar sua consulta tanto de Volatilidade Real quanto Volatilidade Simples, basta acessar este link diariamente.

Qual a Metodologia do SERP Volatility?

A ferramenta consulta cerca de 100 mil resultados de busca no Google Brasil. A SERP é configurada para CEP de São Paulo – SP e é atualizada diariamente.

A partir delas, é feita uma amostragem de termos que procuram representar SERPs comerciais, não segmentadas por categoria.

A partir do processamento destes mais de 100 mil resultados, é gerado os dois índices — a Volatilidade Real; e a Volatilidade Simples.

Como me preparar para uma atualização?

Nós da Conversion estudamos SEO todos os dias e utilizamos diversas ferramentas e canais oficiais de notícias para nos prepararmos para uma atualização. E como profissionais de SEO, sabemos que isso é bastante frequente.

A SERP Volatility é uma delas, e nos ajuda a entender uma mudança frequente de posições que pode indicar uma atualização aqui no Brasil — uma vez que ferramentas como o SEMRush nos mostram esse sensor apenas de alguns países, como EUA, Reino Unido e China.

Recentemente, foi anunciado a nova Atualização do Google para 2021: a Google Page Experience, que mede como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página Web.

Seriam tais volatilidades sinais do Google sobre essa atualização? Neste artigo, falamos um pouco sobre o que vai mudar no próximo ano com essa nova atualização e como se preparar para tal.

Relembre as últimas atualizações do Google

Ao longo dos anos, os profissionais de SEO se depararam com inúmeras atualizações de algoritmos, algumas com impacto menor, outras que mudaram todo o conceito que já era conhecido da área.

A última grande atualização divulgada neste ano foi a May 2020 Core Uptade e tem relação com o E-A-T — ou seja, Expertise, Autoridade e Confiança que um website gera para seus usuários.

Essa atualização aumentou em 50,7% a volatilidade de posições em busca orgânica no Google Brasil.

Em Outubro de 2019, outra grande atualização impactou o universo de SEO: o Google BERT é considerado uma das maiores atualizações do últimos 5 anos!

O Google BERT teve como objetivo aprimorar o processamento da linguagem natural em uma busca. Basicamente, ele melhora o entendimento do Google sobre o contexto envolvido, considerando até mesmo as stop words.

Leia mais: Relembre as 35 principais atualizações de algoritmo do Google

Essas e mais atualizações impactaram não só a performance de muitos sites, mas também o modo como nós profissionais de SEO trabalhamos.

Podemos não ter uma atualização no algoritmo em Junho, mas o Google Page Experience, em 2021, está cada vez mais próximo e precisamos estar preparados para essa grande mudança!

Conclusão

Notou alguma oscilação diferente no posicionamento orgânico do seu website? Conta para a gente! Vale entender se é um movimento natural ou se é uma tendência de uma possível atualização.

Aqui no blog da Conversion, publicamos atualizações semanalmente sobre o universo de SEO, como mudanças de algoritmo, ferramentas e novidades.

Escrito por

Lucas Sarri

Analista de SEO

sou analista de SEO da Conversion e atuo em marketing digital há mais 4 anos, área que sou apaixonado desde meu primeiro contato, como Redator Web.

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"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

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