Google BERT Update: a mais importante atualização do algoritmo nos últimos cinco anos, segundo o buscador

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

O Google anunciou no final do mês de Outubro sua principal atualização de algoritmo de pesquisa: o Google BERT, ou Bidirectional Encoder Representations from Transformers.

O nome, inclusive, já acompanha esse projeto desde novembro de 2018, quando o Google lançou um open source de pré-treinamento para o desenvolvimento de modelos capazes processar a linguagem natural escrita e falada.

O projeto teve resultados muito positivos e os modelos criados foram muito satisfatórios, dando seguimento ao que hoje é um dos updates mais importantes dos últimos tempos!

Mas, na prática, o que isso significa?!

O que é o Google BERT?

O BERT veio para melhorar o entendimento do Google sobre o contexto envolvido no uso de determinadas palavras.

Ou seja, determinadas particularidades da linguagem natural ou palavras que podem mudar de significado em diferentes contextos agora são melhor compreendidas pelos algoritmos — inclusive as chamadas stop words.

No blog oficial do Google, Pandu Nayak explicou que, muitas vezes, nem mesmo os próprios usuários sabem como procurar o que desejam.

Ele diz que, seja não sabendo exatamente como escrever uma palavra, seja buscando por um assunto sobre o qual não temos o mínimo conhecimento, é papel do buscador entender o que estamos tentando pesquisar, não importando como escrevemos ou como formulamos essa dúvida.

Pandu ainda escreveu que mesmo que o Google venha aperfeiçoando seu entendimento sobre diferentes linguagens ao longo dos anos, alguns aspectos mais complexos de conversação e linguagem natural ainda deixavam a desejar.

É por isso que muitas vezes, ao tentar presumir o que o robô entende, fazemos buscas usando somente palavras-chave e formulando frases incompletas, e não como faríamos naturalmente ao conversarmos com outras pessoas.

Nayak mencionou que preposições como “to” e “for” também não eram até então muito consideradas, mas graças ao BERT o robô agora é capaz de entender como o sentido de uma expressão pode mudar quando esses termos são utilizados.

Veja os exemplos abaixo:

Antes e Depois

Imagem: Google Blog

Antes do BERT, o resultado para essa busca levava em consideração apenas as palavras get, medicine e someone; agora, o resultado está mais preciso e responde perfeitamente à intenção de busca do usuário.

Antes e depois do BERT

Imagem: Google Blog

Neste exemplo, o primeiro resultado levava o usuário a uma página que respondia o exato oposto ao que o usuário queria saber. Com o BERT, o termo “to” deu outro sentido à pergunta.

A mais nova atualização do Google vem para aproximar ainda mais a inteligência artificial da inteligência humana e, segundo o próprio buscador, é o mais importante update desde o lançamento do RankBrain.

Estima-se que 10% do total de buscas feitas em inglês sejam afetadas a partir de agora.

Uma atualização focada nas buscas, e não nos sites

A primeira coisa que vem à cabeça dos profissionais de SEO quando surge uma nova atualização algoritmo é: como posso otimizar o meu site para isso?

Em 2019, mais do que nunca, a resposta é muito simples: conteúdo objetivo, bem escrito e focado em seres humanos.

O Google BERT é um update mais relacionado à capacidade de entendimento do próprio robô do que à caça às más práticas de indexação.

Ao aperfeiçoar e expandir a competência de assimilação de linguagem humana do crawler, a tendência é que sites cujos conteúdos são escritos de forma mecânica sejam prejudicados na SERP.

A absorção de informação relacionada à linguagem falada que o BERT traz também pode ser particularmente benéfica para o voice search e a busca local.

Conteúdo ainda é rei ????

Muito embora a atenção dos profissionais de SEO tenha se pulverizado entre performance, usabilidade e experiência do usuário, a antiga máxima de que conteúdo é rei não ficou obsoleta.

Desde o lançamento do Google Panda, em abril de 2012, a importância atribuída ao conteúdo mudou radicalmente a forma como ele era produzido na internet.

A qualidade tornou-se a principal métrica de análise e quem tinha como objetivo manipular o algoritmo viu seus sites despencarem.

Apesar disso, ainda é comum chegarmos a sites com conteúdos escritos sob o uso dos piores artifícios. Com o BERT, talvez essas páginas dêem seu último suspiro.

Algumas técnicas ultrapassadas que podem depreciar ainda mais um conteúdo ruim após o BERT são:

  • Uso exacerbado de termos longtail;
  • Keyword stuffing (densidade de palavras-chave exagerada);
  • Limite mínimo e máximo para a quantidade de palavras no texto;
  • “Encheção de linguiça” para aumentar o conteúdo;
  • Conteúdo oculto.

Para as páginas cujo conteúdo é constituído por muitas imagens, a linkagem interna continua sendo fundamental para auxiliar o robô a compreender o assunto abordado e quais os contextos a serem agregados.

Este é só o começo

Machine Learning é um método de análise de dados que, ao identificar padrões, automatiza o desenvolvimento de modelos ainda mais aprimorados de análise de dados com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Difícil de entender? A gente simplifica:

Imagine que um sistema seja desenvolvido para desempenhar determinada tarefa. Ao executar essa tarefa repetidas vezes, ele vai ficando cada vez melhor e mais rápido em exercê-la porque tem a capacidade de aprender com a repetição e corrigir suas próprias falhas, assim como pessoas.

Incrível, não é?

E é graças a essa tecnologia que o Google BERT é apenas o ponta-pé inicial de uma larga evolução em termos de inteligência artificial para buscadores.

Quando falamos em evolução, também queremos dizer que nada do que surgiu até agora foi  — e nem será — deixado para trás, como temem muitos webmasters.

Há centenas de algoritmos funcionando juntos e simultaneamente no Google neste exato momento: todos trabalhando lado a lado para construir o que conhecemos como um complexo processo de identificação e ranqueamento de websites.

Esses algoritmos continuarão trabalhando juntos e, a cada novo update, afinarão suas capacidades para tornarem-se cada vez mais eficientes.

Ou seja: tudo o que se sabe sobre SEO até agora continua sendo válido.

Conclusão

O Google BERT ainda está disponível apenas para buscas em inglês, mas em breve será lançado para outros idiomas, inclusive o português.

Enquanto o algoritmo de pesquisa fica cada vez mais soficaticado, pensar no seu site como uma ferramenta usada por pessoas que fala para outras pessoas o coloca sempre um passo à frente do que ainda está por vir: o futuro da tecnologia é humano.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.