SEO para WordPress: como otimizar o seu site e melhores plugins

Diego Ivo
Diego Ivo

SEO, ou Search Engine Optimization, são técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento de sites nos mecanismos de busca. Aplicadas ao WordPress, elas ajudam a destacar e aumentar a relevância das páginas de um site.

Hoje em dia, é praticamente impossível trabalhar com Marketing Digital sem conhecer o WordPress. Afinal, a plataforma já está consolidada como principal CMS do mercado, e é utilizada por empresas grandes, pequenas e até pessoas físicas.

Parte do sucesso da plataforma se deve à sua facilidade de uso e os inúmeros plugins disponíveis, que oferecem a solução sob medida para praticamente qualquer necessidade, incluindo SEO.

Por isso, saber usar o WordPress para SEO é o diferencial para alcançar melhores resultados, assim como aumentar o tráfego orgânico do site.

Como configurar o SEO para WordPress?

Configurar o seu WordPress é o primeiro passo para garantir o sucesso da sua estratégia de SEO. Para isso, você vai precisar:

1. Escolha um tema para o seu site

Você comprou um domínio e está com o servidor configurado, e agora? Chegou a parte mais importante: escolher tema para o seu site. 

Se a sua empresa não tiver um desenvolvedor e designer que possam construir um layout para o site, a nossa dica é procurar por temas gratuitos diretamente no diretório do WordPress.  

Se preferir investir num tema pago, recomendamos procurar no Theme Forest. São milhares de temas disponíveis e à venda em dólar, e você pode filtrar de acordo com as necessidades do seu site.

Quando estiver procurando por temas, leia tudo com atenção e confira as avaliações para garantir que o tema tenha um código bem estruturado, seja compatível com os principais navegadores e siga as boas práticas de desenvolvimento web.

Confira também se o tema oferece opções de personalização que permitam inserir heading tags (H1, H2, H3, etc) de forma adequada, configurar menus e widgets com facilidade.

2. Instale um plugin de SEO

O WordPress conta com diversos plugins de SEO que são uma mão na roda. Essas ferramentas fornecem recursos para configurar títulos, meta tags, sitemaps, análise de palavras-chave, entre outros.

Entre os plugins mais conhecidos para SEO, estão o Yoast SEO e o Rank Math. Eles fornecem painel intuitivo e bons relatórios, mesmo na versão gratuita, e também dão dicas para melhorar o conteúdo e a otimização de palavras-chave.

A dica aqui é seguir o passo a passo no momento de configurar o seu plugin. Muitos problemas no WordPress surgem a partir de plugins, por isso vale a pena dedicar um tempo extra nas instalações.

3. Configure títulos e meta descrições

Para otimizar o SEO On-page, títulos e meta descrições são os pontos de partida, afinal, ambos são responsáveis por atrair o usuário entre os milhares de resultados de busca. 

Para criar títulos e meta descrições atraentes, tente ser claro e objetivo, mas sem deixar a criatividade de lado. Lembre-se que, dependendo da página, a concorrência é grande e se destacar pode ser difícil. No blog da Conversion, você pode conferir dicas de como otimizar os títulos SEO dos seus conteúdos.

4. Crie o seu sitemap

O sitemap é um arquivo que lista todas as páginas, posts e outros tipos de conteúdo do seu site. Por isso, ter um sitemap bem estruturado garante que as páginas mais importantes não fiquem de fora do índice do Google. 

A maioria dos plugins de SEO, como o Yoast SEO e Rank Math, geram automaticamente um sitemap XML para o site WordPress. O arquivo também é atualizado sempre que você cria ou altera páginas.

Aproveite o momento e crie a sua conta no Google Search Console. Com tudo configurado, submeta o seu sitemap para garantir que o Google tenha conhecimento das atualizações no seu site e possa rastrear o conteúdo mais rapidamente.

5. Habilite links permanentes

Os links permanentes mantém a organização e a estrutura de navegação do seu site. Para habilitar os links permanentes no WordPress é bem fácil. No painel, acesse o menu “Configurações” >  “Links Permanentes”. 

Depois é escolher uma estrutura que inclua o título do post:

Na Conversion, nós indicamos não utilizar a estrutura padrão, que geralmente inclui parâmetros pouco intuitivos aos usuários.

Na imagem, a tela do WordPress para habilitar os links permanentes.

6. Tenha URLs amigáveis

As URLs amigáveis são aqueles links que apenas com a “leitura” sabemos do que se tratam. Assim, ao invés de apresentar sequências de números ou códigos, uma URL amigável inclui palavras-chave que descrevem o tópico do post ou da página.

Como otimizar o SEO On-Page para WordPress

Agora que você já sabe como configurar o SEO para WordPress, vamos falar sobre otimização de SEO On-Page, ou seja, as otimizações que podem ser implementadas em uma página e estão visíveis ao usuário.

Escolha de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o ponto de partida para uma boa estratégia de SEO On-Page. Neste momento, ferramentas como Google Keyword Planner, Ubersuggest e SEMrush podem ajudar na busca de palavras-chave estratégicas para o seu negócio, assim como entender o volume de busca e concorrência de cada uma delas.

Priorize palavras-chave relevantes para seu nicho e que estejam alinhadas ao que seu conteúdo de fato entrega. Não adianta escolher termos genéricos ou muito competitivos se eles não refletem a proposta da sua página, e do seu site, ou se distanciam do que o usuário busca.

Use as palavras-chave em títulos e subtítulos

Os títulos (H1) e subtítulos (H2, H3, etc.) ajudam a organizar a sua página para os visitantes. As heading tags também indicam aos mecanismos de busca quais são os pontos mais importantes do texto. 

Por isso, a nossa recomendação é sempre incluir a palavra-chave principal no título e, se possível, repetir a palavra-chave ou variações nos subtítulos.

Mas cuidado! A estrutura hierárquica dos títulos deve fazer sentido. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo sobre heading tags da Conversion.

Coloque textos alternativos nas imagens

Vamos aos fatos: imagens são elementos importantes para enriquecer o conteúdo, e muito valiosas para impulsionar o SEO On-Page. Mas ao optar por usar imagens, é fundamental inserir textos alternativos (alt text), ou seja, escrever uma pequena descrição de cada imagem. 

Isso porque o texto alternativo ajuda os buscadores a entenderem sobre o que é a imagem, além de ser essencial para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. E sabe o melhor? Você pode gerar textos alternativos de forma fácil, e até mesmo em lote, usando a nova ferramenta gratuita da Conversion!

Tenha links internos

Os links internos são aqueles links que apontam para páginas em um mesmo site. Eles são úteis para guiar o usuário a conteúdos relacionados, ajudando no tempo de permanência no site e aumentando a autoridade entre diferentes páginas do site.

Na criação de links internos, outro ponto importante é se atentar aos textos dos links, também conhecido como texto âncora (anchor texts)

Neste sentido, não use termos genéricos como “clique aqui”. Na Conversion, criamos textos âncoras com a palavra-chave do assunto abordado na página de destino. Dessa forma, reforçamos a relevância do conteúdo tanto para o usuário quanto para o Google.

Escreva conteúdos relevantes e atualizados

Criar conteúdo de qualidade é o núcleo de qualquer estratégia de SEO On-Page, e algo que o próprio Google reforça há anos.

Por isso, entendemos que investir em textos aprofundados, que respondam às dúvidas do público e ofereçam informações úteis são a chave para ter páginas bem ranqueadas.

Afinal, quanto mais completo e bem estruturado for o conteúdo, maior a probabilidade de conquistar boas posições nos resultados de busca.

A nossa recomendação, que está sempre em palestras de SEO, é realizar atualizações com frequência nos conteúdos do seu site. Além disso, é válido aproveitar o momento para verificar a consistência de títulos, subtítulos e meta descrições, além de corrigir possíveis links quebrados.

Otimize a página para dispositivos móveis

De acordo com o Google, mais de 50% das buscas são realizadas através de dispositivos móveis. Por este motivo, a otimização para celulares não é mais um diferencial, e sim uma exigência para quem quer ranquear bem. 

A dica é ter KPIs com acompanhamento semanal ou mensal para verificar como anda a performance das páginas. Para isso, você pode usar PageSpeed Insights, que é uma opção gratuita.

Lembre-se que o Google prioriza sites responsivos, ou seja, aqueles que se ajustam automaticamente a diferentes tamanhos de tela.

Confira a densidade de palavras-chave

A densidade de palavras-chave é proporção de vezes que um termo específico aparece em um conteúdo, comparado ao total de palavras do texto. Apesar de não existir uma regra fixa, recomenda-se manter algo entre 1% a 3% do total de palavras, dependendo do contexto. O importante é que o uso seja natural e não atrapalhe a compreensão do conteúdo.

Para evitar a repetição, você pode pedir para as pessoas responsáveis pelo conteúdo que utilizem sinônimos e palavras relacionadas. Isso enriquece o texto e ajuda os mecanismos de busca a relacionarem seu conteúdo a uma gama maior de resultados, principalmente no momento atual, onde várias plataformas com IA estão chegando no mercado.

Como otimizar o SEO Off-Page para WordPress

O SEO Off-Page são as técnicas aplicadas fora do seu site para melhorar a posição das páginas (domínio, subdomínios e subdiretórios) nos mecanismos de busca. 

A seguir, confira como otimizar no WordPress:

Construa backlinks

Os backlinks são considerados “votos de confiança” pelos mecanismos de busca

É aqui que entra a construção de uma estratégia de link building, principalmente aquelas que fazem uso de Digital PR — o que nós defendemos na Conversion. 

Isso porque deve-se focar na qualidade dos links, o que acontece numa estratégia que visa a construção de relacionamentos duradouros com a imprensa.

Já táticas como troca de links e guest post são ultrapassadas, por vezes até consideradas black hat pelo Google.

Engajamento em redes sociais

O engajamento em redes sociais desempenha um papel significativo no SEO Off-Page, pois aumenta a visibilidade do seu conteúdo e atrai mais visitantes para o seu site. Mas, vale lembrar, esses visitantes não são considerados de tráfego orgânico

Plataformas como Instagram, X e LinkedIn permitem que você compartilhe o link dos seus conteúdos, interaja com o público e amplie o alcance da sua marca.

Presença em diretórios locais

A última dica vai para negócios que atendem um público geograficamente específico.

Neste contexto, os diretórios fazem um papel importante na estratégia Off-Page: oferecem um local onde empresas e profissionais podem listar suas informações de contato, serviços oferecidos e outros detalhes relevantes. Isso pode ajudar MUITO na hora de ser encontrado numa pesquisa!

Entre os exemplos de diretório, temos o Google Meu Negócio, plataforma em que você pode preencher todas as informações relevantes da sua empresa, e o Reclame Aqui, site em que o usuário pode conferir a reputação de negócios físicos ou on-line.

Dicas de SEO técnico para WordPress

O SEO técnico é a base que sustenta toda a estratégia de otimização de um site. Afinal, garante que os mecanismos de busca possam rastrear, indexar e interpretar corretamente o conteúdo. 

Siga as dicas para que seu site alcance o potencial máximo:

Escolha uma boa hospedagem

Um servidor rápido e confiável garante que as páginas carreguem rapidamente, o que é um fator importante para o ranqueamento nos mecanismos de busca e para a experiência do usuário. 

Na hora de pesquisar e escolher uma hospedagem, considere aspectos como suporte técnico, segurança, escalabilidade e localização dos servidores. Entre as plataformas mais famosas, estão o Hostgator e Hostinger, que são boas opções para quem está começando.

Instale um certificado SSL

O Certificado SSL (Secure Socket Layer) garante a segurança das informações trocadas entre o servidor e os visitantes do seu site. 

Além de proteger dados sensíveis, como senhas e informações pessoais, o SSL também pode ser considerado um fator de ranqueamento para o Google, já que o buscador prioriza sites seguros nos resultados de busca.

A maioria dos provedores de hospedagem oferecem integração fácil com certificados, permitindo que você ative o HTTPS em poucos cliques.

Verifique as configurações de visibilidade

Você precisa garantir que o seu site esteja acessível para os robôs de busca para que ele possa ser indexado. No seu WordPress, verifique se a opção “Desencorajar os motores de busca de indexar este site” está desativada em “Configurações”, e depois em “Leitura”.

Outra dica é usar o Google Search Console para monitorar a indexação do seu site e identificar possíveis bloqueios ou problemas que possam impedir a correta indexação. 

Utilize breadcrumbs nas páginas

Os breadcrumbs — carinhosamente apelidados de “migalhas de pão” — são elementos de navegação que mostram a hierarquia e a localização atual do usuário dentro do site. 

Eles melhoram a usabilidade, pois permitem que os visitantes entendam facilmente a estrutura do site e naveguem de forma mais eficiente, afinal, indicam onde o visitante está enquanto acessa o seu site.

Os breadcrumbs podem ser configurados no momento de personalizar o layout do site, assim como na criação dos links permanentes, que já foi mencionado neste artigo.

Cuidado com a canibalização

A canibalização de palavras-chave acontece quando múltiplas páginas do mesmo site competem pela mesma palavra-chave nos mecanismos de busca. 

Isso é prejudicial porque, tendo muitas páginas com uma mesma palavra-chave, a autoridade de cada página pode ser diluída e prejudicar o ranqueamento geral do site. Além disso, os  mecanismos de busca podem ter dificuldade em determinar qual página é a mais relevante para determinada consulta.

Por isso, nós recomendamos que o seu negócio ou site possua um documento ou planilha com todas as palavras-chave trabalhadas na estratégia. Só lembre de verificar com frequência para retirar termos duplicados.

Implemente dados estruturados

Os dados estruturados são informações adicionadas ao código do seu site que ajudam os mecanismos de busca a entenderem melhor o conteúdo e o contexto das páginas.

No WordPress, você pode implementar dados estruturados utilizando plugins como Schema Pro, Yoast SEO ou Rank Math, que oferecem funcionalidades para adicionar dados estruturados de forma fácil e eficiente. 

Faça o redirecionamento de URLs antigas

Sempre que excluir alguma página ou mudar a URL, é necessário criar um redirecionamento. Essa prática mantém a integridade da estratégia de SEO quando há mudanças na estrutura do site, como a remoção ou renomeação de páginas. Isso evita erros 404 e preserva a autoridade da página original.

No WordPress, você pode usar plugins como Redirection ou Yoast SEO, que facilitam a criação e o gerenciamento de redirecionamentos 301.

Melhores plugins de SEO para WordPress

Chegou o momento tão esperado: a lista de plugins de SEO para WordPress!

Mas antes, atenção: recomendamos que sites no WordPress tenham um único plugin para cada funcionalidade específica. A utilização de múltiplos plugins que desempenham as mesmas tarefas (como Rank Math e Yoast SEO) pode gerar conflitos e comprometer o desempenho do seu site.

Rank Math

O Rank Math é um dos plugins de SEO mais completos e populares para WordPress, e também o plugin que utilizamos no site da Conversion. 

Ele integra-se facilmente com o Google Search Console, suporta rich snippets e fornece análise detalhada de palavras-chave, além das funcionalidades clássicas de plugin de SEO.

Yoast SEO

O Yoast SEO é um dos plugins mais renomados e utilizados no WordPress, conhecido por sua eficácia na otimização de sites para os mecanismos de busca. Ele oferece análise de conteúdo, gestão de meta tags e geração automática de sitemaps XML. 

É uma alternativa ao Rank Math.

Redirection

O plugin Redirection faz o gerenciamento de redirecionamentos 301 e monitorar erros 404 no WordPress. Ele plugin permite criar e gerenciar redirecionamentos de forma simples.

Caso você opte pelo Rank Math, ele se torna desnecessário.

Broken Link Checker

O Broken Link Checker é um plugin que garante que todos os links do seu site estejam funcionando corretamente. Ele verifica automaticamente o seu site em busca de links quebrados, tanto internos quanto externos, e alerta você para que possa corrigir ou remover esses links rapidamente.

WP Rocket

O WP Rocket é um dos melhores plugins de cache para WordPress, focado em melhorar a velocidade de carregamento do site. 

Ele implementa técnicas avançadas de cache, como pré-carregamento de cache e compressão de arquivos, além de permitir a minificação e a combinação de CSS e JavaScript.

LiteSpeed Cache

Outra opção ao WP Rocket, o LiteSpeed Cache é um plugin de cache que oferece várias funcionalidades para otimizar a performance e o SEO do seu WordPress. Também inclui ferramentas para otimização de imagens e minificação de arquivos CSS, JavaScript e HTML.

Akismet

O Akismet combate spam em comentários e formulários de contato no WordPress. Ele verifica automaticamente todos os comentários e envios de formulários contra uma base de dados global de spam, filtrando conteúdos indesejados e protegendo seu site de possíveis abusos.

SEO Optimized Images

O SEO Optimized Images é um plugin focado em otimizar as imagens do seu site para melhorar o SEO e a performance geral. Ele otimiza automaticamente as imagens carregadas, reduzindo o tamanho dos arquivos sem comprometer a qualidade visual.

Se você tem muitas imagens no seu site, vale a pena considerá-lo.

WPtouch

O WPtouch transforma o site WordPress em uma versão mobile otimizada, melhorando a usabilidade em dispositivos móveis e contribuindo para o SEO em dispositivos móveis. 

Link Whisper

O Link Whisper é um plugin avançado para gestão de links internos no WordPress, projetado para melhorar a estrutura de links do seu site. Ele sugere automaticamente links internos no editor do WordPress, o que facilita — e muito — o trabalho da pessoa redatora.

SEO é com a Conversion

Fazer SEO pode ser uma tarefa complicada, mas graças à flexibilidade e aos plugins disponíveis no WordPress, criar um site e otimizar as páginas para os mecanismos de busca torna-se mais fácil.

Ainda sim, é essencial estudar as boas práticas de SEO e contar profissionais especializados — que você encontra na Conversion! — para construir uma estratégia forte e que garanta o crescimento saudável da sua empresa na internet.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Compartilhe este conteúdo

Insira sua palavra-chave e URL para melhorar seu SEO

🔥 Não requer cadastro

Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.