CPC, CPM e CPA: O que são, Quando Utilizar e Como calcular

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CPC, CPM e CPA são métricas relacionadas ao custo de campanhas de anúncios online.

Entender para que servem essas métricas é muito importante para entender quantas pessoas um anúncio pode alcançar com o orçamento disponível ou o máximo que você pode gastar para adquirir cada novo lead.

Ficou complicado? Calma!

Neste post, produzido pela Conversion, consultora de marketing digital com mais de oito anos de mercado, explicaremos o significado de cada uma dessas métricas, com exemplos práticos de aplicação.

Além disso, vamos ensinar você a calcular cada uma dessas métricas para ter total controle sobre quanto investir em anúncios online.

Fique conosco nos próximos minutos e amplie seu conhecimento sobre métricas de campanhas de anúncios.

Se preferir, utilize nosso índice de conteúdo.

Índice de tópicos:

  1. O que são métricas?
  2. Quais mídias utilizam essas métricas?
  3. 5 situações em que você precisará utilizar essas métricas
  4. O que é CPA?
  5. O que é CPC?
  6. O que é CPM?
  7. Aprenda a calcular CPA, CPC e CPM da sua campanha

Agora que você já entendeu tudo o que encontrará neste post, vamos continuar!

Antes de começar: o que são métricas?

Métricas são números que você deve acompanhar para entender o desempenho das suas estratégias de marketing.

Junto com indicadores de performance, é possível mensurar o impacto do trabalho nos resultados que realmente são gerados.

Suas campanhas de marketing são lucrativas?
Sem analisar as métricas, não há como saber — com 100% de certeza — se todos os esforços retornaram resultados positivos.

Quais mídias utilizam essas métricas?

Facebook, Google, YouTube…
Todas as mídias programáticas empregam essas métricas para mensuração de campanhas de anúncio.

Campanhas de anúncios veiculadas em blog, plataformas de anúncios e outros canais digitais utilizam métricas para mensurar o ROI (retorno sobre o investimento).

5 situações em que você precisará utilizar essas métricas

  • Para entender quanto está investindo em anúncios.
  • Para descobrir quanto está pagando por cada conversão.
  • Para ter uma previsão de quanto investir.
  • Para tomar decisões estratégicas.
  • Para fazer comparações e análises.

Bom, já alinhamos os nossos pensamentos. Agora aprenda o que é e como calcular cada métrica.

O que é CPA?

CPA significa custo por aquisição.

CPA é a métrica que indica quanto você está pagando por cada conversão, isto é, uma venda, cadastro em formulário, download de aplicativos, visualização de um vídeo, etc.

A diferença para as outras métricas é que, com CPA, só há cobrança quando o objetivo é alcançado.

Exemplo
Aplicativos mobile geralmente utilizam essa métrica para medir o resultado de suas campanhas.

Alguns exemplos de objetivos dessas campanhas são:

  • Baixar um aplicativo e instalar;
  • Baixar um e-book;
  • Efetuar uma compra.

Esse formato de anúncio é indicado para empresas que possuem orçamento e margem alta, pois o custo por aquisição é elevado. Quanto mais ações o usuário precisar tomar para alcançar o objetivo final do anúncio, maior o custo.

O que é CPM?

CPM significa custo por mil impressões.

Indica quanto custará exibir mil vezes um anúncio publicitário para o público segmentado.

Essa métrica é utilizada por grandes plataformas e blogs para precificar anúncios, já que é preciso ter muito tráfego para que um anúncio seja visualizado por mil pessoas.

É interessante usar o CPM quando o objetivo é branding e se tem a certeza de que o público atingido está dentro da persona da marca.

Assim como não é indicado usar o CPM quando o objetivo é geração de leads, pois o usuário precisaria tomar uma ação.

Exemplo
Em campanhas cujo o objetivo é alcançar o máximo de pessoas possível, a métrica mais indicada é o CPM, já que o usuário precisa ser impactado diversas vezes e não necessariamente executar uma ação.

O que é CPC?

CPC significa custo por clique.
Essa é a métrica mais utilizada em campanhas de anúncios online. Nesse modelo, você será cobrado cada vez que o anúncio receber um clique.

CPC é o formato de cobrança padrão de plataformas de anúncios como Facebook e Google.

Nas plataformas de mídia programática, é possível definir manualmente quanto você quer pagar por cada clique. Dessa forma, você tem total controle de quando a verba da campanha será totalmente consumida.

Exemplo
No Google Ads, é possível definir um valor fixo para o CPC e aumentar o CPC de uma palavra-chave específica.

Você pode oferecer um lance de R$ 1,00 para marketing digital e de R$ 0,80 para marketing online.

No Facebook — apesar de não ser indicado fazer isso sem um estudo prévio –, também é possível fazer alterações no valor pago pelo alcance do objetivo do grupo de anúncios.

Como calcular CPC, CPM e CPA?

As fórmulas para calcular o CPC, CPM e CPA das suas campanhas de anúncios são bem simples.

Calculando a métrica CPC

A fórmula para saber quanto você está pagando por cada clique é bem simples. Veja:
CPC = Custo total/número de cliques.

Exemplo:
CPC = 1.000 Custo total/15.000 Número de cliques
CPC = R$ 0,06

Calculando a métrica CPM

O cálculo de CPM também é bem simples de ser feito. Veja:
CPM = Custo total(visualizações/1.000)

Exemplo:
CPM = 1.000 Custo total(50.000 Visualizações/1.000)
CPM = R$ 20,00

Calculando a métrica CPA

A fórmula para descobrir o CPA é bem parecida com as demais.
CPA = Custo total/número de conversões

Exemplo:
CPA = 1.000 Custo total/45 Número de conversões
CPA = R$ 22,22

Dica final

Faça um estudo antecipado de quanto você pode pagar por cada conversão. Para isso, você precisará saber essencialmente quanto há de verba e quantas conversões são necessárias.

Conclusão

Entender o objetivo e quando utilizar cada métrica dará a você a possibilidade de criar estratégias de marketing digital mais assertivas, além de clareza sobre como alcançar o resultado almejado.

Ative suas campanhas e crie uma planilha para registrar o CPA, CPC e CPM de cada anúncio. Ao longo do tempo, você poderá analisar o histórico de custos e tomar decisões com base em dados concretos.

Continue lendo e entenda o significado das novas métricas que o Google Ads está lançando.

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