Na última quarta-feira (03), o Google anunciou que um novo core update está sendo implementado em seus algoritmos.
A nova atualização levará cerca de uma a duas semanas para ser totalmente processada e é a terceira deste ano, chamada de December 2020 Core Update.
Segundo o anúncio oficial, feito pelo Twitter, as orientações sobre como os SEOs devem agir pelos próximos dias permanecem as mesmas já divulgadas anteriormente.
Later today, we are releasing a broad core algorithm update, as we do several times per year. It is called the December 2020 Core Update. Our guidance about such updates remains as we’ve covered before. Please see this blog post for more about that:https://t.co/e5ZQUAlt0G
— Google SearchLiaison (@searchliaison) December 3, 2020
O que fazer se meu site por impactado?
A cada nova atualização, esta é a pergunta de um milhão de dólares.
Ainda que não seja possível medir os resultados de um core update imediatamente, todo novo anúncio de atualização de algoritmo gera grande ansiedade entre a comunidade de SEO ao redor do mundo.
Para tranquilizar esses profissionais, o Google divulgou, em agosto de 2019, algumas diretrizes sobre como responder a este tipo de update.
Originalmente publicadas no Google Search Central Blog, as instruções deixam claro que, quando ocorre um core update, não é necessário correr para consertar o que há de errado com seu site, porque pode ser que nada esteja realmente errado com ele.
O buscador explica que um core update é simplesmente “um conjunto de melhorias no modo em que nossos sistemas avaliam o conteúdo em geral”, e não um upgrade focado na avaliação de determinados critérios específicos, por exemplo.
Ainda assim, alguns SEOs podem notar desempenhos inferiores em seus sites após a finalização da implementação de um core update.
Neste caso, o Google recomenda que estes profissionais garantam a entrega do melhor conteúdo possível: “é isto que os nossos algoritmos buscam recompensar.”
O buscador também enfatiza a importância de conhecer a fundo as diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa — ou Search Quality Evaluator Guidelines — e o conceito de E-A-T.
Volatilidade na SERP
Novembro já vinha registrando relativa volatilidade em seus rankings durante todo o mês, mas foi somente a confirmação de uma alteração nos algoritmos que explicou estas flutuações.
Hoje, no dia 04/12, a nossa ferramenta SERP Volatility registrou um pico de 310 pontos.
(Para ver o gráfico de dezembro, clique aqui)
Últimos Core Updates
Como sempre é esperado, o Google lança alguns core updates todos os anos.
Em 2020, estes updates estiveram abaixo da média de lançamento: somente três atualizações desde Janeiro, sendo esta última anunciada longos seis meses após sua antecessora.
Uma das teorias é que a pandemia do COVID-19 pode ter freado os esforços voltados a melhoria do algoritmo e ter direcionado mais energia para as mudanças focadas no combate à doença e ao apoio à população afetada pela crise econômica.
Entre estas iniciativas estão a criação de fundos de suporte ao pequeno comerciante e alterações em ferramentas como My Business e Google Maps.
De qualquer forma, as surpresas do próximo ano já estão planejadas. Além dos usuais core updates, o Google também implementará uma grande atualização, o Google Page Experience, que transformará UX em um novo fator de ranqueamento.
Os core updates que precederam o December 2020 foram os January 2020 Core Update e May 2020 Core Update.