December 2020 Core Update: o que sabemos até agora sobre a nova atualização do Google

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Na última quarta-feira (03), o Google anunciou que um novo core update está sendo implementado em seus algoritmos.

A nova atualização levará cerca de uma a duas semanas para ser totalmente processada e é a terceira deste ano, chamada de December 2020 Core Update.

Segundo o anúncio oficial, feito pelo Twitter, as orientações sobre como os SEOs devem agir pelos próximos dias permanecem as mesmas já divulgadas anteriormente.

O que fazer se meu site por impactado?

A cada nova atualização, esta é a pergunta de um milhão de dólares.

Ainda que não seja possível medir os resultados de um core update imediatamente, todo novo anúncio de atualização de algoritmo gera grande ansiedade entre a comunidade de SEO ao redor do mundo.

Para tranquilizar esses profissionais, o Google divulgou, em agosto de 2019, algumas diretrizes sobre como responder a este tipo de update.

Originalmente publicadas no Google Search Central Blog, as instruções deixam claro que, quando ocorre um core update, não é necessário correr para consertar o que há de errado com seu site, porque pode ser que nada esteja realmente errado com ele.

O buscador explica que um core update é simplesmente “um conjunto de melhorias no modo em que nossos sistemas avaliam o conteúdo em geral”, e não um upgrade focado na avaliação de determinados critérios específicos, por exemplo.

Ainda assim, alguns SEOs podem notar desempenhos inferiores em seus sites após a finalização da implementação de um core update.

Neste caso, o Google recomenda que estes profissionais garantam a entrega do melhor conteúdo possível: “é isto que os nossos algoritmos buscam recompensar.”

O buscador também enfatiza a importância de conhecer a fundo as diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa — ou Search Quality Evaluator Guidelines — e o conceito de E-A-T.

Volatilidade na SERP

Novembro já vinha registrando relativa volatilidade em seus rankings durante todo o mês, mas foi somente a confirmação de uma alteração nos algoritmos que explicou estas flutuações.

Hoje, no dia 04/12, a nossa ferramenta SERP Volatility registrou um pico de 310 pontos.

[xyz-ihs snippet=”volatility”]

(Para ver o gráfico de dezembro, clique aqui)

Últimos Core Updates

Como sempre é esperado, o Google lança alguns core updates todos os anos.

Em 2020, estes updates estiveram abaixo da média de lançamento: somente três atualizações desde Janeiro, sendo esta última anunciada longos seis meses após sua antecessora.

Uma das teorias é que a pandemia do COVID-19 pode ter freado os esforços voltados a melhoria do algoritmo e ter direcionado mais energia para as mudanças focadas no combate à doença e ao apoio à população afetada pela crise econômica.

Entre estas iniciativas estão a criação de fundos de suporte ao pequeno comerciante e alterações em ferramentas como My Business e Google Maps.

De qualquer forma, as surpresas do próximo ano já estão planejadas. Além dos usuais core updates, o Google também implementará uma grande atualização, o Google Page Experience, que transformará UX em um novo fator de ranqueamento.

Os core updates que precederam o December 2020 foram os January 2020 Core Update e May 2020 Core Update.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.