Na última quarta-feira (03), o Google anunciou que um novo core update está sendo implementado em seus algoritmos.
A nova atualização levará cerca de uma a duas semanas para ser totalmente processada e é a terceira deste ano, chamada de December 2020 Core Update.
Segundo o anúncio oficial, feito pelo Twitter, as orientações sobre como os SEOs devem agir pelos próximos dias permanecem as mesmas já divulgadas anteriormente.
O que fazer se meu site por impactado?
A cada nova atualização, esta é a pergunta de um milhão de dólares.
Ainda que não seja possível medir os resultados de um core update imediatamente, todo novo anúncio de atualização de algoritmo gera grande ansiedade entre a comunidade de SEO ao redor do mundo.
Para tranquilizar esses profissionais, o Google divulgou, em agosto de 2019, algumas diretrizes sobre como responder a este tipo de update.
Originalmente publicadas no Google Search Central Blog, as instruções deixam claro que, quando ocorre um core update, não é necessário correr para consertar o que há de errado com seu site, porque pode ser que nada esteja realmente errado com ele.
O buscador explica que um core update é simplesmente “um conjunto de melhorias no modo em que nossos sistemas avaliam o conteúdo em geral”, e não um upgrade focado na avaliação de determinados critérios específicos, por exemplo.
Ainda assim, alguns SEOs podem notar desempenhos inferiores em seus sites após a finalização da implementação de um core update.
Neste caso, o Google recomenda que estes profissionais garantam a entrega do melhor conteúdo possível: “é isto que os nossos algoritmos buscam recompensar.”
O buscador também enfatiza a importância de conhecer a fundo as diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa — ou Search Quality Evaluator Guidelines — e o conceito de E-A-T.
Volatilidade na SERP
Novembro já vinha registrando relativa volatilidade em seus rankings durante todo o mês, mas foi somente a confirmação de uma alteração nos algoritmos que explicou estas flutuações.
Hoje, no dia 04/12, a nossa ferramenta SERP Volatility registrou um pico de 310 pontos.