Com a reabertura do comércio físico, e-commerce registrou queda de 4,8% em relação a agosto, mas novo patamar indica que 1,2 bilhões de acessos como o mínimo do “novo normal”.
A Conversion acaba de divulgar a edição de outubro do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, report gratuito que já foi baixado milhares de vezes por executivos das maiores empresas do Brasil e que traz a movimentação do comércio eletrônico nacional.
A nova edição traz os dados de setembro de 2020, mês em que as maiores lojas virtuais brasileiras registraram a marca de 1,21 bilhões de acessos. Foi um período de queda em relação ao último mês (-4,8%), mas de aumento na comparação com o ano anterior (+4,3%).
Após vários meses de recordes do comércio eletrônico, setembro foi um mês que consolidou as novas bases do e-commerce brasileiro e estabelece 1,2 bilhões de acesso como o mínimo de acessos que o setor deve registrar daqui para frente.
TOP 5 Categorias com crescimento desde a pandemia
Pet lidera o mês de setembro com a maior taxa de crescimento, 71% comparado à fevereiro. O setor de Comidas & Bebidas se mantém na segunda posição, porém com um crescimento inferior ao mês passado. Já a categoria Casa e Móveis após três meses como líder em taxa de crescimento, caiu para 3° lugar em setembro.

E-commerces que mais cresceram em Setembro destacam sites de moda
Dos 15 sites com maior taxa de crescimento no pós pandemia, 4 são da categoria Moda e Acessórios. Nessa análise, consideramos apenas sites com mais de 1 milhão de acessos mensais.

Novo Normal: O novo patamar do E-commerce
Os últimos meses têm apresentado resultados positivos para o e-commerce no Brasil. O boom da pandemia não somente elevou os acessos mensais como definiu um novo patamar de crescimento do e-commerce para o próximo ano.
Dos 15 setores analisados em setembro, 13 tiveram crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado; os números reforçam o quanto a pandemia impulsionou novos hábitos de consumo e compras em um cenário definido por muitos como “novo normal”.
Os setores que crescem a taxas acima de 30% no YoY – tais como Comidas & Bebidas (+67%), Pets (+48%) e Casa & Móveis (+42%), já notaram o potencial que seus sites podem atingir e estão mirando seus esforços para novembro, o mês mais importante para as lojas online devido à Black Friday. Ao mesmo tempo, o setor de turismo já demonstra recuperação de +132% ante o menor número da pandemia.
Expectativas para os próximos meses
Como dissemos, sendo Setembro um mês de sazonalidade mais baixa, a marca de 1,21 bilhões de acessos é um grande marco e que torna a casa de 1,1 bilhões de acessos o novo “mínimo” do comércio eletrônico brasileiro.
Para outubro, mesmo com a reabertura mais intensa do comércio físico espera-se um crescimento de 0,5% do e-commerce, o que faz o setor retomar a 1,22 bilhões de acessos.
Porém, como muitas companhias estão antecipando a Black Friday, pode ser que esse número esteja acima.
A grande expectativa é em relação à Black Friday.
Segundo nossas análises, o tráfego na Black Friday deverá girar entre 1,48 e 1,79 bilhões de acessos, o que representam um crescimento de até 30% da maior data do comércio online e já uma das principais do varejo.
Não deixe de baixar a cópia gratuita do Relatório Setores do E-commerce.
Quer aprender mais sobre e-commerce?
Preparamos um guia sobre o e-commerce, que traz uma visão completa e atualizada para o setor para 2020 e 2021.
Caso você já trabalhe ou atue no segmento, sabe que a busca orgânica é o principal canal de tráfego das lojas virtuais e que o SEO é uma das melhores estratégias para gerar crescimento.
Para desenvolver o setor de e-commerce no Brasil, também criamos este guia totalmente gratuito sobre SEO para E-commerce, que conta com estratégias que já geraram centenas de milhões de reais em vendas.