Estratégia de SEO do Canva: como a plataforma alcançou mais de 100 milhões de acessos mensais

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Ferramenta de design se destaca como um dos grande cases de sucesso

Há um número incalculável de empresas que investem em otimização. Algumas falham, outras prosperam. Em casos extremamente raros, há uma completa revolução, como aconteceu com a estratégia de SEO do Canva. 

Esta ferramenta ficou conhecida por desburocratizar o acesso ao design. Antes dela, a criação de peças gráficas estava fora do alcance do usuário regular, em um cenário no qual era necessário o domínio de softwares como o Photoshop, Illustrator ou Indesign. 

Com a fundação do Canva, em 2013, tudo mudou. No mesmo ano, foram registrados mais de 750 mil usuários (The New York Times, 2014). A partir de então, as pessoas podiam criar e editar peças de design, como logotipos, convites e infográficos,  por meio de uma interface intuitiva de arrasta-e-solta.

Em 2022, a empresa faturou US$ 1 bilhão, o que elevou seu valor de mercado a incríveis US$ 40 bilhões. Com presença em 190 países e 60 milhões de usuários mensais, a empresa faz parte do cotidiano do usuário em um nível global. 

Mas, por trás de toda empresa bem-sucedida há uma boa estratégia de marketing. Neste texto, descubra o que tornou o Canva um fenômeno. 

Estratégia de SEO do Canva: por dentro dos números

canva

O Canva é um dos melhores exemplos de marketing orgânico, já que 97,5% de seu tráfego é não-pago. Com uma sólida estratégia de criação de audiência, tem no tráfego direto a fonte de 76% dos visitantes. O SEO vem logo a seguir, com 16%. A busca paga atrai somente 2% desse montante. 

Em abril de 2023, o tráfego orgânico teve um valor correspondente de 107,5 milhões, com mais de 7 milhões de palavras-chave ranqueadas, quase 500 mil somente nas três primeiras posições. 

O site possui, também, 90,8 milhões de backlinks, distribuídos em mais de 387 mil domínios de referência, sendo classificado com uma autoridade de domínio 100 pelo Semrush, o valor máximo adquirível. A duração média de visita é superior a 15 minutos e as páginas mais acessadas são as subpastas /create, /template, /colors e /graphs. 

Nas redes sociais, acumula todos estes números de seguidores: 

  • Facebook: 2,3 milhões; 
  • Instagram: 1,4 milhão;
  • LinkedIn: 753 mil;
  • Pinterest: 492 mil;
  • TikTok: 284 mil;
  • Twitter: 281 mil; 
  • YouTube: 268 mil.

Qual é o segredo da estratégia de SEO do Canva?

Oferta de serviço demandado

Há quem diga que o Canva dominou os algoritmos de pesquisa dos buscadores. Mas, antes de adentrar no universo da otimização, é preciso entender o que o produto oferece aos consumidores. 

Para Diego Ivo, fundador da Conversion, “o Canva percebeu que as pessoas tinham uma dor enorme: fazer artes para o dia a dia, amadoras e profissionais”. Isso se encaixa perfeitamente à criação de demanda, descrita por ele como “uma estratégia que visa estimular o interesse do público por um produto ou serviço (ativo), mesmo que ele ainda não seja conhecido ou que o cliente saiba que precisa dele”. Em outras palavras, há um propósito claro desde o início: democratizar o design, objetivo concluído com sucesso pela plataforma. 

O Canva possui diferentes planos com uma série de benefícios. O fato de as ferramentas básicas serem gratuitas traz a possibilidade de atrair novos clientes, que depois podem optar pelo plano pro, que tem valores acessíveis. Além dos clientes de nível enterprise, como Salesforce, Sony Music, Danone, Reddit Skyscanner. 

Otimização para alcançar mais gente

Mas somente isso não basta. É preciso aplicar as principais técnicas de otimização para alcançar o público. “Como há um grande volume de busca por fazer arte online e templates, o Canva otimizou para cada um dos termos”, continua Ivo. 

De fato, o número de termos para os quais o Canva ranqueia na primeira página é impressionante. Alguns exemplos são mostrados na imagem abaixo:

Se pararmos para reparar, a intenção de busca de todas essas keywords têm nos recursos do Canva a resposta exata para o problema. Ou seja, geram utilidade, palavra de ordem para os buscadores.

Conteúdo de qualidade

Como se não bastasse oferecer a solução para o problema, o Canva também investe em conteúdo. O Blog do Canva ensina, por meio de conceitos e tutoriais, algumas das práticas que prestam um serviço à sua audiência. No mesmo blog post onde os usuários aterrissam, após uma pesquisa no Google, são inseridas chamadas para a ação com convite ao uso da plataforma. 

Existe uma máxima que diz que “simples é o contrário do fácil”. O Canva parece segui-la. Em uma jornada prática, o usuário aprende e resolve seu problema de maneira gratuita. O que auxilia na propagação da marca e gera novas oportunidades de negócio. 

Tutoriais, eventos e suporte

Mas não para por aí. Também oferece a Escola de Design, um formato de conteúdo conhecido como academia, que educa o mercado, conquista leads e gera autoridade. O mesmo é válido para o Canva Events, que mantém a comunidade engajada. Por fim, há a Central de Ajuda, que auxilia na resolução de problemas por meio das branded keywords

A força do nome da marca

Aqui adentramos em um campo interessante, que consiste na aliança entre o crescimento do branding alinhado às ações de SEO. Ao se posicionar como uma plataforma que presta um serviço ao público, com impacto social, as pessoas passam a buscar pelo nome da marca diretamente nos buscadores. Hoje, no Brasil, há um volume de 7,5 milhões de buscas pelo termo “canva”, mas também dezenas de milhares de pesquisas que levam seu nome. Por exemplo: 

O que culmina, naturalmente, em uma série de pesquisas que geram conversões, como “quanto custa o canva pro”, “download canva” e “canva app”. 

Tudo isso, possivelmente, explica a trajetória percorrida pelo Canva antes de alcançar números estratosféricos relacionados ao tráfego direto, muitas vezes dispensando a necessidade de um buscador. O SEO é o caminho. Uma marca forte é o resultado.

Se você deseja contar com uma agência de SEO para auxiliar em suas atividades de otimização, entre em contato com a Conversion.

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Escrito por Lucas Amaral

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