May 2022 Core Update: tudo sobre a mais recente atualização do Google

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

O Google confirmou, ontem, 25 de Maio, que um novo core update está sendo implementado em seus algoritmos. Confira tudo o que sabemos até agora sobre o May 2022 Core Update.

O Google confirmou ontem, dia 25, que está lançando um novo Core Update, o primeiro de 2022. O May 2022 Core Update, como está sendo chamado pelo buscador, foi confirmado através do perfil oficial do Google Search Central no Twitter:

Como acontece entre 2 e 3 vezes ao ano, os Core Updates são grandes atualizações que têm como objetivo uma melhoria geral no processo de ranqueamento do Google, e não em aspectos específicos de qualidade, como podem ter outras atualizações menores.

O May 2022 Core Update deve levar entre uma e duas semanas para ser totalmente implementado, portanto ainda não há informações sobre seus possíveis efeitos.

Lançado mais de 6 meses depois da última grande atualização de algoritmo, o November 2021 Core Update, o May 2022 foi confirmado após uma série de semanas em que grandes picos de volatilidade na SERP foram identificados por profissionais da comunidade internacional.

Segundo o veículo Search Engine Roundtable, especializado em notícias sobre SEO, a SERP vem demonstrando grande volatilidade desde o dia 16 de Maio, quando uma atualização de algoritmo não-confirmada parece ter sido lançada.

De acordo com os dados de ferramenta Semrush Sensor, a volatilidade da SERP internacional, hoje, está alta, em 9.4/10 pontos.

Somente este mês, a volatilidade da SERP atingiu picos considerados muito altos em dois momentos: nos dias 01 e 08.

Ainda de acordo com o jornal Search Engine Roundtable, apesar de nenhum core update ter sido lançado desde novembro do ano passado, algumas pequenas atualizações de algoritmo não-confirmadas aconteceram neste ano.

Elas aconteceram nos dias 4, 11 e 18 de março; 13, 14, 18, 20 e 21 de abril e 1 e 16 de Maio.

Neste ano, somente duas atualizações foram confirmadas pelo Google: a March 2022 Product Review Update e uma pequena atualização em 11 de abril.

O que fazer se meu site por impactado pelo May 2022 Core Update?

De acordo com a publicação oficial no Google Search Central Blog, “os Core Updates são mudanças feitas para uma melhora geral das buscas e para acompanhar a própria natureza de renovação da web. Embora nada em um core update seja específico, estas atualizações podem surtir algum efeito notável no desempenho de determinados sites, o que observamos em orientações anteriores sobre o que webmasters devem saber sobre esse tipo de update.”

As orientações citadas acima por Danny Sullivan, porta-voz público de Pesquisa no Google e autor da publicação, dizem respeito ao documento oficial publicado em 2019 pelo buscador com todas as informações mais relevantes sobre os core updates.

O documento, que foca principalmente no conceito de E-A-T e em diretrizes de qualidade de Conteúdo, também inclui uma série de instruções sobre o que fazer caso seu site seja negativamente impactado por alguma atualização.

Os últimos Core Updates do Google

O último grande core update confirmado pelo Google aconteceu há mais de 6 meses, em novembro do último ano, e foi chamada de November 2021 Core Update.

Antes dele, foram lançados os July 2021 Core Update e o June 2021 Core Update, fechando as três grandes atualizações de 2021.

2020 passou por três grandes mudanças: o December 2020 Core Update, o May 2020 Core Update e o January 2020 Core Update.

Antes disso, o September 2019 Core Update chegou para inaugurar as atualizações gerais e de grande porte.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.