Conheça o Painel de status da Pesquisa Google

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

No final de 2022, o Google surpreendeu a comunidade de SEO com o lançamento de uma ferramenta muito esperada: o Painel de status da Pesquisa Google. Saiba mais detalhes aqui!

Há algum tempo, o buscador prometia uma ferramenta em que profissionais de SEO poderiam conferir o status da Pesquisa Google, ou seja, se os serviços de rastreamento, indexação e servidor do mecanismo de busca estão funcionando como deveriam.

O objetivo do Google com o lançamento é tornar a comunicação com a comunidade mais transparente sobre os problemas que podem afetar os seus produtos.

O que é o painel de status da Pesquisa Google?

O painel de status da Pesquisa Google é uma ferramenta que mostra, em tempo real, informações sobre o status dos principais serviços do buscador, que são: rastreamento, indexação e servidor. 

No painel, o Google fornece informações dos serviços nos últimos sete dias. Você pode acessar o painel aqui: https://status.search.google.com/

Dessa forma, quando um problema for identificado, será informado no painel:

  • A detecção do problema;
  • Investigação;
  • Acompanhamento;
  • Mitigação ou correção do problema inicial.

A seguir, entenda o que cada uma dessas etapas significa.

Detecção do problema

Segundo o Google, o monitoramento do buscador acontece de duas formas: por indicadores internos e feedback da comunidade. Ou seja, se um site está passando por um problema e a equipe detecta ser algo generalizado e afeta outros sites, o painel será atualizado.

Em uma resposta no Twitter, John Mueller reforçou que só aparecerá no painel se o problema estiver afetando um grande número de sites da Pesquisa Google. Assim, o painel poderá exibir os status:

Investigação

Aqui, a equipe de engenharia investiga o problema que está afetando a Pesquisa Google.

Acompanhamento

Para a comunidade não ficar no escuro sobre o que está acontecendo, a equipe de Relações Públicas, responsáveis pela comunicação sobre a Pesquisa Google, irá compartilhar atualizações, que podem ser:

  • Mais informações sobre o problema, tal como a região afetada ou escala;
  • Cronograma com datas;
  • Progresso em relação ao ajuste ou correção do problema.

Mitigação ou correção

O Google só deve sinalizar que o problema foi resolvido quando tiver 100% certeza sobre sua eliminação. Por isso, enquanto o problema estiver rolando, outra equipe será responsável por tentar reduzir o impacto dos efeitos gerados para os proprietários de sites.

Quando devo usar o painel de status da Pesquisa Google?

Se você está observando uma dificuldade de indexação ou rastreamento do seu site, antes de iniciar uma investigação mais profunda a dica é acessar o painel de status. Isso porque outros sites podem estar sendo afetados igualmente e, neste caso, só resta aguardar a solução do Google.

No entanto, caso esteja tudo bem no painel de status, o indicado é acessar o seu Google Search Console e investigar dentro das suas funcionalidades. 

Além disso, o Google possui o Search Central Help Community, uma central de ajuda focada na Busca. Na central, você pode pesquisar pelo problema que está enfrentando ou até mesmo descrever o que está acontecendo para outros profissionais de SEO ou a própria equipe do Google te ajudar.

Por quanto tempo fica o histórico do painel?

Conforme informado pelo Google, os problemas listados no painel ficarão disponíveis por cinco anos no histórico de acordo com o serviço. Você pode acessar aqui: https://status.search.google.com/summary

Últimas atualizações do Google

2022 foi um ano recheado de novidades na Pesquisa Google, e todas elas foram divulgadas aqui no blog da Conversion! Confira as principais:

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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