December 2022 Link Spam Update: nova atualização do Google é anunciada

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

O Google anunciou na quarta-feira, dia 14, a atualização que tem como objetivo neutralizar o impacto de links não-naturais nos resultados de busca.

Antes mesmo de concluir a implementação do seu novo sistema, o Helpful Content System, o Google anunciou em suas redes sociais o lançamento de uma nova atualização chamada December 2022 Link Spam Update:

Há menos de dois meses, ocorreu o lançamento do October 2022 Spam Update, que levou cerca de três dias para ser completada. A atualização de Dezembro, no entanto, levará até duas semanas, impacta sites de todos os idiomas e tem o potencial de causar grandes mudanças no ranking. Continue a leitura para entender!

O que é o December 2022 Link Spam Update?

O December 2022 Link Update Spam tem como objetivo melhorar o SpamBrain, o seu sistema de prevenção contra spam baseado em inteligência artificial, para que ele neutralize o impacto dos links conquistados de forma não-orgânica na Pesquisa Google.

Com essa atualização, o Google pretende identificar não só os spam mais evidentes, como também detectar sites que compram ou vendem links. Então sim, se você já comprou ou compra links, é possível que seu site seja afetado com a melhoria no SpamBrain.

Identificando os sites que possuem práticas como essa, os links considerados spam serão neutralizados e toda a autoridade passada por eles será perdida. Por isso, oscilações no tráfego orgânico devem acontecer durante o período.

O que é o SpamBrain?

O SpamBrain é o sistema de prevenção contra spam do Google. Ele foi lançado em 2018 e, desde então, melhorias estão sendo feitas no seu desempenho. Segundo a empresa, em 2021 o SpamBrain “identificou sites de spam quase seis vezes mais do que em 2020. Isso resultou em uma grande redução de spam de sites invadidos (70%), comum em 2020, e de conteúdos sem sentido nas plataformas de hospedagem (75%).”

O sistema faz tanto sucesso que, desde o seu lançamento, ele permitiu a identificação de comportamentos nocivos e maliciosos em milhões de páginas, permitindo o Google manter mais de 99% das pesquisas livres de spam.

A atualização que está acontecendo agora, por outro lado, visa melhorar a inteligência artifical do SpamBrain para que ele possa identificar manipulações de classificação, o famoso link building se baseia em compra e troca de links.

Se você encontrar alguma página ou site que viole as diretrizes da Pesquisa Google, é possível dar um feedback.

O que o Google considera Link Spam?

Como os backlinks são muito importantes para determinar a relevância das páginas da Web, o Google considera qualquer link criado com o objetivo de manipular a busca como spam. 

Nas diretrizes, está incluso tanto o ato de manipular links para o seu site (compra ou troca), como também links que direcionam os usuários para páginas externas (venda). Para esclarecer algumas dúvidas, o buscador traz alguns exemplos nos seus Fundamentos da Pesquisa Google:

  • Comprar ou vender links para fins de classificação. Isso inclui o seguinte:
    • Pagar por links ou postagens que contêm links
    • Trocar bens ou serviços por links
    • Enviar um produto a um usuário em troca de uma avaliação por escrito com um link
  • Fazer muitas trocas de links ou criar páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados (também conhecido como guest post)
  • Usar programas ou serviços automatizados para criar links no seu site
  • Exigir um link nos Termos de Serviço, contratos ou acordos semelhantes sem que o proprietário do conteúdo de terceiros tenha a opção de qualificar o link externo
  • Links de baixa qualidade para sites de diretório ou favoritos
  • Links cheios de palavras-chave, ocultos ou de baixa qualidade incorporados em widgets distribuídos em vários sites
  • Links distribuídos de maneira ampla nos rodapés ou modelos de vários sites
  • Comentários em fóruns ou outros sites com links otimizados no post 

Toda compra ou venda de links é considerado spam?

Não!

Se o link foi comprado, ele precisa estar corretamente qualificado com o atributo rel=”nofollow” ou rel=”sponsored” para a tag <a>. Caso contrário, o Google pode identificar como spam.

O que fazer se meu site for atingido pelo December 2022 Link Spam Update?

Antes de responder a esta pergunta, é importante sinalizar que não haverá ações manuais, ou seja, você não receberá nenhuma mensagem no Google Search Console caso seu site seja atingido.

No entanto, isso não significa que os sites que violam as políticas de spam do Google não serão penalizados. Se o spam por links for identificado, o site ou página pode sofrer com um rebaixamente de posição na SERP ou até mesmo não aparecer nos resultados.

Caso você perceba uma queda nos seus acesos orgânicos ou em posicionamentos após o December 2022 Link Spam Update, o Google indica que sejam feitas as mudanças no site, pois os sistemas automatizados podem observar durante os meses que as regras estão sendo seguidas e, portanto, o site melhorar.

Além disso, o Google sinaliza que, em casos de atualizações visando a prevenção de spam, excluir os links podem não ajudar. Isso porque o próprio sistema do Google anulam esses links, fazendo com que a autoridade anteriormente repassada seja perdida. Assim, se a autoridade desse link ajudava no ranqueamento, ela não pode ser resgatada.

Meu site foi atingido! Como posso melhorá-lo?

A melhor forma de prevenir seu site de ser atingido por atualizações como essa é seguindo as diretrizes de qualidade do Google, que incluem vários fatores, como o conteúdo de qualidade e útil e focado no usuário.

Se o seu objetivo é construir links, prefira fazê-lo de forma natural ao apostar em bons conteúdos ou Digital PR, que é a estratégia de SEO em conjunto com assessoria de imprensa que têm sido a alternativa às técnicas de link building classificadas como black hat.

Por mais que os resultados de algumas técnicas sejam de curto prazo, pode ter certeza que não são duráveis e podem prejudicar toda a saúde do site, tendo potencial de destruir um negócio digital em caso de uma queda brusca no tráfego orgânico.

As últimas atualizações do Google

Ainda está acontecendo a implementação do Sistema de Conteúdo Útil, cujo objetivo é valorizar conteúdos úteis, confiáveis e focado em pessoas para sites de todas as línguas. Antes dele, houve o October 2022 Spam Update.

Mas não para por aí! 2022 foi um ano movimentado para a comunidade de SEO. Além dos já citados, tivemos:

  • September 2022 Product Reviews Update (apenas para sites em inglês)
  • September 2022 Core Update
  • July 2022 Product Reviews Update (apenas para sites em inglês)
  • May 2022 Core Update
  • March 2022 Product Reviews Update
  • Page Experience Update para Desktop

Referências do conteúdo

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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