Palavras-chave de cauda longa: o que são e como usá-las em sua estratégia

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

As palavras-chave de cauda longa são termos de pesquisa específicos usados pelos usuários numa busca e são estratégicas devido ao seu baixo volume de busca e pouca concorrência

As palavras-chave de cauda longa, do inglês long tail keyword, são essenciais para qualquer estratégia de SEO bem sucedida. Isso porque a forma de pesquisar no Google pode ser realizada de muitas formas, inclusive através de buscas por voz, e não é óbvia para ninguém.

Levando em consideração os termos de cauda longa, que geralmente são frases ou especificidades, conseguimos cobrir um campo semântico muito maior do que se usássemos apenas palavras-chave mais abrangentes e genéricas.

Por isso, no texto de hoje você confere a importância das palavras-chave de cauda longa e como usá-las na sua estratégia.

Quais os tipos de palavras-chave?

As palavras-chave se dividem em três tipos:

  • Head keyword são palavras-chave constituídas por uma única palavra, abrangendo um tema de forma genérica. São termos de alto volume de busca e muito concorridas;
  • Middle tail são palavras-chave compostas por duas ou três palavras, e possuem médio volume de busca e alta concorrência;
  • Long tail são termos de busca com mais de três palavras, geralmente formando frases. Possuem baixo volume e baixa concorrência.

Enquanto os dois primeiros tipos podem trazer um maior tráfego orgânico quando trabalhadas em um site, as palavras-chave de cauda longa costumam trazer um tráfego mais qualificado, ou seja, usuários mais preparados para a conversão.

Segue o exemplo prático: “agência” é considerada uma palavra-chave head, que é genérica e está no topo das buscas. Como meio da cauda, complementamos para “agência de SEO“. Segue como uma palavra-chave concorrida, certo? Por isso, ao adicionarmos mais especificidade, como “agência de SEO em Santa Catarina“, chamamos de palavra-chave de cauda longa.

Importância das palavras-chave de cauda longa em uma estratégia de SEO

Investir em palavras-chave de cauda longa pode parecer, para muitos, uma perda de tempo. Afinal, são poucas buscas por mês e a concorrência não é lá essas coisas… Mas é aí que muitos erram.

As palavras-chave de cauda longa possuem, na verdade, alguns benefícios:

  • Elas asseguram que a sua estratégia tenha visibilidade quando os usuários buscarem por um termo relevante e até comercial;
  • Como costumam ser negligenciadas, essas palavras-chave possuem pouca ou nenhuma concorrência, o que facilita para ranquear no Google;
  • Aumentando a quantidade de palavras-chave totais, e principalmente as de cauda-longa, você também aumenta a oportunidade de aparecer nas buscas e alcançar os resultados de negócio.

Outro ponto importante é que esses termos costumam aparecer em pesquisas por voz. Assim, adicionando a intenção de busca do usuário à sua estratégia de palavras-chave de cauda longa, você pode construir conteúdos específicos para buscas comerciais e que convertem. 

Além disso, de acordo com uma análise realizada pelo Backlinko, 91,8% das pesquisas são por palavras-chave de cauda longa. No entanto, elas são responsáveis por uma fatia pequena do volume total de buscas, afinal, seus volumes são baixos.

Como encontrar palavras-chave de cauda longa?

Para a nossa sorte, encontrar palavras-chave de cauda longa não é uma tarefa difícil. E o melhor é que podemos utilizar recursos que já estão à disposição e são gratuitos, como o autocompletar do Google e o Google Search Console da propriedade. Confira algumas possibilidades a seguir.

1. Utilize o autocompletar do Google

Através do autocomplete, traduzido como “autocomplementar” em português, podemos ter ideias de conteúdo que, muitas vezes, possuem palavras-chave de cauda longa. Isso porque ao digitar um termo no campo de pesquisa, o mecanismo de busca retorna, automaticamente, com sugestões para complementar a busca.

2. Use o Google Search Console de forma estratégica

O Google Search Console é uma das ferramentas preferidas dos profissionais de SEO. E podemos usá-lo de forma ainda mais estratégica conferindo os termos que os usuários estão pesquisando para chegar até as páginas da propriedade. Com isso, além de gerar ideias para novos conteúdos, é possível descobrir possibilidades de palavras-chave de cauda longa. 

Uma dica aqui é utilizar os filtros regex disponíveis na plataforma. Recomendo o artigo da Central da Pesquisa Google sobre regex, caso você não saiba utilizar.

3. Consulte a página de Resultados do Google

Ao realizar uma busca, na própria página de resultados temos uma lista com sugestões de palavras-chave de cauda longa com as “Pesquisas relacionadas”, assim como através do snippet “As pessoas também perguntam”.

4. Participe de fóruns 

O uso de fóruns, como Reddit e Quora, podem ser muito úteis para a descoberta de termos long tail, como perguntas específicas ou dúvidas frequentes.

5. Invista em ferramentas de SEO

E se tiver como investir, ferramentas de SEO para pesquisa de palavras-chave são excelentes para descobrir termos long tail. Indico as seguintes:

Todas as ferramentas acima possuem versão gratuita que quebram o galho quando necessário.

Como usar palavras-chave de cauda longa na estratégia?

As palavras-chave de cauda longa são grandes aliadas da estratégia de SEO. Pensando no conceito de “cauda”, elas devem integrar a maior parte do planejamento. A regra 80/20 se encaixa bem aqui. 

Enquanto cerca de 80% dos termos da estratégia são de cauda longa, o restante é dividido entre palavras-chave com alto volume de busca e genéricas e os termos de meio de cauda. 

No entanto, isso não significa que seja necessário desenvolver um conteúdo para cada palavra-chave de cauda longa. Lembre-se: uma página pode (e deve) conter várias palavras-chave e termos relacionados

Uma ideia é encontrar uma palavra-chave genérica e, a partir dela, construir um conteúdo completo e utilizar as heading tags para adicionar as palavras-chave de cauda longa. Ou, caso o termo seja estratégico e importante para o negócio, o melhor seja construir uma página somente para ela. 

Como tudo em SEO: depende! Além disso, os testes são muito bem-vindos. Se não deu certo, nada impede colher os aprendizados e seguir com uma nova estratégia.

Conclusão

Utilizar palavras-chave de cauda longa em uma estratégia de conteúdo e SEO não é opcional. Com intenção de busca sendo um fator de ranqueamento cada vez mais importante, contemplar todos os termos usados para pesquisa é determinante para alcançar os melhores resultados.

Para se aprofundar no assunto, recomendo o guia de pesquisa de palavras-chave da Conversion, que além de completo também traz metodologias para construção de uma estratégia consistente e data-driven.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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