O que são featured snippets e como alcançar a posição zero do Google?

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

Featured snippets são recursos do Google com o objetivo de ajudar o usuário a encontrar o que busca com mais facilidade e ainda na página de resultados, sem ter necessidade de clicar no conteúdo.

Ao realizar uma busca no Google, você já deve ter se deparado com a resposta para a sua dúvida antes mesmo de acessar uma página. Isso porque uma caixa destacou o que você precisava. Acertei?

Essas caixas que trazem os destaque são chamadas de featured snippets, e além de facilitarem a vida do usuário e serem o objetivo de muitos profissionais de SEO, também é muito importante quando falamos de Pesquisas por Voz. Neste artigo, vou compartilhar tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que são featured snippets?

Featured snippets são caixas especiais que ficam em destaque na página de resultados do Google, mostrando uma resposta curta e direta à busca do usuário. Também são conhecidos como “posição zero”, pois ficam acima de todos resultados.

O Google desenvolveu os featured snippets para ajudar as pessoas a encontrarem a resposta para o que buscam ainda na SERP, evitando o clique na página. Segundo o mecanismo de busca, o recurso é útil principalmente para quem usa dispositivos móveis ou utilizam a pesquisa por voz.

Além disso, se o usuário clicar na página que possui o featured snippet, ele é direcionado à seção exata de onde está o trecho, proporcionando uma melhor experiência. 

Em relação à criação dos destaques, o Google exibe conforme acredita mais fazer sentido para a intenção de busca. Por isso, é vital para uma estratégia de SEO entender os possíveis featured snippets e como alcançá-los. 

Como alcançar a posição zero do Google?

Alcançar a posição zero do Google, entre tantos outros sites e conteúdos disponíveis na internet, não é nada fácil. O primeiro ponto é entender em quais buscas resultam em featured snippet. 

Para isso, escolha uma palavra-chave e confira algumas buscas possíveis. Dessa forma, é possível entender o que o Google entende como bom resultado e melhor para a experiência do usuário. 

Tendo essas informações, basta otimizar a sua página — com as dicas que podem ser encontradas mais para baixo neste texto — e atualizá-la para ficar melhor do que o resultado do concorrente. Não esqueça de acompanhar de perto, afinal, ao descobrir o “segredo” você pode replicá-lo em outras páginas.

Quais as políticas do Google sobre featured snippets?

Como tudo no Google, existem regras para os featured snippets. Ao serem violadas, tanto os trechos em destaque quanto o conteúdo podem ser removidos, pois as políticas gerais da Pesquisa Google valem para os dois. 

Confira os conteúdos que podem ter sua exibição impedida:

  • Conteúdo perigoso
  • Práticas enganosas
  • Conteúdo de incitação ao assédio
  • Conteúdo de incitação ao ódio
  • Mídia manipulada
  • Conteúdo médico
  • Conteúdo sexualmente explícito
  • Conteúdo terrorista
  • Violência e imagens sangrentas
  • Linguagem vulgar e obscena

Além disso, o Google também tem uma política específica para featured snippets:

  • Contradição de consenso em assuntos de interesse público: o consenso comprovado ou de especialistas não pode ser refutado nos trechos em destaque relacionados a conteúdo de interesse público, incluindo várias questões cívicas, médicas, científicas e históricas. O Google pode remover as informações apresentadas como fatos sem comprovação se elas acusarem indivíduos ou grupos de terem cometido atos graves mal-intencionados.

No entanto, essas políticas se aplicam somente ao conteúdo que pode aparecer como um trecho em destaque e não são válidas para resultados de pesquisas na Web nem causam a remoção deles.

Quais são os tipos de featured snippet?

Existem três tipos de featured snippets no Google: o que destaca os trechos em resposta a uma dúvida, as respostas do quadro “As pessoas também perguntam” e o Mapa de Informações. Vamos conhecê-los? 

Parágrafo

O trecho em destaque, também conhecido como featured snippet de parágrafo, é o tipo de snippet mais comum em buscas informativas, pois o Google, com o seu algoritmo cada vez mais avançado, encontra entre os conteúdos o texto mais adequado em resposta à busca, deixando-o na posição zero. Isso acontece principalmente com palavras-chave long tail.

Os trechos em destaque em formato de texto aparecem quando a resposta para a dúvida do usuário está em algum parágrafo dentro do conteúdo. Geralmente esses trechos são extraídos de textos que estão abaixo do H2 da página (ou outra heading tag) e não passam de 50 palavras devido ao pouco espaço da caixa.

Listas

O featured snippet de lista surge na SERP quando o que melhor responde a busca não é um texto descritivo, e sim uma lista ordenada, como tutoriais com passo a passo e rankings:

O exemplo acima é da página da Conversion com o ranking dos maiores e-commerce do Brasil. Dentro dele, há uma lista ordenada com bullet points, exatamente como no trecho destacado pelo Google.

Quadros e tabelas

Seguindo a lógica dos featured snippets, este tipo aparece quando a melhor resposta é uma tabela. Um exemplo são páginas com comparativos ou preços. Para isso, é interessante que a página tenha uma tabela, mas claro: só quando fizer sentido ao conteúdo. 

Para facilitar o entendimento, trouxe acima um exemplo. O conteúdo possui uma tabela, bastante parecida com uma planilha, com as 100 palavras mais buscadas durante a pandemia. No entanto, apenas as 4 primeiras linhas foram destacadas, e caso o usuário clique em “Mais 96 linhas”, é direcionado a página.

Vídeo

Vídeos têm se popularizado nos últimos anos. E para facilitar a vida do usuário, há algum tempo nem sempre é preciso acessar a aba de vídeos da página de resultados do Google para encontrar o vídeo que responde a sua dúvida. 

Quando o Google entende que a sua busca não é por um texto, o caminho é reduzido e destacado frente a outras páginas com uma seleção dos melhores vídeos. Exemplo de como isso funciona:

As pessoas também perguntam

As pessoas também perguntam, ou People Also Ask, é um snippet que entrega informações adicionais e complementares a respeito da busca do usuário. Nela, aparecem perguntas frequentes realizadas com sinônimos ou variações da palavra-chave, e o algoritmo do Google seleciona a melhor resposta entre as páginas da SERP.

No exemplo do print, o conteúdo da Conversion com o ranking de e-commerces aparece em resposta a uma pergunta. Isso que é o mais legal dos featured snippets: o mesmo texto pode ser destacado diversas vezes!

Mapa de informações

O Mapa de Informações é o banco de dados do Google que contém bilhões de fatos sobre pessoas, lugares e coisas. Segundo o próprio Google, é graças ao Mapa que questões como “Qual é a altura da Torre Eiffel?” podem ser respondidas. 

As informações do banco de dados geralmente são apresentados na featured snippet chamada Painel de Informações. Se quiser saber mais sobre, recomendo este artigo do Google.

Quais os benefícios de ter um site com featured snippets?

Eu não consigo pensar em motivos para não ter um featured snippet. Por isso, trouxe aqui as principais vantagens em ter featured snippets nas páginas de um site. 

Aumento do tráfego orgânico

É isso mesmo! Quando a página está destacada na SERP, a atenção do usuário se volta para ela. Caso o trecho faça sentido ao que ele busca, as chances de clique aumentam automaticamente

Levando em consideração as buscas por voz, as chances podem aumentar ainda mais, pois o trecho destacado do seu conteúdo é que será lido para o usuário.

Na minha experiência, toda vez que perdi um featured snippet, o CTR diminuiu, assim como chegar à posição zero fez o tráfego orgânico da página decolar. As duas coisas estão super relacionadas.

Posicionamento em destaque nos resultados de busca

Com a sua página sendo destacada no Google e entre seus featured snippet, mais pessoas terão a chance de conhecer seus produtos e também sua marca. Assim, pode ser uma ferramenta interessante para estar à frente da concorrência.

Aumento de autoridade e reputação

Ter um trecho em destaque, selecionado pelo próprio Google, é ótimo e dá mais credibilidade à página, justamente porque uma parte dele foi considerado o que melhor responde à dúvida do usuário. 

Ou seja, isso apenas agrega no seu branding, aumentando a autoridade e reputação da marca no mercado, principalmente os mais concorridos.

Oportunidade de superar concorrentes

Featured snippet são uma ótima ferramenta para superar concorrentes na SERP. Isso porque, ao saber quais posições e tipos de featured snippet eles possuem, é possível estruturar um projeto, por exemplo, com foco em tirar esses posicionamentos importantes para a marca.

Melhor experiência do usuário

O Google criou os featured snippet com foco na experiência do usuário. Como a empresa afirma, “os sistemas do Google determinam se a página gera um trecho em destaque adequado à solicitação de pesquisa do usuário e, se sim, a exibem como o primeiro resultado”.

Com o objetivo de facilitar a vida do usuário, as respostas que mais se encaixam na pesquisa são destacadas pelo algoritmo, reduzindo o tempo até o usuário encontrar o que busca.

Ganho de visibilidade em dispositivos de voz

Você já procurou por algo no Google Assistente? Se a resposta for positiva, certamente a resposta foi em áudio. Na maioria das vezes, essas respostas foram encontradas a partir de featured snippet da SERP. 

Como o Google considera os trechos em destaque as melhores respostas para determinadas buscas, elas também são priorizadas em buscas de voz no celular ou outros dispositivos. 

Como otimizar as páginas para featured snippets?

Otimizar páginas de um site pensando em conquistar featured snippets é uma boa forma de receber mais acessos. Por isso, vou compartilhar algumas dicas que podem ajudar no trabalho de otimização.

Tamanho dos textos

Se o seu desejo é otimizar um trecho para que ele seja destacado, atente-se a quantidade de palavras. A média dos snippets de texto são entre 40 a 50 palavras. Textos mais longos são cortados na caixa, o que pode ocasionar em má compreensão do usuário ou na não seleção do texto para o destaque.

Otimize tutoriais

Para ajudar o Google a entender o tutorial e otimizá-lo para o usuário, uma dica simples e que funciona é ordenar cada etapa. Ao invés de usar bullet points para o passo a passo, utilize uma lista numerada, por exemplo. Você pode fazer a mesma coisa quando as etapas estiverem em heading tags.

Otimize as heading tags

Como profissional de SEO, você já deve conhecer a importância do HTML semântico, certo? Através dele, os mecanismos de busca terão uma maior compreensão do conteúdo da página. E é aí que entram as heading tags. 

O Google seleciona o trecho que acredita melhor responder a busca, no entanto, podemos facilitar o seu trabalho otimizando as heading tags da página para torná-las mais contextuais, além de conter a palavra-chave principal ou sinônimo.

Também é interessante otimizar o parágrafo que fica logo abaixo de uma heading tag quando ele traz uma definição que pode ser destacada.

Tenha FAQ nos conteúdos

Implementar dados estruturados nos conteúdos é uma das estratégias com menor esforço e maior recompensa no SEO, na minha opinião. Isso porque, além de apoiar no branding, é perceptível o aumento de cliques e acessos nos conteúdos que a possuem.

Mas o que isso tem a ver com featured snippets? Bom, antes de implementar um FAQ, é preciso ter todas as perguntas e respostas dentro do conteúdo. Ao fazer isso, você está automaticamente otimizando a página para o snippet de “As pessoas também perguntam”, assim como aumentando as chances de ter um trecho destacado.

Otimize seu conteúdo para se adequar aos tipos de snippet

Como não aparecer em featured snippets?

Verdade seja dita, os featured snippets não foram desenvolvidos para ajudar o profissional de SEO. Foram pensadas no usuário.

Segundo o Google, os trechos em destaque são exibidos quando o algoritmo entende que aquela é a melhor forma de facilitar a vida do usuário, especialmente se a pessoa estiver em dispositivos móveis ou tenha pesquisado por voz. Inclusive, um estudo já mostrou que 64,82% das buscas no Google resultaram em zero cliques em 2020.

Sendo assim, podemos dizer que o objetivo do Google com a criação visou a satisfação do usuário ainda na página de resultados, evitando o clique. Por isso, apesar da posição zero ser muito desejada, alguns profissionais preferem evitá-la. Então, vamos as formas de não aparecer em featured snippets:

Bloquear featured snippets em uma página

  • Utilize a tag nosnippet para bloquear todos os trechos da página marcada.
  • Utilize a tag data-nosnippet para marcar o texto que você não quer que apareça em destaque.
  • Utilize a tag max-snippet para permitir que o featured snippet aconteça apenas se for possível exibir texto suficiente na caixa em destaque.

Conclusão

Featured snippets estão presentes nas mais variadas buscas, e independente do nicho, é uma ferramenta poderosa para potencializar os resultados de uma estratégia ou até mesmo durante a construção de uma.

Para não precisar ficar procurando manualmente por SERPs que tenham featured snippets, você pode utilizar o Semrush. Com ele, conseguimos descobrir em poucos segundos quantos e quais tipos de featured snippets um site possui, além de visualizar na hora da pesquisa de palavras-chave também. Assim fica muito mais fácil!

Referências do conteúdo

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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