O que é rich snippet e como utilizar a seu favor em SEO

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

Rich snippets são resultados aprimorados da Pesquisa Google, que pode incluir carrosséis, imagens e outros elementos não textuais.

Se você usa muito o Google, com certeza já viu resultados que ficam em destaques com imagens, eventos ou avaliações. E isso deve facilitar horrores na sua vida, certo? Facilita muito a minha também. 

Mas sabia que para esses resultados aparecem dessa forma, há muita estratégia de SEO e conhecimento técnico por trás? Por isso, o objetivo desse conteúdo é apresentar o que são os rich snippets e explicar como podem ser utilizados ao seu favor. Vamos lá?

O que é rich snippet? 

Rich snippet, ou Resultados avançados da pesquisa aprimorada, são recursos do Google da Pesquisa Google que garantem uma experiência imersiva ou interação avançada ao usuário. Para isso acontecer, é necessário dados estruturados.

Tal como os featured snippets, o rich snippet fica na posição zero do Google, facilitando para o usuário encontrar a informação que busca ao dar destaque a resultados específicos implementaram a pesquisa aprimorada.

Assim, o proprietário do site deve entender o tipo de rich snippet que faz sentido para cada busca e página, a relevância e implementar no site de acordo com as boas práticas do Google. Os resultados avançados vão desde receitas a vagas de emprego. Confira o exemplo de um carrossel de receitas:

É importante sinalizar que implementar um rich snippet não garante a exibição no Google, ele só permite que seja implementado caso o seu resultado faça mais sentido entre os outros para os usuários. 

Qual a importância do rich snippet para SEO?

Dependendo da busca, o rich snippet é essencial para um site. Isso porque em muitas delas possuir um resultado avançado é o diferencial para ocupar um bom posicionamento no Google, além de fornecerem respostas mais ricas ao que as pessoas buscam. A seguir, confira em mais detalhes a importância para SEO:

Em relação ao tráfego 

Como disse no início, o rich snippet contribui, mesmo que indiretamente, para o posicionamento de uma página. No entanto, isso não quer dizer que seja um fator de ranqueamento — na verdade, a contribuição acontece porque a página estará em destaque na SERP, tornando mais chamativo para o usuário.

Por exemplo, se alguém busca por uma receita e a sua apareceu em primeiro lugar junto do carrossel, ou até mesmo a receita na integra, é muito provável que as pessoas cliquem ao invés de vasculhar por outros resultados, certo? É instintivo.

Por isso, ao usar dados estruturados para criar rich snippets, as chances do seu tráfego orgânico aumentar são altas, principalmente se para aquela busca específica for necessário a implementação (se já existir resultados aprimorados). Assim, seu CTR (taxa de clique) vai aumentar, melhorando a posição da página na SERP e, consequentemente, os acessos.

Em relação a taxa de rejeição

Os rich snippets também afetam a taxa de rejeição, que é a porcentagem de visitantes que acessaram a sua página e saíram em seguida. Essa taxa é do Google Analytics Universal e mostra que o usuário acessou a sua página, mas não encontrou o que buscava, preferindo sair.

Com os rich snippets a tendência é ter uma taxa melhor, pois o usuário terá visto anteriormente, na SERP, um fragmento da resposta para o que busca através da pesquisa aprimorada.

Como configurar o rich snippet? 

Para criar e configurar um rich snippet, você precisará de conhecimentos um pouco mais avançados de SEO técnico ou recorrer a uma plugin, como o RankMath, que faz a implementação de vários tipos de resultados avançados a partir de alguns cliques.

Sendo assim, recomendo os seguintes caminhos:

  • Utilizar o Schema.org ou o Technical SEO para criar os dados estruturados;
  • Testar se a página é compatível com os resultados avançados com a ferramenta de teste do Google;
  • Implementar no código da página;
  • Ou utilizar um plugin, como RankMath e Yoast, que fazem a implementação no seu CMS.

Os tipos de rich snippets:

Breadcrumbs

Os breadcrumbs, ou migalhas de pão — como gosto de chamar —, indicam a navegação estrutural de uma página na hierarquia do site, sendo essenciais para a experiência do usuário e também para o Googlebot. São, também, os dados estruturados mais conhecidos e utilizados em sites. 

Searchbox

Através da searchbox, ou caixa de pesquisa, o usuário pode fazer uma pesquisa interna, ainda na SERP, no seu site. 

Avaliações

As avaliações são rich snippet que classificam a página, que pode ser referência a um produto, livro, receita, filme, app ou empresa local. São essenciais para e-commerce e sites de resenha.

Sitelinks 

Sitelinks, também muito comuns na SERP, são hiperlinks que ficam abaixo da meta description de uma página. Também podem fazer parte de uma caixa de pesquisa de sitelinks, como a imagem abaixo:

Logo 

Esse rich snippet indica qual o logotipo do seu site que deve aparecer nos resultados do Google ou no Painel de Informações.

Eventos

Já experimentou buscar por eventos no Google? Com essa pesquisa aprimorada, o seu evento fica listado entre outros, com informações como data, local e horário. 

Produtos

Essencial para e-commerces, esse rich snippet mostra as informações de um produto específico, como preço e a nota de outros consumidores.

Receitas

Essa com certeza você já viu por aí. Através dela, as receitas são exibidas individualmente ou então como parte de um carrossel.

Músicas

Se você já pesquisou por músicas específicas no Google, deve ter se deparado com a letra na SERP e outras informações relevantes através do rich snippet. É um recurso valioso para sites que disponibilizam letras de música.

Artigos

O rich snippet de artigo foi feito para ajudar o Google a entender que tipo de estrutura a sua página possui e, dessa forma, conseguir exibir na SERP a sua miniatura, que pode conter a imagem do post, entre outras informações.

Negócios locais

Com esse rich snippet, os usuários poderão encontrar informações relevantes sobre um negócio local, como horário de funcionamento, endereço e telefone. Pode ser substituído pelo Google Meu Negócio.

TV e filmes

Através desse rich snippet, os usuários podem encontrar listas com filmes a partir de buscas no Google e conferir informações, ainda na SERP, como título da produção, direção e imagens. E claro, suas respectivas notas.

Quais as orientações do Google sobre rich snippet?

O Google possui algumas orientações para implementação de rich snippets, além das já existentes para os dados estruturados. Abaixo, confira o resumo das orientações mais relevantes:

Diretrizes técnicas

O Google elencou três formatos compatíveis com as pesquisas aprimoradas:

  • JSON-LD (o mais recomendado)
  • Microdados
  • RDFa

Além disso, as páginas não devem estar bloqueadas no robots.txt e nem com a tag noindex. Atente-se nisso para garantir que o rich snippet apareça!

Diretrizes de qualidade

Em relação à qualidade do conteúdo, o Google traz a importância de seguir suas diretrizes contra spam, manter as informações atualizadas e priorizar conteúdo útil e original. Vale sinalizar também que a marcação deve ser relevante, íntegra, nos locais corretos e específicos.

Conclusão

Os rich snippet, apesar de parecerem complexos à primeira vista, são simples de implementar através de plugins, sites de marcações ou então quando seguidos as orientações do Google, disponíveis na documentação oficial.

Além de impactar nos acessos orgânicos do site, utilizar rich snippets são primordiais em alguns mercados, como e-commerce. As pessoas buscam, cada vez mais, por resultados rápidos às suas dores, portanto, vale a pena investir! Se quiser conhecer outras estratégias, confira o guia de SEO da Conversion.

Referências do conteúdo

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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